Destaque

Festival infantil tem oficina de sustentabilidade

As três crianças Lucca Lobo, Mariana Brugali e Alice Violato participaram da oficina de percussão

Por: João Pedro Barros Pocciotti

Termina neste domingo (28), o “Festival Tugudum”, evento artístico que envolve teatro, música e dança, numa experiência com oficinas e espetáculos variados para bebês de 18 meses a crianças de 10 anos. O festival é promovido pela Cia. Tugudum, companhia fundada em 1999, que cria espetáculos teatrais e musicais, e é realizado na sede da instituição, no Jardim Santa Genebra, em Campinas.

Até o fim do festival, ainda serão realizados dois espetáculos e uma oficina, que estão no cronograma do evento. Neste sábado (27), às 10h30, acontecerá uma oficina destinada a bebês de 18 meses até 3 anos, no qual as crianças, junto de seus pais, vão cantar e dançar, trabalhando a exploração livre e dirigida de movimentos e ritmos lúdicos. A oficina tem duração de 50 minutos.

As crianças Lucca Lobo, Mariana Brugali, ambos com 9 anos, e Alice Violato, de 10 anos, deram nome aos seus instrumentos (foto: João Pedro Barros Pocciotti)

Ainda no sábado, às 16h, as crianças poderão assistir ao espetáculo “Bichos”, no qual será explorada uma caixa cheia de pequenos instrumentos de percussão, que remetem a animais, e que poderão ser usados para brincar. A apresentação dura 30 minutos.

No domingo (28), o espetáculo que fecha o festival é o “Dr. Plástico”, que utiliza materiais plásticos como instrumentos e propõe uma visão artística sobre o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. O espetáculo tem duração de 40 minutos e acontecerá às 16h.

O festival, durante o mês de maio, contou com 12 oficinas e 7 espetáculos, e promoveu uma oficina de percussão no dia 16, na qual as crianças exploraram os sons de diferentes instrumentos, com exercícios sobre cadência e compasso musical, como forma de praticar o tempo rítmico.

Dentre os instrumentos utilizados na oficina, estão chocalhos, rói-rói, kokoriko, caxixi, marimba, agogô, triângulo e tambores, que fazem parte do acervo que reúne itens de mais de 30 países, dispostos na sala de percussão, onde foi feita a oficina.

Além de tocar os instrumentos, as crianças também deram nomes a eles, criando narrativas para cada um e usando a imaginação para facilitar a prática musical. “Bicho Pelado” (rói-rói), “Bicho Peludo” (kokoriko) e “Bicho Molenga” (chocalho de sementes) foram os nomes que Lucca Lobo, Mariana Brugali e Alice Violato deram aos seus instrumentos favoritos, respectivamente.

O músico e fundador da companhia, João Carlos Dalgalarrondo, de 65 anos, foi quem ministrou a oficina. O percussionista pesquisou, por dois anos, formas de contar histórias com os instrumentos de percussão menores, para que as crianças aprendam não somente a técnica da percussão, mas também deem nomes aos instrumentos e criem uma representação para eles. “Quando eles atrelam os instrumentos a bichos, por exemplo, fica muito mais fácil e divertido de aprender”, enfatizou o músico.

Os ingressos para a oficina e os espetáculos podem ser comprados no site da CIA Tugudum, ou na entrada dos eventos. Os ingressos variam entre R$ 20,00 e R$ 40,00.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Melyssa Kell


Veja mais matéria sobre Destaque

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste


O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.


Inteligência Artificial auxilia na criação musical


O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.


Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação


A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.


Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual


Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.


Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste


A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão. 


Publicitário discute o resgate da criatividade


Por que estamos deixando de ser criativos? Essa foi a palestra ministrada pelo publicitário Matheus Marin, 31 anos.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.