Destaque
Intenção é dar oportunidade aos jovens pintores e escultores, afirma a curadora Andrezza Kniff
Por: Bruna Fernandes

Uma ampla variedade de expressões artísticas compõe a exposição coletiva Museu do Artista que ocorre até o próximo dia 9, no Largo do Café, em Campinas. Sob a curadoria da artista plástica Andrezza Kniff, 17 autores assinam 29 obras, entre quadros e esculturas que exploram a linguagens do surrealismo, contemporâneo, moderno, além de colagens.
O local fica aberto ao público nas terças-feiras, das 10h às 17h; e aos sábados, das 10h às 14h. O acesso é gratuito e não requer agendamento.

Dos artistas participantes, cinco têm suas raízes em Campinas: Mário Gravem Borges, Andrezza Kniff, João Bosco, Acácio Pereira e Marielene Laubenstein. Os demais colaboradores são Adina Worcman, Ale Lage, Ana Lúcia Lupiacci, Diego Ducart, Fátima Munch, Flávia Jackson, Le Costa, Leila Bokel, Priscila Ramos, Renata Leal, Shirlei Gall e Taïs Del Cistia.
Andrezza diz que um dos principais objetivos ao criar o evento é incentivar, divulgar e apoiar artistas iniciantes, que não conquistaram tanta visibilidade. “Falta muita divulgação e apoio para os artistas. Eu, como artista, entendo e me coloco no lugar deles. A intenção também é dar oportunidade para aqueles que não são veteranos e nem famosos”, afirma.
Shirlei Gall, uma das artistas escolhidas pela curadora, afirma que é muito significativo ter seu trabalho incluído na mostra. “Fiquei muito feliz de ser escolhida, afinal trabalho com arte desde o ano 2000, quando tinha 15 anos. É muito bom ver minha arte sendo reconhecida desta forma”, diz.

Kniff, também expõe seus quadros na amostra. A artista plástica é apaixonada por gatos, e não esconde sua predileção nas pinturas que faz, nas quais a maior parte conta com a presença dos felinos. Apaixonada por esses animais, ela possui três gatos em casa, os quais acabam sendo fonte de inspiração para suas criações.
Originado durante a pandemia, o Museu do Artista era inicialmente uma exposição online. Em redes sociais, Andrezza publicava as obras enviadas pelos artistas, assumindo sozinha a responsabilidade de receber e divulgar os trabalhos.
Em 2022, foi realizada a primeira exposição física, contando com a participação de 11 artistas. Esta exposição foi dedicada ao movimento modernista. A curadora está presente em todos os momentos em que a exposição fica acessível ao público, compartilhando com os visitantes a significância de dar voz aos artistas iniciantes.
Orientação: Carlos A. Zanotti
Edição: Melyssa Kell
Veja mais matéria sobre Destaque

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.

Publicitário discute o resgate da criatividade
Por que estamos deixando de ser criativos? Essa foi a palestra ministrada pelo publicitário Matheus Marin, 31 anos.