Destaque
Construído para comemorar o fim da Guerra há quase 140 anos, ainda é referência para grandes espetáculos na cidade
Por: Gustavo Tintori
Inaugurado em 15 de setembro de 1996, o Teatro Vitória é um local para quem procura diversão e um pouco de arte aos finais de semana. Espetáculos consagrados com artistas de renome nacional e internacional nos mais diversos segmentos artísticos e outras demonstrações é o que você encontra neste lugar, que há quase 140 anos é um espaço para troca de ideias, sonhos, momentos de lazer e de memórias em Limeira.
Antes do atual Teatro Vitoria, existiu o Theatro da Paz, construído no antigo Largo da Victoria, a atual Praça Toledo Barros, em Limeira. A casa de espetáculos foi erguida em comemoração ao triunfo das armas brasileiras na Guerra do Paraguai que terminara em 1870, simbolizando os anseios de paz ao povo limeirense.

As obras do Theatro da Paz foram finalizadas em 1885, sendo inaugurado pelo coronel Antonio Mariano da Silva Gordinho. Após ser demolido em 1938, foi inaugurado, em 1940 o Cine Vitória, palco de apresentações cívicas, teatrais, recreativas, sócio-culturais e cinema, agora com um espaço mais moderno.
Durante as décadas de 40 a 60, o espaço recebia parte da elite da cidade, onde se encontravam com famosos do rádio, do cinema e da política. Na década de 50, as produções cinematográficas levavam verdadeiras multidões para suas bilheterias, quando eram exibidos filmes do cinema nacional, como a série “Mazzaropi”, ou os clássicos internacionais, representados pelas grandes produções italianas, francesas e americanas. O Cine Vitória passou por uma reforma, em 15 de setembro de 1996, foi inaugurado o Teatro Vitoria com um concerto da Orquestra Sinfônica de Limeira, que na época comemorava um ano de existência.
SERVIÇOS:
Horário da Bilheteria: 4ª à 6ª feira: 11h às 18h e aos Sábados das 9h às 13h (horário especial em dias de espetáculo)
Endereço: Praça Toledo de Barros, s/n – Centro – 13480-008, Limeira/SP
Contato: (19) 3451-6679 ou teatrovitoria@yahoo.com.br
Orientação: Prof° Artur Araújo
Edição: Mariana Neves
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.