Destaque
Moradores do município ficaram sob forte cheiro provocado por substâncias odoríferas
Por: Bianca Bernardes e Vitória Lima
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), órgão responsável pela regulamentação e fiscalização da qualidade do ar no Estado divulgou laudo técnico no dia 20 de setembro e detectou a presença de duas substâncias provenientes da Petrobrás e da Usina Ester e autuou ambas as empresas em R$ 205.560,00 e R$ 102.780,00, respectivamente. Além disso, a Companhia também exigiu providências para cessar as emissões e impedir novas ocorrências que causem inconvenientes ao bem-estar público.
Ainda segundo dados recentes da Cetesb, 42% do ar do município na região do bairro Santa Terezinha apresentava uma concentração de partículas inaláveis acima do nível recomendado para uma boa qualidade do ar.
“Era um cheiro de ovo podre”. É assim que Sandra Suarez, moradora de Paulínia há 13 anos, descreve o forte odor que tomou conta da cidade em agosto. O cheiro que entrou dentro das residências era insuportável e virou comentário comum entre os moradores do prédio em que ela mora, no bairro Jardim América.
Ela ainda conta que a escolha do seu endereço atual teve como pré-requisito a localização mais afastada das indústrias, visando sair da rota da poluição mais intensa: “Antes eu morava perto de uma fábrica de ração, e os cheiros fortes eram frequentes. Me mudei para perto do centro na expectativa de me afastar da rota do vento. Diminuiu um pouco, mas a gente ainda sente bastante” – afirma.
Em nota, a assessoria da Petrobrás informou que as emissões da Refinaria de Paulínia (Replan) estão dentro dos limites estabelecidos e que todos os processos industriais da refinaria são realizados e monitorados em conformidade com as melhores práticas operacionais de engenharia, confiabilidade e em atendimento aos princípios de Segurança, Meio Ambiente e Saúde que norteiam as ações da companhia. A reportagem tentou entrar em contato com a Ester também, mas até a publicação desta reportagem não teve um retorno.
Orientação: Prof. Gilberto Roldão
Edição: Bianca Bernardes
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino