Destaque
Com elenco misto, o time Nhô Quim volta a sonhar com a elite do futebol Paulista
Por: Diego Linardo Filho
O alvinegro piracicabano garantiu a vaga nas quartas de final do Campeonato Paulista A2, após duas vitórias numerosas contra o Comercial por 4 a 1, e contra o Noroeste na quarta-feira (6), dentro do Barão da Serra Negra por 5 a 2. Após a classificação foram definidos os confrontos das quartas de finais onde o time piracicabano enfrenta a Portuguesa Santista, fora de casa, no domingo (24), às 11h10 da manhã.
O jogo de volta fica para próxima quarta-feira (27), no Barão de Serra Negra em Piracicaba. A equipe do técnico, Paulo Roberto, volta a sonhar com o acesso da primeira divisão do Campeonato Paulista, após 13 anos da última conquista.
Dentre os elencos do campeonato a equipe piracicabana teve um investimento inferior em comparação às demais equipes da competição no começo da temporada. De acordo com o presidente do clube, o elenco começou a sua fase de preparação com a reapresentação no dia 16 de novembro do ano passado e realizou a fase final de pré-temporada na cidade de Jacutinga/MG. “O plantel veio bastante modificado em relação às competições de 2023, entre saídas e chegadas. O processo de definição do elenco, sem entrar no mérito de valores investidos, foi a partir das diretrizes dos membros do departamento de futebol profissional e da comissão técnica”, ressalta Luís Guilherme.
Contudo o XV de Piracicaba é o segundo maior vencedor da competição somando 6 títulos. Dentre as 5 últimas partidas o aproveitamento da equipe agradou o comandante Paulo Roberto, que ressaltou sua avaliação do time nas últimas cinco partidas e comentou sobre as formações utilizadas. “Nas cinco últimas partidas, fomos o time com o melhor aproveitamento. No entanto, temos que manter essa regularidade nas últimas três rodadas desta primeira fase. A equipe tem variado taticamente durante os jogos, entre o 4-3-3, 4-4-2 e 4-1-4-1. A evolução veio no momento decisivo da competição.” comentou o técnico do alvinegro.
Com um elenco mesclado entre experiência e juventude, que possui uma média de 29 anos, o Nhô Quim teve que se adaptar para que pudesse manter a regularidade na competição e não sofresse pela falta de jogadores jovens no elenco.
No começo da temporada o time foi alvo de duras críticas da torcida, que se demonstrou contrária a ideia de uma mescla de idades. Gabriel Turolla, setorista da equipe na rádio, Pira Mundo, acompanhou de perto a transição entre o elenco e os bons resultados para agrado da torcida. “O elenco experiente realmente foi alvo de críticas pelos torcedores no começo do campeonato, por ser um elenco com a média de idade de 29 anos e com poucos garotos integrados. Porém as críticas se foram após o início da temporada, onde foi notório o melhor desempenho do time com os espaços de uma semana entre um jogo e outro.” explicou Gabriel.
Na visão do torcedor, há mais de 22 anos, Bruno Leoni, a experiência dos jogadores foi um fator muito questionado no início do trabalho de Paulo Roberto. “Esse ano, o time começou muito mal, conquistou 4 pontos em 5 jogos se não me engano, depois da melhora na posse de bola e com a chegada de novos reforços o time conseguiu elevar a expectativa do torcedor.” comenta Leoni. Mas apesar dos jogadores serem mais experientes em sua maioria Bruno enxerga o lado positivo dessa mesclagem do elenco. ”Apesar da faixa etária ser um ponto criticado, você tem um misto de idades, o que acaba sendo muito bom por que a experiência sendo usada como um guia correto para os mais novos é algo perfeito que todos os clubes deveriam ter”, afirmou o tocedor.
O torcedor alvinegro carrega no peito a lembrança da última conquista do time na competição, no ano de 2011, onde após o acesso para a série A1 o time ganhou muito mais visibilidade. “2011 foi um ano que ficou muito marcado na história do clube, porém os investimentos não foram capazes de sustentar o acesso conquistado. A visibilidade de uma série A1 quando o time sobe é muito diferente, então em primeiro lugar o time deve ter o orçamento para saber onde está pisando. O acesso pode vir, a chance é alta e real, porém basta saber se o XV vai saber acompanhar as expectativas e as necessidades que a série A1 impõe.”
Bruno acredita que a venda da joia da base alvinegra pode contribuir com os cofres do time. “Acredito que agora com a chegada das parcelas da venda do Beraldo o time pode ter finalmente a chance de melhorar as suas estruturas.”
O alvinegro piracicabano segue na busca pelo acesso para a elite do futebol paulista e viaja a Santos para o primeiro confronto das quartas de finais pelo campeonato paulista A2.
Orientação: Prof. Gilberto Roldão
Edição: Giovanna Sottero
Veja mais matéria sobre Destaque
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino
Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba
Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna