Destaque
A cidade passou a contar com uma imagem que, principalmente nos dias de sol, proporciona uma indescritível paisagem
Por Théo Miranda
Inaugurado em outubro de 2023, o píer em homenagem ao Rei do Futebol, que completaria 83 anos no dia 23 de outubro está localizado na orla da cidade de São Vicente, na Baixada Santista. O ponto turístico se tornou um atrativo que tem feito muitos cidadãos do interior de São Paulo viajarem em 2024. Os monumentos com intuito de eternizarem Pelé fazem com que um local que tinha o uso de drogas muito presente mudasse de cultura.
Helena Berni, de 55 anos, é moradora da cidade de Campinas e em janeiro deste ano foi, junto ao seu filho de 22 anos, conhecer o píer, localizado na região do Gonzaguinha. A turista também exemplificou a influência de um dos maiores atletas da história, “Somos torcedores do São Paulo, mas é inegável o tamanho do Pelé. A história dele fura a bolha, não se trata de um único clube, mas sim do futebol”, afirmou.
O píer traz monumentos que fazem referência a Pelé, como estrelas no chão mostrando suas conquistas, o número 10 (utilizado na camisa do ex-jogador) e também o ícone soco no ar, comemoração feita incontáveis vezes pelo Rei. Maria José, de 81 anos, é moradora da Baixada Santista e diz que a imagem do atleta traz recordações especiais, “Toda vez que vejo os monumentos lembro de quando eu era jovem e, ao ouvir a Copa do Mundo no rádio, meu pai sempre falava, encantado, o quão era o tal camisa 10”, disse.
A homenagem foi feita meses após o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. A inauguração do píer foi mais um grande feito do Rei, pois a região, onde hoje é ponto turístico, estava em uma situação bem delicada, sendo, frequentemente, utilizada para o uso de drogas. Sendo assim, a orla do Gonzaguinha, um dos cartões postais da cidade de São Vicente foi renovada.
A prefeitura de São Vicente, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou que o projeto foi idealizado pelo prefeito Kayo Amado (santista apaixonado), dessa forma, o Píer do Pelé surgiu com a finalidade de eternizar a imagem do maior jogador da história do futebol e maior embaixador da história do Brasil em uma cidade vizinha de Santos, onde o Rei marcou sua história. A ideia é manter o legado de Pelé vivo, ressaltando sua importância para a história da Baixada Santista e de todo o Brasil.
Orientação: Profa. Karla Ehrenberg
Edição: Bianca Freitas
Veja mais matéria sobre Destaque
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino
Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba
Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna