Destaque

Debate reivindica educação midiática nas escolas

O britânico David Buckinghan e ex-deputada Manuela d’Ávila propõem um olhar crítico sobre o tema

Por: Valdeiza Roseno

Autor do livro “Manifesto Pela Educação Midiática”, o professor e pesquisador David Buckinghan, e a jornalista Manuela d’Ávila, ex-deputada federal pelo Partido Comunista do Brasil (PCB), participaram de debate online que discutiu a importância de educar crianças e jovens para o uso adequado da internet e das redes sociais digitais.

Buckinghan: “Estamos vivendo mudanças fundamentais na política, na economia” (Imagem: YouTube)

Com a presença da editora Cristiane Lameirinha e tradução simultânea das intervenções de Buckinghan a partir de Londres, o evento focou o combate ao discurso de ódio e à desinformação, fenômenos que encontram na internet um território fértil para se multiplicar.

Lançado na Inglaterra em 2019, traduzido e publicado no Brasil em 2022 pela editora do Sesc – a instituição promotora do debate –, o livro propõe a adoção de políticas públicas para a educação pedagógica midiática, fazendo associações entre o sistema capitalista e a democracia digital. Aborda também questões como desinformação e notícias falsas, resistência na regulação da mídia e impactos causados pelo controle das grandes empresas de telecomunicações.

Buckinghan contou que o motivo de ter escrito o livro foi sua irritação com o ensino no Reino Unido, que pouco se preocupa em criar discernimento no tratamento da mídia. “A não ser que você tenha uma certa educação midiática, ou seja, algo sistemático, abrangente como programas educativos envolvendo a mídias nas escolas, o letramento midiático não vai acontecer”, advertiu.

Para o autor, um dos problemas em relação à educação midiática está no fato de muitos acharem que o estudo da mídia resolveria todos os problemas sociais. “Fake news, terrorismo, todo o tipo de problema psicológico, narcisismo, tudo que está de errado no mundo parece que é culpa da mídia. E aí temos essa ideia de que a educação midiática vai resolver todos esses problemas”, afirmou.

“Estamos vivendo mudanças fundamentais na política, na economia, e muitos problemas que estão surgindo, a educação midiática simplesmente não vai resolver”, comentou.

Manuela: “O ódio é lucrativo para as plataformas” (Imagem: YouTube)

Manuela d’Ávila argumentou que, no Brasil, existe monopólio das grandes empresas midiáticas, que influenciam como seu conteúdo é distribuído para a população. “O poder dessas empresas aqui é maior do que em qualquer país europeu, pelo simples fato de que as pessoas não têm sequer como checar uma informação”, disse.

A ex-deputada também defendeu a importância de movimentos sociais, como os de defesa dos Direitos Humanos, atuarem em conjunto com a educação midiática para o enfrentamento da intolerância e do racismo. “O ódio é lucrativo para as plataformas”, afirmou Manuela, para quem “nós precisamos falar sobre ódio e sobre Direitos Humanos e regulamentar as plataformas”.

Aqui, acesso à íntegra do debate sobre educação midiática

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Melyssa Kell


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.