Destaque
Luiz Nascimento, coordenador de filiais da CBN e colunista do Globoesporte, destaca desafio das novas mídias e a imprensa
Por: Bruno Leoni, Caio Cominotte, Guilherme Tristão, Izabella Santos, Marcela Franco e Samuel Garcia
“Além de ser majoritariamente centrada no futebol, e aqui me refiro ao futebol masculino, o jornalismo esportivo brasileiro vive nos últimos anos o dilema entre informação, análise e entretenimento’,” afirma Luiz Nascimento, coordenador de filiais da Rede CBN e colunista do Globoesporte. Nascimento critica a forma como o jornalismo esportivo é conduzido no Brasil, particularmente em relação ao ‘advento das novas mídias’.

Nascimento atribui esse dilema a uma série de fatores como clubismo, regionalismo, falta de postura, arrogância, machismo e até a falta de conhecimento sobre os temas abordados. Ele ressalta o papel da influência do jornalismo na maneira como os fãs recebem e replicam informações, especialmente na era digital, quando as novidades estão disponíveis 24 horas por dia, através de celulares, computadores e televisões.
Neste contexto, Nascimento questiona: “Até que ponto se faz jornalismo? Até que ponto se faz análise? Até que ponto se faz entretenimento?” Ele percebe que essa busca por audiência leva ao dilema entre essas três abordagens, vivido por todos – desde os profissionais independentes até os grandes conglomerados de mídia.
Devido a essa preferência do público, o jornalismo esportivo acaba priorizando o futebol, relegando outros esportes. A solução, segundo Nascimento, seria uma maior honestidade com o público, deixando claro o que é informação e o que é entretenimento. Ele argumenta que “O que não se pode é ser desonesto com o público, misturando ambos deliberadamente, adotando cada postura apenas em busca de audiência.”
Orientação: Prof. Artur Araujo
Edição: Suelen Biason
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.