Destaque

Parque Ecológico Monsenhor tem opções variadas para atividades 

Espaço era uma fazenda para produção de café; hoje é indicado para lazer, prática de esportes e passeios ao ar livre 

Por: Gustavo Cabral  

O Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, mais conhecido como Parque Ecológico de Campinas, foi inaugurado em 1991 e tem a maior área de lazer da cidade, com 1.100.000 m2. Nele há um espaço para caminhadas, em volta do lago, onde é possível se deparar com árvores nativas da bacia do Rio Piracicaba.   

O lago e sua paisagem arborizada se estendem por seis quilômetros (Foto: Gustavo Cabral)

Ao longo de todo o parque, são notórias as obras paisagísticas modernistas de Roberto Burle Marx, em que são usadas árvores nativas da região para definir a paisagem do local, composta majoritariamente por palmeiras. 

 Com sete quadras poliesportivas, playgrounds, campos de futebol, quadras de bocha e mala, a área e indicada para atividades recreativas entre os amigos e familiares.

Os dois estacionamentos têm capacidade para mil carros, além de áreas para piquenique e uma pista de ciclismo de 900 metros.  

A principal construção do parque é o antigo casarão da fazenda Mato Dentro, que foi construído no século XIX. Na época, a fazenda era utilizada para a produção açucareira.  

O casarão pertencia à viscondessa de Campinas, Maria Luzia de Souza Aranha (Foto: Gustavo Cabral)  

Serviços– O parque fica em Campinas, e tem entrada grátis todos os dias. O horário de funcionamento é das 06:00h às 18:00h.  Endereço: Rodovia Heitor Penteado Km 3, Vila Brandina. Telefone: 19 3243-6118  

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Marina Fávaro


Veja mais matéria sobre Destaque


Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.