Destaque
Com elenco misto, o time Nhô Quim volta a sonhar com a elite do futebol Paulista
Por: Diego Linardo Filho

O alvinegro piracicabano garantiu a vaga nas quartas de final do Campeonato Paulista A2, após duas vitórias numerosas contra o Comercial por 4 a 1, e contra o Noroeste na quarta-feira (6), dentro do Barão da Serra Negra por 5 a 2. Após a classificação foram definidos os confrontos das quartas de finais onde o time piracicabano enfrenta a Portuguesa Santista, fora de casa, no domingo (24), às 11h10 da manhã.
O jogo de volta fica para próxima quarta-feira (27), no Barão de Serra Negra em Piracicaba. A equipe do técnico, Paulo Roberto, volta a sonhar com o acesso da primeira divisão do Campeonato Paulista, após 13 anos da última conquista.

Dentre os elencos do campeonato a equipe piracicabana teve um investimento inferior em comparação às demais equipes da competição no começo da temporada. De acordo com o presidente do clube, o elenco começou a sua fase de preparação com a reapresentação no dia 16 de novembro do ano passado e realizou a fase final de pré-temporada na cidade de Jacutinga/MG. “O plantel veio bastante modificado em relação às competições de 2023, entre saídas e chegadas. O processo de definição do elenco, sem entrar no mérito de valores investidos, foi a partir das diretrizes dos membros do departamento de futebol profissional e da comissão técnica”, ressalta Luís Guilherme.

Contudo o XV de Piracicaba é o segundo maior vencedor da competição somando 6 títulos. Dentre as 5 últimas partidas o aproveitamento da equipe agradou o comandante Paulo Roberto, que ressaltou sua avaliação do time nas últimas cinco partidas e comentou sobre as formações utilizadas. “Nas cinco últimas partidas, fomos o time com o melhor aproveitamento. No entanto, temos que manter essa regularidade nas últimas três rodadas desta primeira fase. A equipe tem variado taticamente durante os jogos, entre o 4-3-3, 4-4-2 e 4-1-4-1. A evolução veio no momento decisivo da competição.” comentou o técnico do alvinegro.
Com um elenco mesclado entre experiência e juventude, que possui uma média de 29 anos, o Nhô Quim teve que se adaptar para que pudesse manter a regularidade na competição e não sofresse pela falta de jogadores jovens no elenco.

No começo da temporada o time foi alvo de duras críticas da torcida, que se demonstrou contrária a ideia de uma mescla de idades. Gabriel Turolla, setorista da equipe na rádio, Pira Mundo, acompanhou de perto a transição entre o elenco e os bons resultados para agrado da torcida. “O elenco experiente realmente foi alvo de críticas pelos torcedores no começo do campeonato, por ser um elenco com a média de idade de 29 anos e com poucos garotos integrados. Porém as críticas se foram após o início da temporada, onde foi notório o melhor desempenho do time com os espaços de uma semana entre um jogo e outro.” explicou Gabriel.
Na visão do torcedor, há mais de 22 anos, Bruno Leoni, a experiência dos jogadores foi um fator muito questionado no início do trabalho de Paulo Roberto. “Esse ano, o time começou muito mal, conquistou 4 pontos em 5 jogos se não me engano, depois da melhora na posse de bola e com a chegada de novos reforços o time conseguiu elevar a expectativa do torcedor.” comenta Leoni. Mas apesar dos jogadores serem mais experientes em sua maioria Bruno enxerga o lado positivo dessa mesclagem do elenco. ”Apesar da faixa etária ser um ponto criticado, você tem um misto de idades, o que acaba sendo muito bom por que a experiência sendo usada como um guia correto para os mais novos é algo perfeito que todos os clubes deveriam ter”, afirmou o tocedor.

O torcedor alvinegro carrega no peito a lembrança da última conquista do time na competição, no ano de 2011, onde após o acesso para a série A1 o time ganhou muito mais visibilidade. “2011 foi um ano que ficou muito marcado na história do clube, porém os investimentos não foram capazes de sustentar o acesso conquistado. A visibilidade de uma série A1 quando o time sobe é muito diferente, então em primeiro lugar o time deve ter o orçamento para saber onde está pisando. O acesso pode vir, a chance é alta e real, porém basta saber se o XV vai saber acompanhar as expectativas e as necessidades que a série A1 impõe.”
Bruno acredita que a venda da joia da base alvinegra pode contribuir com os cofres do time. “Acredito que agora com a chegada das parcelas da venda do Beraldo o time pode ter finalmente a chance de melhorar as suas estruturas.”
O alvinegro piracicabano segue na busca pelo acesso para a elite do futebol paulista e viaja a Santos para o primeiro confronto das quartas de finais pelo campeonato paulista A2.
Orientação: Prof. Gilberto Roldão
Edição: Giovanna Sottero
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.