Destaque

Píer em homenagem a Pelé faz turistas saírem do interior com destino a São Vicente 

A cidade passou a contar com uma imagem que, principalmente nos dias de sol, proporciona uma indescritível paisagem

Por Théo Miranda

Inaugurado em outubro de 2023, o píer em homenagem ao Rei do Futebol, que completaria 83 anos no dia 23 de outubro está localizado na orla da cidade de São Vicente, na Baixada Santista. O ponto turístico se tornou um atrativo que tem feito muitos cidadãos do interior de São Paulo viajarem em 2024. Os monumentos com intuito de eternizarem Pelé fazem com que um local que tinha o uso de drogas muito presente mudasse de cultura.

Helena Berni, de 55 anos, é moradora da cidade de Campinas e em janeiro deste ano foi, junto ao seu filho de 22 anos, conhecer o píer, localizado na região do Gonzaguinha. A turista também exemplificou a influência de um dos maiores atletas da história, “Somos torcedores do São Paulo, mas é inegável o tamanho do Pelé. A história dele fura a bolha, não se trata de um único clube, mas sim do futebol”, afirmou.

Helena descobriu lá que Pelé utilizou o número 10 em sua camisa desde o início de sua carreira, pois quando se tornou profissional, por coincidência, era o único número disponível na equipe do Santos FC (Foto: Arquivo pessoal)

O píer traz monumentos que fazem referência a Pelé, como estrelas no chão mostrando suas conquistas, o número 10 (utilizado na camisa do ex-jogador) e também o ícone soco no ar, comemoração feita incontáveis vezes pelo Rei. Maria José, de 81 anos, é moradora da Baixada Santista e diz que a imagem do atleta traz recordações especiais, “Toda vez que vejo os monumentos lembro de quando eu era jovem e, ao ouvir a Copa do Mundo no rádio, meu pai sempre falava, encantado, o quão era o tal camisa 10”, disse.

No chão há círculos com algumas conquistas de Pelé, por exemplo, os seus títulos mundiais, conquistados com o Peixe de forma consecutiva (Foto: Théo Miranda)

A homenagem foi feita meses após o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. A inauguração do píer foi mais um grande feito do Rei, pois a região, onde hoje é ponto turístico, estava em uma situação bem delicada, sendo, frequentemente, utilizada para o uso de drogas. Sendo assim, a orla do Gonzaguinha, um dos cartões postais da cidade de São Vicente foi renovada.

A prefeitura de São Vicente, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou que o projeto foi idealizado pelo prefeito Kayo Amado (santista apaixonado), dessa forma, o Píer do Pelé surgiu com a finalidade de eternizar a imagem do maior jogador da história do futebol e maior embaixador da história do Brasil em uma cidade vizinha de Santos, onde o Rei marcou sua história. A ideia é manter o legado de Pelé vivo, ressaltando sua importância para a história da Baixada Santista e de todo o Brasil.

Orientação: Profa. Karla Ehrenberg

Edição: Bianca Freitas


Veja mais matéria sobre Destaque

Idoso encara envelhecimento com mais atividades


Pessoas da faixa dos 60+ buscam qualidade de vida e atividades para que mantenham sua autonomia e bem-estar.


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.