Destaque

Deficiente visual tem dificuldades com carro por aplicativo

Motoristas evitam parar para quem está acompanhado por cão-guia, porque muitos soltam pelos nos bancos do carro

Por Gustavo Seneme

No dia 13 de dezembro de 1961 foi oficialmente decretado o Dia Nacional do Cego, posteriormente renomeado como Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual. A data marca um avanço na luta por direitos iguais, reconhecimento e inclusão social. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem somente 200 cães guias aptos a guiar pessoas, para as seis milhões que possuem dificuldades para enxergar ou são cegas no Brasil.

Vinicius mostra a mensagem escrita na coleira de Marley, alertando que é um cão-guia (Foto: Gustavo Seneme)

Vinicius Nascimento, de 41 anos, trabalha com análise de diversidade e inclusão pela Coca-Cola FEMSA e tem 100% da visão prejudicada desde seus 20 anos de idade. Antes, ele tinha cerca de 30% da visão. “Eu já nasci com a deficiência. Na época, minha avó analfabeta descobriu e falou com minha mãe, que me levou ao médico e viu que eu tinha baixa visão”, recorda-se.

Para conseguir mobilidade, Nascimento procurou ajuda com a adoção de um cão-guia. “Aos 20 anos eu realmente perdi toda a visão e comecei a andar com a bengala. Depois de sete anos esperando, eu finalmente consegui ter o cão-guia, que é o Marley. Ele está comigo há um ano”.

Segundo ele, o principal problema hoje são as recusas dos motoristas de carros por aplicativos, que não permitem a entrada do cão em seus veículos. “Quando a gente avisa que estamos acompanhados de cão-guia eles cancelam a viagem. Se eles param, nos olham e não querem levam cachorro”, relata. “Nós, cegos, temos a jornada de mostrar para as pessoas que a pessoa com deficiência não é um coitado, mas também não é um super-herói que consegue fazer de tudo”.

De acordo com Vinicius Nascimento, o transporte de cão-guia é obrigatório. “99% dos motoristas falam pra mim que nunca receberam uma orientação da plataforma sobrea obrigação de levar cão-guia”, disse. A empresa Uber não retornou o contato sobre a questão da obrigação do cão-guia.

Matheus relata a existência do preconceito contra cegos: “Tem motorista que só passa reto” (Foto: Gustavo Seneme)

Matheus Barros, de 25 anos, trabalha com a Uber há dois anos, além de ser cozinheiro em um supermercado da cidade. O motorista já realizou corridas com deficientes visuais e pessoas mudas, mas afirma existir uma dificuldade para o motorista aceitar a corrida nestes casos. “Eu prefiro não pegar porque existe a chance de soltar muito pelo, fazer xixi e ainda tem um custo para limpar. Mas têm motoristas que autorizam cachorros pequenos dentro do carro, agora grande eu nunca vi”, afirmou. O motorista disse que existem quem passa reto, mesmo com o passageiro tendo avisado que estaria com cachorro. “Normalmente o passageiro avisa que está com cachorro e é mais tranquilo, mas tem um pessoal que passa reto mesmo assim, e acho que é isso que causa um desconforto ao cego ao pedir essas corridas”, afirma.

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Théo Miranda


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.