Destaque
Criado por sindicalistas, ativistas e políticos de esquerda, “Porque/Campinas” quer ser alternativa à mídia local
Por: João Victor Fortunato
Políticos ligados a partidos de esquerda, dirigentes sindicais e ativistas de movimentos sociais participaram, nessa quinta-feira (23), do lançamento da edição campineira do portal de notícias Porque. O projeto surgiu em Sorocaba, também por iniciativa de movimentos sociais, já tendo acumulado um total de 10 milhões de páginas vistas e possuindo uma média de 20 mil leitores usuais.

“A intenção é se tornar uma mídia alternativa à leitura dos veículos de comunicação de Campinas, explicou a editora-chefe do novo portal, Isadora Stentzler, jornalista especializada na cobertura de assuntos ligados aos direitos humanos.
O evento de lançamento do Porque ocorreu no clube Grenasa, contando com as presenças dos vereadores Guida Calixto (PT), Paolla Miguel (PT), Cecílio Santos (PT), Mariana Conti (PSOL) e Waldir Brazão (PSDB), que discursaram em apoio às iniciativas que mudem “o paradigma” com o qual a informação circula na cidade de Campinas. De acordo com eles, o jornalismo local precisa firmar compromissos com as causas sociais relevantes ao invés de estar “a serviço da elite econômica e financeira”.
Isadora Stentzler disse que o Porque começa sua trajetória assumindo, de público, diversos compromissos, entre os quais os de “manter a sociedade bem informada sobre os assuntos de interesse coletivo e resgatar os grandes temas, que têm impacto na vida das pessoas”.
De acordo com ela, a proposta do Porque é “colocar o jornalismo a serviço dos direitos humanos, da democracia e das grandes causas sociais, além de dar voz a todos os segmentos da sociedade, especialmente àqueles que hoje não encontram o merecido espaço na mídia regional, nem são chamados a participar dos debates importantes”.

Isadora ressaltou que “grande diferença do Porque para com os outros veículos da imprensa campineira é o fato de ser independente. Isso confere a ele liberdade para exercer seu papel crítico diante dos fatos que pretende relatar à população”.
De acordo com ela, sempre respaldado pelos princípios da ética jornalística, o portal deverá trazer conteúdos que não costumam ser pautados na grande imprensa exatamente por ferirem interesses locais. “A liberdade com a qual o portal vai trabalhar no exercício da profissão vai permitir a ele cumprir seu papel na defesa da democracia”.
O portal possui parceria com o Instituto Popular de Desenvolvimento em Educação, Trabalho e Tecnologia (IDET), que é composto por associações que pretendem inovar e popularizar a tecnologia digital.
“A intenção do Porque é chegar o mais próximo possível do público, trazendo informações de Campinas e região, principalmente dos bairros e periferias, onde a grande mídia não entra e com os quais a elite não se importa. Vamos combater a direita sempre com o jornalismo independente”, disse Isadora.
O portal Porque/Campinas pode ser acessado no link: www.portalporque.com.br/campinas
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Melyssa Kell
Veja mais matéria sobre Destaque

Pane di Padre aposta na fermentação natural
Padaria da cidade de Vinhedo se destaca por produzir pães artesanais, doces, salgados e produtos sem glúten.

Abril Azul e Dia do Jornalista ganham destaque no Giro RMC
Programa transmitido nesse sábado, 5 de abril, destaca o Transtorno do Espectro Autista e a importância do jornalismo.

Mirante de Caconde é um refúgio de beleza, ar puro e paz
A menos de três horas de Campinas, o lugar oferece conexão com a natureza e um toque de misticismo.

Paixão de Cristo envolve mais de 300 pessoas
O tradicional espetáculo em Piracicaba ocorre nos dias 16 a 20 de abril, com seis sessões.

Saint Patrick’s day traz cervejas de novas cores e sabores
Comemoração originalmente irlandesa se espalhou pelo mundo através das imigrações dos nativos irlandeses.

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Rádio com imagem – As web-rádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do esporte.