Destaque
Trabalho de estudantes de jornalismo questiona consumo e sustentabilidade no mundo fashion
Por Kauan Panontin
O endereço eletrônico https://consu.moda/ conduz ao trabalho desenvolvido pelos jornalistas recém-formados Carolina Barela, Mattheus Lopes e Stella Pires para concluir o curso de jornalismo na PUC-Campinas. No blog ConsuModa, criado ao final do ano passado, há uma série de reportagens que têm por finalidade debater as questões acerca do consumo de moda dentro da sua complexidade e seus recortes sociais.
Orientado pelo professor Adauto Molk, o trabalho desenvolvido pelos agora jornalistas teve o nome inspirado na junção das palavras consumo+moda, para discutir não apenas a qualidade da moda, mas as consequências do consumo desenfreado como mola propulsora do sistema capitalista.

“A decisão pela moda, para trabalho de conclusão de curso, não estava clara desde o início para nós. Sempre estivemos abertos a diversas temáticas e, durante o processo de desenvolvimento da proposta, chegamos até a cogitar outros temas. Porém, a moda sempre foi muito presente em nossa vida, desde as nossas vestimentas até o consumo do conteúdo”, afirma Stella Pires, umas das criadoras do blog.
Dentro do blog, uma das reportagens relata os diferentes lados da indústria fast-fashion, historiando a criação do movimento Fashion Revolution, de dimensão global, “que luta por uma indústria da moda que valoriza as mulheres e o mundo acima do lucro”. Para a produção dessa parte, os então alunos fizeram entrevistas com grandes nomes dentro do mundo da moda, como Júlia Teodoro, coordenadora de comunicação do movimento no Brasil, e Paula Martin, coordenadora do Slow Fashion Movement Brazil, além de vários outros pesquisadores.
Os autores do trabalho ressaltaram a importância de entrevistar essas personalidades presentes no universo da moda e o quanto aprenderam com o trabalho desenvolvido.
“A produção do site foi feita 100% por nós três. Fomos atrás de entender como funcionava as plataformas de programação, edição de vídeos e áudios, e vimos que seria possível fazer um bom trabalho”, disse Carolina quando perguntada sobre o trabalho à frente do computador.
Além de matérias no formato de texto, o website também conta com podcasts e vídeos. Ao final do projeto, os alunos se mostraram satisfeitos com o resultado do trabalho. De acordo com Carolina, durante a produção, o amor e o carinho pela moda e pelo jornalismo se intensificaram ainda mais entre os componentes do grupo.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Ana Ornelas
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.