Destaque
Atividade ocorre todo final de semana de abril, voltada a crianças maiores de 4 anos
Por Mariana Dadamo

Em todos os finais de semana do mês de abril, está acontecendo uma oficina de robótica gratuita para crianças a partir de 4 anos no Shopping ParkCity Sumaré. O shopping, junto com a instituição Ensina Mais, disponibilizou aulas das 14h às 18h no período de 1 hora-aula com no máximo 9 alunos visando estimular a criação e conhecimento das crianças com a tecnologia.
As crianças se interessam no projeto por terem a ideia de fazer um robô, mas também trabalham a coordenação motora fina e o raciocínio lógico. João Lucas Pereira, de 9 anos, revelou fascínio por construir seu próprio robô e vê-lo funcionar. “Eu gosto muito de montar coisas, mas fazer funcionar foi muito mais divertido”, comentou quando testava seu robô no último final de semana.
O fato de os filhos tomarem a iniciativa de participar da oficina deixou os pais intrigados com o funcionamento do projeto, pois é algo com o qual nunca haviam tido contato. Atualmente cresce o interesse pela área da tecnologia. Fabiana Barros, 38, é bancária e acredita que a oficina trará benefícios no futuro para sua filha. “A Érica é muito curiosa e, como foi ela que quis participar, tenho certeza de que ela siga essa área ou influencie na sua decisão”.

Já Juliana Pereira, 37, é manicure e incentivou seu filho a participar, já que o evento, além de ser gratuito, oferece certificado de participação. “Achei interessante ser um evento que não precisa pagar e, como o João adora tecnologia e é criativo, ele ficou todo animado quando viu”, conta.
A Ensina Mais é uma instituição que tem uma proposta para o ensino lúdico, do primeiro ao nono ano, para reforçar a educação escolar. Com o ensinamento a partir da dificuldade do aluno e incentivo na área tecnológica, durante as aulas é trabalhada a liderança, competitividade e memória.
A robótica é feita com peças de montar específicas da instituição e utilizam um aplicativo de celular na programação próprio para fazer o motor funcionar. A organizadora do evento e professora Larissa Matoso, 35, afirma que “não podemos fugir da tecnologia, todos estão inseridos e ensinar a robótica é o passo inicial”.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Melyssa Kell
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.