Destaque

Arquitetura e moda se fundem na passarela da SPFW

A obra de Niemeyer inspirou a coleção apresentada pela marca nordestina de Gefferson Vila Nova

Por: Letícia Meneghel

Modelo na passarela da SPFW (Foto: Letícia Meneghel) 

Levando para passarela referências da arquitetura de Oscar Niemeyer e do paisagismo de Burle Marx, a marca nordestina Gefferson Vila Nova desfilou no terceiro dia do São Paulo Fashion Week, exibindo uma coleção de 25 looks que leva o nome “Abstrato”, com inspiração nas duas paixões do designer. Estreante no evento, o desfile aconteceu na Senac Fau, Lapa, às 11h de quinta-feira (25), sendo o segundo desfile do dia.

A moda tem uma relação direta com a arquitetura, uma vez que as duas são questões culturais de significativo valor para o cotidiano da sociedade, buscando a correlação entre forma, harmonia e corpo humano. A arquiteta Lara Nunes, ao explicar ao Digitais o raciocínio do estilista, apontou que “a moda abriga nosso corpo e a arquitetura nos fornece abrigo”.

O designer Gefferson: “Quem usa Gefferson Vila Nova não veste rótulos” (Foto: Letícia Meneghel) 

O arquiteto Oscar Niemeyer, que serviu como inspiração para o desfile, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1907, e ficou conhecido nacional e internacionalmente pelas curvas e linhas presentes em suas obras. Ele utilizava da arquitetura modernista, que não era comum na época, principalmente no Brasil, e tinha como ideologia nas suas obras a identidade visual.

“A arquitetura de Niemeyer vem como uma quebra de todos os parâmetros da época, assim como a moda faz a todo momento”, diz Lara. 

Modelos na passarela com roupas da marca Gefferson Vila Nova (Foto: Letícia Meneghel)

No desfile, a referência é representada pelo estilo de roupa criado pelo designer Gefferson, que faz uso do estilo futurista e moderno, fazendo junção da alfaiataria com o street style, com foco nas cores azul marinho, branco e bege. Nos bordados e estampas, a inspiração vem das plantas bromélia e helicônia, do jardim de Burle Marx, artista plástico brasileiro que ficou conhecido como o maior paisagista do mundo. 

Nascida em 2013, em Salvador, a marca Gefferson Vila Nova foi pioneira do imaginário de brasilidade ao contextualizar o caráter multicultural característico da capital baiana. Para isso, possui um entendimento atemporal que não segue parâmetros pré-determinados e, ao fazer uso de suas próprias vivências, cria uma concepção única e particular da moda.

“Quem usa Gefferson Vila Nova não veste rótulos, não segue tendências. São construtores de suas próprias histórias e ávidos por construir e assumir novas formas de consumo”, afirmou o diretor criativo Gefferson em entrevista coletiva durante o desfile.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Melyssa Kell


Veja mais matéria sobre Destaque

Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino


Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba 


Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.