Destaque
À luz de velas e com estética antiga, o local já ganhou nove prêmios Veja consecutivos
Por: Ana Luiza Frozino Gomes

Fundado em 1995, o Cafezal Bar, que anteriormente era uma pequena cafeteria com cinco mesas, tinha apenas um cardápio. Localizado no coração do Cambuí em Campinas, hoje é um dos melhores lugares para um casal, de acordo com a revista Veja, que já condecorou nove consecutivos prêmios ao restaurante.

Aberto de terça a sábado a partir das 19:00, o espaço geralmente não tem um horário de fechamento, mas fecha entre 00:00 e 1:00 da manhã.
Com uma decoração intimista, o local conta com objetos antigos como telefones, rádios e relógios, além de ter a iluminação baixa e possuir velas em todas as mesas, para dar uma sensação de romantismo.
O restaurante em si é estrategicamente feito para os apaixonados, desde os pratos e drinks, até as festas e eventos promovidos pelo espaço, sendo alguns deles: “Valentines Day, Dia da Mulher, Dia dos Namorados”, entre muitos outros. A casa ainda conta com um repertório de MPB, samba, jazz, blues, tendo música ao vivo todos os dias até as 23 horas e em finais de semana, até 00:30.
Ao ser perguntado sobre o cardápio e a carta de vinhos, o atual dono, Rafael Machado contou um pouco da história da adega do restaurante, que hoje conta com espaço para mil garrafas e possui 160 rótulos de 12 países.

“A carta de vinhos não existia. Quando eu comprei o bar, a demanda por vinho era muito baixa, e eu sempre achei que uma casa romântica, uma casa para ir a dois combinava. Então quando eu fui introduzindo pratos para jantar, que a casa só tinha petisco e lanche, eu também trouxe os vinhos. Isso foi gradativo, foi crescendo, da mesma forma que os pratos foram ficando mais elaborados, a carta de vinhos foi ficando maior, até que em sete anos eu fiz a adega”, lembra.
Segundo ele, hoje são servidos desde vinhos para entrada como vinhos mais tops, harmonizando o cardápio oferecido. “Temos uma variedade para atender todo mundo, com entrada, saladas, porções, lanches.
Os pratos para jantar, a gente tem aves, carnes, peixes e frutos do mar, sobremesas. Na temporada de outono/inverno a gente serve Fondue. Para ter uma experiência diferente, tentar agradar os gostos mais variados.”
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Marina Fávaro
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.