Destaque
A cidade passou a contar com uma imagem que, principalmente nos dias de sol, proporciona uma indescritível paisagem
Por Théo Miranda
Inaugurado em outubro de 2023, o píer em homenagem ao Rei do Futebol, que completaria 83 anos no dia 23 de outubro está localizado na orla da cidade de São Vicente, na Baixada Santista. O ponto turístico se tornou um atrativo que tem feito muitos cidadãos do interior de São Paulo viajarem em 2024. Os monumentos com intuito de eternizarem Pelé fazem com que um local que tinha o uso de drogas muito presente mudasse de cultura.
Helena Berni, de 55 anos, é moradora da cidade de Campinas e em janeiro deste ano foi, junto ao seu filho de 22 anos, conhecer o píer, localizado na região do Gonzaguinha. A turista também exemplificou a influência de um dos maiores atletas da história, “Somos torcedores do São Paulo, mas é inegável o tamanho do Pelé. A história dele fura a bolha, não se trata de um único clube, mas sim do futebol”, afirmou.
O píer traz monumentos que fazem referência a Pelé, como estrelas no chão mostrando suas conquistas, o número 10 (utilizado na camisa do ex-jogador) e também o ícone soco no ar, comemoração feita incontáveis vezes pelo Rei. Maria José, de 81 anos, é moradora da Baixada Santista e diz que a imagem do atleta traz recordações especiais, “Toda vez que vejo os monumentos lembro de quando eu era jovem e, ao ouvir a Copa do Mundo no rádio, meu pai sempre falava, encantado, o quão era o tal camisa 10”, disse.
A homenagem foi feita meses após o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. A inauguração do píer foi mais um grande feito do Rei, pois a região, onde hoje é ponto turístico, estava em uma situação bem delicada, sendo, frequentemente, utilizada para o uso de drogas. Sendo assim, a orla do Gonzaguinha, um dos cartões postais da cidade de São Vicente foi renovada.
A prefeitura de São Vicente, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou que o projeto foi idealizado pelo prefeito Kayo Amado (santista apaixonado), dessa forma, o Píer do Pelé surgiu com a finalidade de eternizar a imagem do maior jogador da história do futebol e maior embaixador da história do Brasil em uma cidade vizinha de Santos, onde o Rei marcou sua história. A ideia é manter o legado de Pelé vivo, ressaltando sua importância para a história da Baixada Santista e de todo o Brasil.
Orientação: Profa. Karla Ehrenberg
Edição: Bianca Freitas
Veja mais matéria sobre Destaque
SPFW 58 celebra Regina Guerreiro e revela tendências da moda brasileira
Criações unem tradição e modernidade com coleções inspiradas no streetwear, alfaiataria e referências do Brasil
Violência no Futebol: um problema além das quatro linhas
Advogados especialistas em Direito Desportivo analisam a problemática da violência no futebol brasileiro e implicações
Brasil registra aumento no número de pedidos de demissão
Os trabalhadores cada vez mais buscam melhores condições e equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Alunos produzem vídeos educativos para a Defesa Civil de Campinas
Material traz orientações para pessoas com deficiência (PCDs) em situações de desastres, como incêndios, enchentes e ondas de calor
Unicamp anuncia criação de Hub Internacional sustentável em Barão Geraldo
A iniciativa prevê o nascimento de um distrito referência em inovação e sustentabilidade na antiga Fazenda Argentina
Alunos vivenciam profissão de assessor na Vira Comunicação
Projeto Jornada do Aluno reúne 15 alunos da Faculdade de Jornalismo para workshop com 16 encontros