Destaque

Exposição sobre Carlos Gomes vai até 30 de setembro

As fotografias remetem ao final da vida do compositor campineiro, segundo Alcides Acosta do CCLA

Por: Isabela Silva


Alcides Acosta: “Nosso artista com maior projeção” (Foto: Anna Julia Vieira)

Oito fotografias datadas entre 1886 e 1936, referentes à construção do monumento túmulo do maestro Carlos Gomes, estão em exposição no Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA) como parte das comemorações do mês Carlos Gomes. “Ele é possivelmente nosso artista com maior projeção”, afirmou o presidente do CCLA, o tenor Alcides Acosta. A exposição está ao público segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às17h30.

As fotos pertencem ao acervo do Centro de Ciências e estão emolduradas em quadros. Tem como objetivo contar momentos da vida do artista até a construção do seu túmulo em Campinas. Há imagens do maestro, por exemplo, no leito de morte, além da casa onde morreu, o cortejo fúnebre, ele com o filho no colo e a sua família, com esposa, irmão e pai.

Considerado o mais importante compositor de ópera brasileiro, “Nhô Tonico de Campinas” – como também era chamado – se destacou pelo estilo romântico que impunha às suas composições. É o autor de “O Guarani”, ópera inspirada no romance homônimo de José de Alencar, livro publicado pela primeira vez em 1857. A história do compositor inspirou o jornalista e escritor Rubem Fonseca a produzir o livro “O selvagem da ópera”, lançado em 1997, ao qual impõe o estilo identificado como cinebiografia.

Exposição segue aberta à visitação até o final do mês, no CCLC (Foto: Anna Julia Vieira)

Antônio Carlos Gomes nasceu em Campinas e era filho do também maestro José Gomes. Desde pequeno, ele foi ensinado a ajudar na igreja a compor músicas, escrever peças e cantar em corais. Contra a vontade de seu pai e professor, fugiu para o Rio de janeiro a fim de estudar no Imperial Conservatório de Música, onde se formou e obteve a base para sua grande carreira internacional.

O CCLA, localizado à rua Bernardino de Campos, 989, no centro, comporta, além da exposição, o museu que também leva o nome do maestro, com peças usadas pelo artista, como o piano, composições e assinaturas. A programação do mês destinado ao maestro pode ser acessada no link https://portalcultura.campinas.sp.gov.br/mes-carlos-gomes-2023

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Daniel Ribeiro


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.