Destaque

Para os românticos, Cafezal é a melhor opção em Campinas

À luz de velas e com estética antiga, o local já ganhou nove prêmios Veja consecutivos

Por: Ana Luiza Frozino Gomes

Local já recebeu nove prêmios Veja de melhor lugar para se ir a dois (Foto: Ana Luiza Frozino Gomes)

Fundado em 1995, o Cafezal Bar, que anteriormente era uma pequena cafeteria com cinco mesas, tinha apenas um cardápio. Localizado no coração do Cambuí em Campinas, hoje é um dos melhores lugares para um casal, de acordo com a revista Veja, que já condecorou nove consecutivos prêmios ao restaurante.

O restaurante conta com decoração rústica e velas em todas as mesas (Foto: Ana Luiza Frozino Gomes)

Aberto de terça a sábado a partir das 19:00, o espaço geralmente não tem um horário de fechamento, mas fecha entre 00:00 e 1:00 da manhã.

Com uma decoração intimista, o local conta com objetos antigos como telefones, rádios e relógios, além de ter a iluminação baixa e possuir velas em todas as mesas, para dar uma sensação de romantismo.

O restaurante em si é estrategicamente feito para os apaixonados, desde os pratos e drinks, até as festas e eventos promovidos pelo espaço, sendo alguns deles: “Valentines Day, Dia da Mulher, Dia dos Namorados”, entre muitos outros. A casa ainda conta com um repertório de MPB, samba, jazz, blues, tendo música ao vivo todos os dias até as 23 horas e em finais de semana, até 00:30.

Ao ser perguntado sobre o cardápio e a carta de vinhos, o atual dono, Rafael Machado contou um pouco da história da adega do restaurante, que hoje conta com espaço para mil garrafas e possui 160 rótulos de 12 países.

Adega tem espaço para mil garrafas de vinhos e possui uma variedade de 160 rótulos (Foto: Ana Luiza Frozino Gomes)

“A carta de vinhos não existia. Quando eu comprei o bar, a demanda por vinho era muito baixa, e eu sempre achei que uma casa romântica, uma casa para ir a dois combinava. Então quando eu fui introduzindo pratos para jantar, que a casa só tinha petisco e lanche, eu também trouxe os vinhos. Isso foi gradativo, foi crescendo, da mesma forma que os pratos foram ficando mais elaborados, a carta de vinhos foi ficando maior, até que em sete anos eu fiz a adega”, lembra.

Segundo ele, hoje são servidos desde vinhos para entrada como vinhos mais tops, harmonizando o cardápio oferecido. “Temos uma variedade para atender todo mundo, com entrada, saladas, porções, lanches.

Os pratos para jantar, a gente tem aves, carnes, peixes e frutos do mar, sobremesas. Na temporada de outono/inverno a gente serve Fondue. Para ter uma experiência diferente, tentar agradar os gostos mais variados.”

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Marina Fávaro


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.