Destaque
A obra de Niemeyer inspirou a coleção apresentada pela marca nordestina de Gefferson Vila Nova
Por: Letícia Meneghel

Levando para passarela referências da arquitetura de Oscar Niemeyer e do paisagismo de Burle Marx, a marca nordestina Gefferson Vila Nova desfilou no terceiro dia do São Paulo Fashion Week, exibindo uma coleção de 25 looks que leva o nome “Abstrato”, com inspiração nas duas paixões do designer. Estreante no evento, o desfile aconteceu na Senac Fau, Lapa, às 11h de quinta-feira (25), sendo o segundo desfile do dia.
A moda tem uma relação direta com a arquitetura, uma vez que as duas são questões culturais de significativo valor para o cotidiano da sociedade, buscando a correlação entre forma, harmonia e corpo humano. A arquiteta Lara Nunes, ao explicar ao Digitais o raciocínio do estilista, apontou que “a moda abriga nosso corpo e a arquitetura nos fornece abrigo”.

O arquiteto Oscar Niemeyer, que serviu como inspiração para o desfile, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1907, e ficou conhecido nacional e internacionalmente pelas curvas e linhas presentes em suas obras. Ele utilizava da arquitetura modernista, que não era comum na época, principalmente no Brasil, e tinha como ideologia nas suas obras a identidade visual.
“A arquitetura de Niemeyer vem como uma quebra de todos os parâmetros da época, assim como a moda faz a todo momento”, diz Lara.

No desfile, a referência é representada pelo estilo de roupa criado pelo designer Gefferson, que faz uso do estilo futurista e moderno, fazendo junção da alfaiataria com o street style, com foco nas cores azul marinho, branco e bege. Nos bordados e estampas, a inspiração vem das plantas bromélia e helicônia, do jardim de Burle Marx, artista plástico brasileiro que ficou conhecido como o maior paisagista do mundo.
Nascida em 2013, em Salvador, a marca Gefferson Vila Nova foi pioneira do imaginário de brasilidade ao contextualizar o caráter multicultural característico da capital baiana. Para isso, possui um entendimento atemporal que não segue parâmetros pré-determinados e, ao fazer uso de suas próprias vivências, cria uma concepção única e particular da moda.
“Quem usa Gefferson Vila Nova não veste rótulos, não segue tendências. São construtores de suas próprias histórias e ávidos por construir e assumir novas formas de consumo”, afirmou o diretor criativo Gefferson em entrevista coletiva durante o desfile.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Melyssa Kell
Veja mais matéria sobre Destaque

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.