Destaque
Aberto ao público nos fins de semana, o parque se encontra na cidade de Indaiatuba
Por: Beatriz Candiotti

A Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber pertence à Secretaria Municipal de Educação e está há quase 20 anos à disposição dos cidadãos de Indaiatuba.

Com entrada gratuita e sem necessidade de agendamento prévio, o Bosque fica aberto das 9h às 16h todos os fins de semana.
Apesar de seu viés educativo, o público alvo não se limita às crianças, sendo uma ótima opção para qualquer um que se interesse por conhecimento ecológico e que queira uma interação intensa com a natureza.
Possuindo área verde de 11 mil metros quadrados, o Bosque dispõe de uma trilha de 500 metros, que se inicia na lateral do portão principal.
A trilha conta com a mata nativa e 8 estações que indicam as atrações do local, tais como a lagoa e a nascente; a Ecoteca; que dispõe de livros e jogos infantis; a horta e o pomar orgânico, com canteiros de Pancs e ervas aromáticas e medicinais; o jardim das borboletas e o orquidário.
O trajeto conta com placas indicativas que guiam o visitante para cada estação, e placas informativas sobre a fauna e flora do Bosque, abordando o ciclo da água, dando nome às espécies de árvores da mata, e propondo opções de reciclagem de materiais usualmente descartáveis.

Além de ser ideal para quem gosta de estar ao ar livre de forma mais passiva e tranquila, o ambiente também pode promover uma experiência profunda de conhecimento e aprendizado ecológico, propondo um olhar mais dinâmico para a preservação do meio ambiente.
Os quiosques, a área de alimentação, o parquinho infantil, bebedouro e banheiros também ficam disponíveis para a visitação.
Serviço
Endereço: Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 – M.D. – CEP: 13331-900. Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702. Horário de funcionamento: Aos fins de semana e feriados, das 9h às 16h. E-mail: educação.bosquedosaber01@indaiatuba.sp.gov.br
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Marina Fávaro
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.