Destaque
Entre 2022 e 2024, Campinas registrou casos de Mpox apenas da cepa 2
Por Mario Casemiro
Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou uma emergência de saúde pública internacional devido à circulação da cepa 1B do vírus Mpox na região centro-africana. No entanto, os casos registrados em Campinas entre 2022 e 2024 não têm relação com essa situação. Até o momento, a cidade contabilizou oito casos de Mpox neste ano, todos causados por uma variante diferente da que motivou o alerta da OMS.
De acordo com a infectologista da Secretaria de Saúde de Campinas, Valéria Almeida, a cepa 1B, que circula na África e gerou o estado de emergência, apresenta uma alta taxa de transmissão e mortalidade. “Essa cepa é caracterizada por causar uma doença mais generalizada, com sintomas como febre alta, dor de cabeça, aparecimento de gânglios (‘ínguas’) e lesões de pele semelhantes a pequenas bolhas em todo o corpo”, explica Valéria.
Em Campinas, os casos de Mpox foram causados pela cepa 2 do vírus, que provoca lesões de pele e tem transmissão sexual. “A declaração de emergência de saúde pública é de interesse internacional e tem como objetivo alertar os países para que reforcem seus sistemas de vigilância em relação à introdução e detecção precoce desta cepa em seus territórios”, destaca a infectologista.
Vera Rufeisen, infectologista do Hospital Vera Cruz, acrescenta que a Mpox teve uma presença notável na região em 2022 e no início de 2023, com grande número de casos causados pela cepa 2. Ela esclarece que a infecção nunca deixou de existir na África, onde é endêmica e ocorre em surtos epidêmicos. “Recentemente, uma nova variante do tipo 1B, muito mais virulenta, foi identificada. Um caso dessa cepa foi registrado na Suécia, o que gerou um alerta da OMS sobre a possibilidade de sua disseminação para outros países, dado seu alto potencial de transmissão”, explica.
Vera também detalha sobre o ciclo da doença. “O curso dura de 14 a 21 dias e a pessoa é considerada curada apenas quando todas as crostas caem e a pele se regenera completamente”, ressalta.
Ela também enfatiza que, embora a maioria dos casos não seja grave, a doença pode levar a complicações como infecções respiratórias, comprometimento do sistema nervoso central e quadros de sepse, especialmente em pacientes imunossuprimidos. A transmissão ocorre principalmente por contato próximo, pele a pele, e também pode ser transmitida por objetos contaminados, como roupas de cama.
Em Campinas no ano de 2022 foram 96 confirmações; em 2023, um caso foi registrado, e em 2024, até o momento, oito casos foram confirmados. Felizmente, não houve nenhum óbito relacionado à doença na cidade.
Quais são os sintomas da Mpox:
Os sintomas são semelhantes aos da varíola humana e necessitam de atenção imediata. Os mais comuns incluem:
● Febre alta de início abrupto;
● Mal-estar;
● Fraqueza;
● Cansaço;
● Dores no corpo;
● Aumento de linfonodos;
● Lesões na pele, que podem coçar e doer, principalmente na face, nos membros e na região genital.
Orientação: Profa. Karla Ehrenberg
Edição: Mariana Dadamo
Veja mais matéria sobre Destaque
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino
Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba
Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna