Destaque
Chefs Especiais é uma cafeteria que há 5 anos funciona com novo olhar para a Síndrome de Down
Por: Júlia Garcia

Com diversas cafeterias surgindo, é difícil encontrar alguma com um grande diferencial. Por isso, chama muito a atenção o incrível trabalho feito pelo “Chefs Especiais Café”, o primeiro Café inclusivo do Brasil. O café acabou se tornando um grande exemplo de integração social de pessoas com deficiência.

Este café atua desde 2006 com a inclusão de funcionários com Síndrome de Down. Simone Lozano, fundadora do projeto, diz que queria fazer algo pelo próximo como forma de agradecer o que a vida lhe tinha proporcionado. Assim, a ideia que se iniciou com apenas algumas aulas de gastronomia no mês tomou proporções inacreditáveis.
A cafeteria foi inaugurada pelo Instituto Chefs Especiais e há 5 anos buscam oferecer maior autonomia para as pessoas com Síndrome de Down através da gastronomia. Na entrevista com Simone, ela comenta que escolheu focar nesse nicho por ser algo que está na vida de todo mundo e considera a gastronomia uma fonte da autonomia.
Mas, o resultado não é tão simples de ser obtido. Quando os funcionários com Síndrome Down são contratados definitivamente, passam pela capacitação de barista, fazem o curso com a Três Corações, aprendem a fazer todos os tipos de cafés, mas obrigatoriamente devem saber fazer bem feito apenas dois (o expresso e o carioca). Além de passarem pelo treinamento de atendimento para serem garçons, deste modo é um processo que demanda tempo e paciência.

Porém, a cafeteria representa algo muito mais profundo. Ela impacta a vida das pessoas com Síndrome de Down, familiares e visitantes. Jaqueline Pereira Lima, mãe do Gabriel Lima, funcionário com Síndrome de Down do café, diz que o trabalho fez com que seu filho criasse uma autonomia que não imaginava. “Entre a pessoa de como ele era e como está agora é totalmente diferente, muito mais maduro, responsável e feliz”, descreve. A mãe acrescenta que o espaço não é apenas um trabalho e sim um local que transforma histórias de vida.
O café traz uma experiência única e acolhedora. Os funcionários Gabriel Vitor Santos da Silva, Amanda Ribeiro, Gabriel Pereira Lima (pessoas com Síndrome de Down) e Fabricio Carita (pessoa com autismo) demonstram que estão felizes trabalhando, por sentirem-se incluídos no meio social. Um exemplo é Gabriel da Silva que contou ter ficado orgulhoso por poder comprar o tênis que tanto queria e uma cama nova.
Serviço – Localização: Alameda Tietê, 43 – loja 15 – Cerqueira Cesar|SP,. Horário de funcionamento: segunda a sábado das 10h às 18h. Instagram: @chefsespeciaiscafe
Site: https://www.institutochefsespeciais.com.br/chefs-especiais-cafe/
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Marina Fávaro
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.