Destaque

Exposição no Largo do Café reúne obras de 17 artistas

Intenção é dar oportunidade aos jovens pintores e escultores, afirma a curadora Andrezza Kniff

Por: Bruna Fernandes

Andrezza Kniff, curadora e idealizadora da exposição, ao lado de seu quadro “Tama To Nitama” (Foto: Bruna Fernandes)
 

Uma ampla variedade de expressões artísticas compõe a exposição coletiva Museu do Artista que ocorre até o próximo dia 9, no Largo do Café, em Campinas. Sob a curadoria da artista plástica Andrezza Kniff, 17 autores assinam 29 obras, entre quadros e esculturas que exploram a linguagens do surrealismo, contemporâneo, moderno, além de colagens.

O local fica aberto ao público nas terças-feiras, das 10h às 17h; e aos sábados, das 10h às 14h. O acesso é gratuito e não requer agendamento.

Escultura “Dançarina de Can Can”, feita em cobre (Foto: Bruna Fernandes)

Dos artistas participantes, cinco têm suas raízes em Campinas: Mário Gravem Borges, Andrezza Kniff, João Bosco, Acácio Pereira e Marielene Laubenstein. Os demais colaboradores são Adina Worcman, Ale Lage, Ana Lúcia Lupiacci, Diego Ducart, Fátima Munch, Flávia Jackson, Le Costa, Leila Bokel, Priscila Ramos, Renata Leal, Shirlei Gall e Taïs Del Cistia.

Andrezza diz que um dos principais objetivos ao criar o evento é incentivar, divulgar e apoiar artistas iniciantes, que não conquistaram tanta visibilidade. “Falta muita divulgação e apoio para os artistas. Eu, como artista, entendo e me coloco no lugar deles. A intenção também é dar oportunidade para aqueles que não são veteranos e nem famosos”, afirma.

Shirlei Gall, uma das artistas escolhidas pela curadora, afirma que é muito significativo ter seu trabalho incluído na mostra. “Fiquei muito feliz de ser escolhida, afinal trabalho com arte desde o ano 2000, quando tinha 15 anos. É muito bom ver minha arte sendo reconhecida desta forma”, diz.

Trabalhos de Le Costa, com a técnica de pintura digital; e de Flávia Jackson, com técnica (Foto: Bruna Fernandes)

Kniff, também expõe seus quadros na amostra. A artista plástica é apaixonada por gatos, e não esconde sua predileção nas pinturas que faz, nas quais a maior parte conta com a presença dos felinos. Apaixonada por esses animais, ela possui três gatos em casa, os quais acabam sendo fonte de inspiração para suas criações.

Originado durante a pandemia, o Museu do Artista era inicialmente uma exposição online. Em redes sociais, Andrezza publicava as obras enviadas pelos artistas, assumindo sozinha a responsabilidade de receber e divulgar os trabalhos.

Em 2022, foi realizada a primeira exposição física, contando com a participação de 11 artistas. Esta exposição foi dedicada ao movimento modernista. A curadora está presente em todos os momentos em que a exposição fica acessível ao público, compartilhando com os visitantes a significância de dar voz aos artistas iniciantes.

Orientação: Carlos A. Zanotti

Edição: Melyssa Kell


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.