Destaque
Exposições e esculturas homenageiam imigrantes que ajudaram a construir a cidade a partir da agricultura
Por: Washington da Silva Coutinho
O Memorial do Imigrante foi construído em 2007 com o objetivo de saudar a imigração italiana que fortaleceu a agricultura local e contribuiu com o crescimento e desenvolvimento do então Distrito de Paz de Rocinha que, em 1949, foi emancipado e tronou-se o município de Vinhedo.

Em sua arquitetura, o museu faz alusão a Vêneto (nordeste da Itália) com seis estruturas e uma grande área aberta. Os prédios e as esculturas são inspirados na cultura italiana e os objetos doados por descendentes dos colonos europeus compõe o espaço ocupado pelo acervo histórico.

O Memorial do Imigrante de Vinhedo recebe exposições e apresentações culturais por temporadas e uma mini-exposição fixa de maquetes de lugares importantes e turísticos da cidade. A visitação é gratuita, de segunda a sexta, das 8 hs às 17hs.
SERVIÇOS: Endereço: Avenida dos Imigrantes, Portal de Vinhedo, sem número.
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Théo Miranda
Veja mais matéria sobre Destaque

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.

Publicitário discute o resgate da criatividade
Por que estamos deixando de ser criativos? Essa foi a palestra ministrada pelo publicitário Matheus Marin, 31 anos.