Destaque

Teatro Vitória é lugar para grandes memórias em Limeira

Construído para comemorar o fim da Guerra há quase 140 anos, ainda é referência para grandes espetáculos na cidade

Por: Gustavo Tintori

Inaugurado em 15 de setembro de 1996, o Teatro Vitória é um local para quem procura diversão e um pouco de arte aos finais de semana. Espetáculos consagrados com artistas de renome nacional e internacional nos mais diversos segmentos artísticos e outras demonstrações é o que você encontra neste lugar, que há quase 140 anos é um espaço para troca de ideias, sonhos, momentos de lazer e de memórias em Limeira.

Antes do atual Teatro Vitoria, existiu o Theatro da Paz, construído no antigo Largo da Victoria, a atual Praça Toledo Barros, em Limeira. A casa de espetáculos foi erguida em comemoração ao triunfo das armas brasileiras na Guerra do Paraguai que terminara em 1870, simbolizando os anseios de paz ao povo limeirense.

Teatro conta com 670 lugares e capacidade para 400 pessoas por espetáculo. Foto: Gustavo Tintori

As obras do Theatro da Paz foram finalizadas em 1885, sendo inaugurado pelo coronel Antonio Mariano da Silva Gordinho. Após ser demolido em 1938, foi inaugurado, em 1940 o Cine Vitória, palco de apresentações cívicas, teatrais, recreativas, sócio-culturais e cinema, agora com um espaço mais moderno.

Durante as décadas de 40 a 60, o espaço recebia parte da elite da cidade, onde se encontravam com famosos do rádio, do cinema e da política. Na década de 50, as produções cinematográficas levavam verdadeiras multidões para suas bilheterias, quando eram exibidos filmes do cinema nacional, como a série “Mazzaropi”, ou os clássicos internacionais, representados pelas grandes produções italianas, francesas e americanas. O Cine Vitória passou por uma reforma, em 15 de setembro de 1996, foi inaugurado o Teatro Vitoria com um concerto da Orquestra Sinfônica de Limeira, que na época comemorava um ano de existência.

SERVIÇOS:

Horário da Bilheteria: 4ª à 6ª feira: 11h às 18h e aos Sábados das 9h às 13h (horário especial em dias de espetáculo)
Endereço: Praça Toledo de Barros, s/n – Centro – 13480-008, Limeira/SP
Contato: (19) 3451-6679 ou teatrovitoria@yahoo.com.br


Orientação: Prof° Artur Araújo
Edição: Mariana Neves


Veja mais matéria sobre Destaque

Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino


Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba 


Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.