Destaque
Evento reunirá profissionais que atuam em diferentes áreas da profissão; objetivo é discutir as práticas e as novas oportunidades de emprego
Por Murilo Sacardi
A Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas realizará nos dias 23, 24 e 25 de setembro a Jornada de Jornalismo de 2024, que terá como temática o mercado de trabalho. Estão confirmadas a presença de 15 jornalistas, todos ex-alunos da Universidade e que atuam em diferentes áreas da profissão.
Durante os três dias do evento será analisado e debatido o papel do jornalista no atual mercado de trabalho, que tem se reinventado nos últimos anos principalmente em função dos avanços tecnológicos. Os profissionais que participarão da Jornada de Jornalismo têm experiência em jornalismo impresso, digital, radiofônico, televisivo, fotojornalismo, assessoria de imprensa, comunicação institucional, jornalismo científico e marketing digital.
Para a diretora da Faculdade de Jornalismo, profa. Rosemary Bars Mendes, o evento é importante para a formação complementar dos alunos. “A Jornada deste ano é mais do que especial, pois os palestrantes, todos profissionais formados na PUC-Campinas, vão conversar com nossos alunos sobre suas experiências de vidas, os desafios e as conquistas profissionais na carreira”, explica.
A abertura da Jornada de Jornalismo será no dia 23, às 8h30 e, o encerramento, às 19h30 do dia 24. As palestras serão realizadas nas salas 800 e 802, no prédio H01, e 900, no H2. O evento é aberto aos alunos da Faculdade de Jornalismo, egressos do curso e interessados pela temática.
Programação
Dia 23, 8h30, sala 802, H1
A abertura do evento será mediada pela profa. Ciça Toledo, que analisará com os palestrantes a atuação do jornalista na imprensa diária, nas redes sociais e na comunicação institucional de órgãos públicos. Participarão do debate a jornalista Ana Carolina Medeiros Haddad, editora de redes sociais do Brasil de Fato e os jornalistas Marcelo Pereira, editor-chefe do site Hora Campinas e Douglas Moraes, diretor de comunicação da Prefeitura Municipal de Hortolândia.
Dia 23, 19h30, sala 800, H1
A primeira noite do evento terá a mediação do prof. Marcel Cheida e debaterá a atuação do jornalista na televisão, no rádio e na assessoria de imprensa e de comunicação. Participarão do encontro os jornalistas Arthur Pires Menicucci, do g1 Campinas e g1 Piracicaba; Heitor Freddo, repórter e apresentador de TV e rádio das emissoras do Grupo Bandeirantes Campinas e Adriano Kirche Moneta, proprietário da Moneta Comunicação, agência especializada em assessoria de imprensa e gerenciamento de crises.
Dia 24, 8h30, sala 900, H2
O trabalho do jornalista no jornal diário, na revista e na assessoria de imprensa será discutido pelos jornalistas Rita Azevedo, do Valor Econômico; Caio Possati, do Estado de S. Paulo e Mari Cruz, cofundadora da Agência ERA®. A mediação será feita pela profa. Ciça Toledo.
Dia 24, às 19h30, sala 900, H2
A profa. Juliana Sangion mediará a conversa dos jornalistas Daniel Azevedo Duarte, editor-chefe do Agrofy News, correspondente internacional da editora holandesa Misset e diretor-fundador da Rede Brasil de Jornalistas Agro (Agrojor), Amanda Cotrim, repórter no UOL, da Rede TV e colaboradora como fotojornalista do EL Pais, de Buenos Aires, onde reside atualmente e Andréia Marques, repórter da Thati Record e com experiência em várias emissoras do país.
Dia 25, 8h30, sala 900, H2
O olhar jornalístico na televisão e no fotojornalismo será o tema do debate dos jornalistas Bianca Rosa, da EPTV Campinas e Oscar Herculano, repórter cinematográfico da mesma empresa. Também participará das discussões a jornalista Paula Mariane, responsável pela comunicação da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) nos estados do Amazonas, Pará, Rondônia, Acre e Amapá.A mediação será do prof. Marcel Cheida.
Dia 25, 19h30, sala 900, H2
O evento será encerrado pela jornalista Patrícia Lauretti, coordenadora da Rádio e TV Unicamp e será mediado pela profa. Juliana Sangion.
Orientação: Profa. Ciça Toledo
Edição: Murilo Sacardi
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino