Destaque
Criado por sindicalistas, ativistas e políticos de esquerda, “Porque/Campinas” quer ser alternativa à mídia local
Por: João Victor Fortunato
Políticos ligados a partidos de esquerda, dirigentes sindicais e ativistas de movimentos sociais participaram, nessa quinta-feira (23), do lançamento da edição campineira do portal de notícias Porque. O projeto surgiu em Sorocaba, também por iniciativa de movimentos sociais, já tendo acumulado um total de 10 milhões de páginas vistas e possuindo uma média de 20 mil leitores usuais.

“A intenção é se tornar uma mídia alternativa à leitura dos veículos de comunicação de Campinas, explicou a editora-chefe do novo portal, Isadora Stentzler, jornalista especializada na cobertura de assuntos ligados aos direitos humanos.
O evento de lançamento do Porque ocorreu no clube Grenasa, contando com as presenças dos vereadores Guida Calixto (PT), Paolla Miguel (PT), Cecílio Santos (PT), Mariana Conti (PSOL) e Waldir Brazão (PSDB), que discursaram em apoio às iniciativas que mudem “o paradigma” com o qual a informação circula na cidade de Campinas. De acordo com eles, o jornalismo local precisa firmar compromissos com as causas sociais relevantes ao invés de estar “a serviço da elite econômica e financeira”.
Isadora Stentzler disse que o Porque começa sua trajetória assumindo, de público, diversos compromissos, entre os quais os de “manter a sociedade bem informada sobre os assuntos de interesse coletivo e resgatar os grandes temas, que têm impacto na vida das pessoas”.
De acordo com ela, a proposta do Porque é “colocar o jornalismo a serviço dos direitos humanos, da democracia e das grandes causas sociais, além de dar voz a todos os segmentos da sociedade, especialmente àqueles que hoje não encontram o merecido espaço na mídia regional, nem são chamados a participar dos debates importantes”.

Isadora ressaltou que “grande diferença do Porque para com os outros veículos da imprensa campineira é o fato de ser independente. Isso confere a ele liberdade para exercer seu papel crítico diante dos fatos que pretende relatar à população”.
De acordo com ela, sempre respaldado pelos princípios da ética jornalística, o portal deverá trazer conteúdos que não costumam ser pautados na grande imprensa exatamente por ferirem interesses locais. “A liberdade com a qual o portal vai trabalhar no exercício da profissão vai permitir a ele cumprir seu papel na defesa da democracia”.
O portal possui parceria com o Instituto Popular de Desenvolvimento em Educação, Trabalho e Tecnologia (IDET), que é composto por associações que pretendem inovar e popularizar a tecnologia digital.
“A intenção do Porque é chegar o mais próximo possível do público, trazendo informações de Campinas e região, principalmente dos bairros e periferias, onde a grande mídia não entra e com os quais a elite não se importa. Vamos combater a direita sempre com o jornalismo independente”, disse Isadora.
O portal Porque/Campinas pode ser acessado no link: www.portalporque.com.br/campinas
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Melyssa Kell
Veja mais matéria sobre Destaque

Fabio de Melo canta e comanda orações em Rio Claro
Um dos maiores influenciadores digitais religiosos do Brasil fará um show no Centro de Convenções Rainha da Paz, em Rio Claro neste final de semana.

Giro RMC destaca o aumento de cesarianas em Campinas
O programa abordou também os 137 anos da abolição da escravidão e o papel dos matemáticos na sociedade

Como o clima extremo impacta o aprendizado nas escolas
Pesquisa de Harvard aponta necessidade de climatização e especialistas citam flexibilização de métodos de ensino

Mudanças climáticas agravam problemas de saúde
Variações de temperaturas intensificam casos de desidratação, câncer de pele e doenças respiratórias; confira os cuidados gerais

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Arte e resistência se encontram no sarau Poetiza-me
Na próxima quarta-feira, dia 21 de maio, o Porão Skate Park, em Americana (SP), acontecerá mais uma edição do Sarau Poetiza-me.