Destaque
Trabalho de estudantes de jornalismo questiona consumo e sustentabilidade no mundo fashion
Por Kauan Panontin
O endereço eletrônico https://consu.moda/ conduz ao trabalho desenvolvido pelos jornalistas recém-formados Carolina Barela, Mattheus Lopes e Stella Pires para concluir o curso de jornalismo na PUC-Campinas. No blog ConsuModa, criado ao final do ano passado, há uma série de reportagens que têm por finalidade debater as questões acerca do consumo de moda dentro da sua complexidade e seus recortes sociais.
Orientado pelo professor Adauto Molk, o trabalho desenvolvido pelos agora jornalistas teve o nome inspirado na junção das palavras consumo+moda, para discutir não apenas a qualidade da moda, mas as consequências do consumo desenfreado como mola propulsora do sistema capitalista.
“A decisão pela moda, para trabalho de conclusão de curso, não estava clara desde o início para nós. Sempre estivemos abertos a diversas temáticas e, durante o processo de desenvolvimento da proposta, chegamos até a cogitar outros temas. Porém, a moda sempre foi muito presente em nossa vida, desde as nossas vestimentas até o consumo do conteúdo”, afirma Stella Pires, umas das criadoras do blog.
Dentro do blog, uma das reportagens relata os diferentes lados da indústria fast-fashion, historiando a criação do movimento Fashion Revolution, de dimensão global, “que luta por uma indústria da moda que valoriza as mulheres e o mundo acima do lucro”. Para a produção dessa parte, os então alunos fizeram entrevistas com grandes nomes dentro do mundo da moda, como Júlia Teodoro, coordenadora de comunicação do movimento no Brasil, e Paula Martin, coordenadora do Slow Fashion Movement Brazil, além de vários outros pesquisadores.
Os autores do trabalho ressaltaram a importância de entrevistar essas personalidades presentes no universo da moda e o quanto aprenderam com o trabalho desenvolvido.
“A produção do site foi feita 100% por nós três. Fomos atrás de entender como funcionava as plataformas de programação, edição de vídeos e áudios, e vimos que seria possível fazer um bom trabalho”, disse Carolina quando perguntada sobre o trabalho à frente do computador.
Além de matérias no formato de texto, o website também conta com podcasts e vídeos. Ao final do projeto, os alunos se mostraram satisfeitos com o resultado do trabalho. De acordo com Carolina, durante a produção, o amor e o carinho pela moda e pelo jornalismo se intensificaram ainda mais entre os componentes do grupo.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Ana Ornelas
Veja mais matéria sobre Destaque
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino
Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba
Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna