Noticiário Geral
Capacidade de produção agrícola do Brasil deve ajudar na alimentação mundial ao longo do Século XXI
Por Gustavo Cabral
O Brasil será essencial na produção de alimentos para o mundo ao longo das próximas décadas, já que, segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) possui um clima e uma vegetação, que, somados às condições naturais e as políticas governamentais, garantem um potencial agropecuário gigantesco ao país. De acordo com os últimos relatórios divulgados pela ONU, o Planeta Terra chegará, em 2080, a um número de aproximadamente 10,4 bilhões de pessoas. Nesse sentido, a alimentação dessa população será um desafio, devido ao crescimento exponencial da população mundial.
Segundo Luís Gustavo Suzuki, Gerente da BASF, multinacional alemã do setor do agronegócio, o crescimento da produção de alimentos só será possível com o desenvolvimento e implementação de tecnologias no setor agropecuário, que farão com que mais alimentos, tanto de origem animal quanto vegetal, sejam produzidos em maior quantidade, num menor espaço. Ainda segundo ele, a pesquisa em tecnologia agrícola precisa ser bem trabalhada para que a produção seja a melhor possível.
Diante desse cenário, é notório que a Agroindústria e o Meio Ambiente devem caminhar juntos para que haja um desenvolvimento sustentável. De acordo com Cristiano Menezes, chefe de pesquisa da Embrapa Meio Ambiente, no Brasil, esse desenvolvimento sustentável já está em vias de acontecer: “A Embrapa, empresa estatal, negocia com produtores de alimentos um crédito destinado a eles, desde que seja cumprida uma meta de reflorestamento e redução das emissões de carbono por parte desses agricultores. Isso é um exemplo dos projetos que visam ampliar a produção alimentar, sem que haja danos à natureza. Ao longo dos próximos anos isso será essencial”, afirmou.
Para se ter ideia da importância das tecnologias no Agro brasileiro, José Gilberto Jardine, Chefe-adjunto de tecnologia da Embrapa Territorial, afirmou que, nos últimos anos, o grande crescimento desse setor no Brasil só foi possível graças às tecnologias: “O Agro do Brasil cresceu muito depois da Revolução Verde, na década de 1970, que possibilitou a adaptação de sementes a grande parte de nosso território. Para se ter ideia, daqui a 3 anos, o Brasil começará a exportar trigo, o que demonstra a importância das tecnologias na alimentação humana nos próximos anos”, disse.
Ainda segundo ele, a legislação brasileira garante a preservação de uma porcentagem da área agrícola, que varia de 10 a 80% do território, sendo assim, uma confirmação do potencial brasileiro de produção de alimentos de forma sustentável.
Rogério Ramos, sócio fundador da Agrotech e da Goplan, empresas brasileiras de inovação na área agrícola, exemplificou algumas tecnologias que são utilizadas atualmente: “Hoje em dia, utilizam-se drones para monitoramento e aplicação de produtos nas plantações, sem contar os defensivos, que reduzem drasticamente a perda da produção para agentes externos”. Rogério ainda completa dizendo que a disputa geopolítica por alimentos será intensa nas próximas décadas e o Brasil só tem a ganhar com isso.
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Murilo Sacardi
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino
Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba
Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna