Destaque

Arquitetura e moda se fundem na passarela da SPFW

A obra de Niemeyer inspirou a coleção apresentada pela marca nordestina de Gefferson Vila Nova

Por: Letícia Meneghel

Modelo na passarela da SPFW (Foto: Letícia Meneghel) 

Levando para passarela referências da arquitetura de Oscar Niemeyer e do paisagismo de Burle Marx, a marca nordestina Gefferson Vila Nova desfilou no terceiro dia do São Paulo Fashion Week, exibindo uma coleção de 25 looks que leva o nome “Abstrato”, com inspiração nas duas paixões do designer. Estreante no evento, o desfile aconteceu na Senac Fau, Lapa, às 11h de quinta-feira (25), sendo o segundo desfile do dia.

A moda tem uma relação direta com a arquitetura, uma vez que as duas são questões culturais de significativo valor para o cotidiano da sociedade, buscando a correlação entre forma, harmonia e corpo humano. A arquiteta Lara Nunes, ao explicar ao Digitais o raciocínio do estilista, apontou que “a moda abriga nosso corpo e a arquitetura nos fornece abrigo”.

O designer Gefferson: “Quem usa Gefferson Vila Nova não veste rótulos” (Foto: Letícia Meneghel) 

O arquiteto Oscar Niemeyer, que serviu como inspiração para o desfile, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1907, e ficou conhecido nacional e internacionalmente pelas curvas e linhas presentes em suas obras. Ele utilizava da arquitetura modernista, que não era comum na época, principalmente no Brasil, e tinha como ideologia nas suas obras a identidade visual.

“A arquitetura de Niemeyer vem como uma quebra de todos os parâmetros da época, assim como a moda faz a todo momento”, diz Lara. 

Modelos na passarela com roupas da marca Gefferson Vila Nova (Foto: Letícia Meneghel)

No desfile, a referência é representada pelo estilo de roupa criado pelo designer Gefferson, que faz uso do estilo futurista e moderno, fazendo junção da alfaiataria com o street style, com foco nas cores azul marinho, branco e bege. Nos bordados e estampas, a inspiração vem das plantas bromélia e helicônia, do jardim de Burle Marx, artista plástico brasileiro que ficou conhecido como o maior paisagista do mundo. 

Nascida em 2013, em Salvador, a marca Gefferson Vila Nova foi pioneira do imaginário de brasilidade ao contextualizar o caráter multicultural característico da capital baiana. Para isso, possui um entendimento atemporal que não segue parâmetros pré-determinados e, ao fazer uso de suas próprias vivências, cria uma concepção única e particular da moda.

“Quem usa Gefferson Vila Nova não veste rótulos, não segue tendências. São construtores de suas próprias histórias e ávidos por construir e assumir novas formas de consumo”, afirmou o diretor criativo Gefferson em entrevista coletiva durante o desfile.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Melyssa Kell


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.