Destaque
Atividade ocorre todo final de semana de abril, voltada a crianças maiores de 4 anos
Por Mariana Dadamo

Em todos os finais de semana do mês de abril, está acontecendo uma oficina de robótica gratuita para crianças a partir de 4 anos no Shopping ParkCity Sumaré. O shopping, junto com a instituição Ensina Mais, disponibilizou aulas das 14h às 18h no período de 1 hora-aula com no máximo 9 alunos visando estimular a criação e conhecimento das crianças com a tecnologia.
As crianças se interessam no projeto por terem a ideia de fazer um robô, mas também trabalham a coordenação motora fina e o raciocínio lógico. João Lucas Pereira, de 9 anos, revelou fascínio por construir seu próprio robô e vê-lo funcionar. “Eu gosto muito de montar coisas, mas fazer funcionar foi muito mais divertido”, comentou quando testava seu robô no último final de semana.
O fato de os filhos tomarem a iniciativa de participar da oficina deixou os pais intrigados com o funcionamento do projeto, pois é algo com o qual nunca haviam tido contato. Atualmente cresce o interesse pela área da tecnologia. Fabiana Barros, 38, é bancária e acredita que a oficina trará benefícios no futuro para sua filha. “A Érica é muito curiosa e, como foi ela que quis participar, tenho certeza de que ela siga essa área ou influencie na sua decisão”.

Já Juliana Pereira, 37, é manicure e incentivou seu filho a participar, já que o evento, além de ser gratuito, oferece certificado de participação. “Achei interessante ser um evento que não precisa pagar e, como o João adora tecnologia e é criativo, ele ficou todo animado quando viu”, conta.
A Ensina Mais é uma instituição que tem uma proposta para o ensino lúdico, do primeiro ao nono ano, para reforçar a educação escolar. Com o ensinamento a partir da dificuldade do aluno e incentivo na área tecnológica, durante as aulas é trabalhada a liderança, competitividade e memória.
A robótica é feita com peças de montar específicas da instituição e utilizam um aplicativo de celular na programação próprio para fazer o motor funcionar. A organizadora do evento e professora Larissa Matoso, 35, afirma que “não podemos fugir da tecnologia, todos estão inseridos e ensinar a robótica é o passo inicial”.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Melyssa Kell
Veja mais matéria sobre Destaque

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.