Destaque
Atividade ocorre todo final de semana de abril, voltada a crianças maiores de 4 anos
Por Mariana Dadamo
Em todos os finais de semana do mês de abril, está acontecendo uma oficina de robótica gratuita para crianças a partir de 4 anos no Shopping ParkCity Sumaré. O shopping, junto com a instituição Ensina Mais, disponibilizou aulas das 14h às 18h no período de 1 hora-aula com no máximo 9 alunos visando estimular a criação e conhecimento das crianças com a tecnologia.
As crianças se interessam no projeto por terem a ideia de fazer um robô, mas também trabalham a coordenação motora fina e o raciocínio lógico. João Lucas Pereira, de 9 anos, revelou fascínio por construir seu próprio robô e vê-lo funcionar. “Eu gosto muito de montar coisas, mas fazer funcionar foi muito mais divertido”, comentou quando testava seu robô no último final de semana.
O fato de os filhos tomarem a iniciativa de participar da oficina deixou os pais intrigados com o funcionamento do projeto, pois é algo com o qual nunca haviam tido contato. Atualmente cresce o interesse pela área da tecnologia. Fabiana Barros, 38, é bancária e acredita que a oficina trará benefícios no futuro para sua filha. “A Érica é muito curiosa e, como foi ela que quis participar, tenho certeza de que ela siga essa área ou influencie na sua decisão”.
Já Juliana Pereira, 37, é manicure e incentivou seu filho a participar, já que o evento, além de ser gratuito, oferece certificado de participação. “Achei interessante ser um evento que não precisa pagar e, como o João adora tecnologia e é criativo, ele ficou todo animado quando viu”, conta.
A Ensina Mais é uma instituição que tem uma proposta para o ensino lúdico, do primeiro ao nono ano, para reforçar a educação escolar. Com o ensinamento a partir da dificuldade do aluno e incentivo na área tecnológica, durante as aulas é trabalhada a liderança, competitividade e memória.
A robótica é feita com peças de montar específicas da instituição e utilizam um aplicativo de celular na programação próprio para fazer o motor funcionar. A organizadora do evento e professora Larissa Matoso, 35, afirma que “não podemos fugir da tecnologia, todos estão inseridos e ensinar a robótica é o passo inicial”.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Melyssa Kell
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino