Destaque
Crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de participar das modalidades de bocha, rugby em cadeira de rodas, atletismo e tênis de mesa
Por: Mel Felisberto e Gabriel França
Pelo terceiro ano consecutivo, Campinas sediou o Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023. O evento foi realizado na manhã do último sábado (20) nas instalações da Faculdade de Educação Física, no campus I da PUC-Campinas. Este foi o segundo ano que a Universidade participou do evento, que reuniu cerca de 175 crianças, entre oito e 17 anos, com deficiência ou não, para vivenciar quatro modalidades do esporte olímpico.
Em Campinas, o evento contou com o apoio da Associação Paraolímpica de Campinas (APC) e da Associação de Esportes Adaptados de Campinas (ADEACAMP). O festival terá a segunda edição este ano no dia 23 de setembro e também será realizado na Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas.
A diretora da Faculdade de Educação Física Giovanna Saroa, uma das coordenadoras do evento, se mostrou satisfeita com os resultados do festival. “É sempre muito gratificante ver todos envolvidos e sendo tratados iguais. Não tem preço esse nosso aprendizado”, afirmou.
Os participantes foram divididos em quatro grupos, que se alternavam entre as modalidades da bocha, rugby em cadeira de rodas, atletismo e tênis de mesa em intervalos de quarenta minutos. Os alunos de Fisioterapia e Educação Física da PUC-Campinas, com acompanhamento de professores, atenderam e auxiliaram as crianças na prática dos esportes.
Uma das alunas de Educação Física, que é estagiária da APC, Letícia Magalhães, falou sobre a importância da socialização de várias pessoas com deficiências diferentes entre si. “O esporte paralímpico entra como uma forma da pessoa com deficiência enxergar um objetivo na vida”, diz.
O Festival acontece em várias cidades do país, reunindo cerca de 16 mil crianças com algum tipo de deficiência física visual, física ou intelectual.
Orientação: Profa. Cecília Toledo
Edição: Marina Fávaro
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino