Destaque
Moradores do município ficaram sob forte cheiro provocado por substâncias odoríferas
Por: Bianca Bernardes e Vitória Lima
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), órgão responsável pela regulamentação e fiscalização da qualidade do ar no Estado divulgou laudo técnico no dia 20 de setembro e detectou a presença de duas substâncias provenientes da Petrobrás e da Usina Ester e autuou ambas as empresas em R$ 205.560,00 e R$ 102.780,00, respectivamente. Além disso, a Companhia também exigiu providências para cessar as emissões e impedir novas ocorrências que causem inconvenientes ao bem-estar público.

Ainda segundo dados recentes da Cetesb, 42% do ar do município na região do bairro Santa Terezinha apresentava uma concentração de partículas inaláveis acima do nível recomendado para uma boa qualidade do ar.
“Era um cheiro de ovo podre”. É assim que Sandra Suarez, moradora de Paulínia há 13 anos, descreve o forte odor que tomou conta da cidade em agosto. O cheiro que entrou dentro das residências era insuportável e virou comentário comum entre os moradores do prédio em que ela mora, no bairro Jardim América.

Ela ainda conta que a escolha do seu endereço atual teve como pré-requisito a localização mais afastada das indústrias, visando sair da rota da poluição mais intensa: “Antes eu morava perto de uma fábrica de ração, e os cheiros fortes eram frequentes. Me mudei para perto do centro na expectativa de me afastar da rota do vento. Diminuiu um pouco, mas a gente ainda sente bastante” – afirma.
Em nota, a assessoria da Petrobrás informou que as emissões da Refinaria de Paulínia (Replan) estão dentro dos limites estabelecidos e que todos os processos industriais da refinaria são realizados e monitorados em conformidade com as melhores práticas operacionais de engenharia, confiabilidade e em atendimento aos princípios de Segurança, Meio Ambiente e Saúde que norteiam as ações da companhia. A reportagem tentou entrar em contato com a Ester também, mas até a publicação desta reportagem não teve um retorno.
Orientação: Prof. Gilberto Roldão
Edição: Bianca Bernardes
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.