Destaque

Pedreira do Chapadão é opção de lazer em Campinas

Com pista para caminhada e corrida, o local tem 130 mil metros quadrados para lazer

Por: Igor Val

A Praça Ulisses Guimarães, popularmente conhecida como Pedreira do Chapadão, foi revitalizada em 2013, após anos abandonada pelo poder público. A área de 130 mil metros quadrados é utilizada para lazer, esportes e socialização de famílias e amigos. Os adeptos de corrida e caminhada vão encontrar uma pista apropriada, cercada por árvores nativas.

A praça tem várias opções para o visitante, como as quadras e o lago com peixes (Foto: Divulgação)

O local tem também uma praça central para shows, espelho d’água com cascata, lago com peixes, quadra de areia e uma poliesportiva, playground, academia ao ar livre, pista de skate e quiosques para piquenique.

Em 1994, a Pedreira do Chapadão ganhou um espaço cultural com a inauguração do Memorial Ulisses Guimarães, que tem uma escultura composta por cerca de 2.000 chapas de aço recortadas e soldadas, formando o conjunto que pesa 2,5 toneladas, com 13 metros de altura. A obra é do escultor Fábio Penteado. O memorial tem ainda uma frase de Ulisses Guimarães, marcada no chão e na parede de pedra. “Nós não viemos aqui para ter medo”.

Escultura em homenagem a Ulysses Guimarães (Foto: Divulgação)

Serviço: Pedreira do Chapadão – Rua Dr. Alcídes Carvalho, S/n – Jardim Chapadão, Campinas – SP. Telefone: (19) 99623-5217. Funcionamento: de segunda a segunda, das 6 às 22 horas.

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Marina Fávaro


Veja mais matéria sobre Destaque

Parceria entre CACI e Aliança Francesa Celebra o Cinema de Jean-Luc Godard


CACI e Aliança Francesa promovem mostra de obras clássicas de Jean-Luc Godard na PUC-Campinas, reforçando o papel da cultura na formação acadêmica


Diagnóstico precoce de câncer ainda enfrenta desafios no Brasil


Senso comum sobre a doença e medo podem influenciar o estágio do tratamento, apesar da melhora no acesso à informação


“Se é Fake não é News” premia estudantes de jornalismo 


Em parceria com o Grupo EP, alunos fizeram produções com a temática das eleições municipais 


A outra face da Reciclagem: catadores e suas lutas diárias


Pesquisa aponta que 70% dos profissionais autônomos de materiais recicláveis vivem com menos de R$1.100,00 mensais e não possuem benefícios sociais


Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.