Destaque
Chefs Especiais é uma cafeteria que há 5 anos funciona com novo olhar para a Síndrome de Down
Por: Júlia Garcia
Com diversas cafeterias surgindo, é difícil encontrar alguma com um grande diferencial. Por isso, chama muito a atenção o incrível trabalho feito pelo “Chefs Especiais Café”, o primeiro Café inclusivo do Brasil. O café acabou se tornando um grande exemplo de integração social de pessoas com deficiência.
Este café atua desde 2006 com a inclusão de funcionários com Síndrome de Down. Simone Lozano, fundadora do projeto, diz que queria fazer algo pelo próximo como forma de agradecer o que a vida lhe tinha proporcionado. Assim, a ideia que se iniciou com apenas algumas aulas de gastronomia no mês tomou proporções inacreditáveis.
A cafeteria foi inaugurada pelo Instituto Chefs Especiais e há 5 anos buscam oferecer maior autonomia para as pessoas com Síndrome de Down através da gastronomia. Na entrevista com Simone, ela comenta que escolheu focar nesse nicho por ser algo que está na vida de todo mundo e considera a gastronomia uma fonte da autonomia.
Mas, o resultado não é tão simples de ser obtido. Quando os funcionários com Síndrome Down são contratados definitivamente, passam pela capacitação de barista, fazem o curso com a Três Corações, aprendem a fazer todos os tipos de cafés, mas obrigatoriamente devem saber fazer bem feito apenas dois (o expresso e o carioca). Além de passarem pelo treinamento de atendimento para serem garçons, deste modo é um processo que demanda tempo e paciência.
Porém, a cafeteria representa algo muito mais profundo. Ela impacta a vida das pessoas com Síndrome de Down, familiares e visitantes. Jaqueline Pereira Lima, mãe do Gabriel Lima, funcionário com Síndrome de Down do café, diz que o trabalho fez com que seu filho criasse uma autonomia que não imaginava. “Entre a pessoa de como ele era e como está agora é totalmente diferente, muito mais maduro, responsável e feliz”, descreve. A mãe acrescenta que o espaço não é apenas um trabalho e sim um local que transforma histórias de vida.
O café traz uma experiência única e acolhedora. Os funcionários Gabriel Vitor Santos da Silva, Amanda Ribeiro, Gabriel Pereira Lima (pessoas com Síndrome de Down) e Fabricio Carita (pessoa com autismo) demonstram que estão felizes trabalhando, por sentirem-se incluídos no meio social. Um exemplo é Gabriel da Silva que contou ter ficado orgulhoso por poder comprar o tênis que tanto queria e uma cama nova.
Serviço – Localização: Alameda Tietê, 43 – loja 15 – Cerqueira Cesar|SP,. Horário de funcionamento: segunda a sábado das 10h às 18h. Instagram: @chefsespeciaiscafe
Site: https://www.institutochefsespeciais.com.br/chefs-especiais-cafe/
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Marina Fávaro
Veja mais matéria sobre Destaque
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino
Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba
Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna