Destaque
‘Conexão literária’ reuniu 19 autores de Paulínia em busca do encontro direto com seus leitores
Por: Bianca de Freitas
O shopping Paulínia Winner Mall recebeu, no último final de semana, a 1ª edição do Conexão Literária, iniciativa que contou com a participação de 19 escritores residentes no município. O evento contou com roda de conversa, palestras e feira de troca de livros com o objetivo de incentivar a leitura na região.
“A falta de eventos no interior dificulta a divulgação do meu trabalho, pois os custos de viagens para eventos na capital são muito altos”, afirmou Patrícia Maiolini, de 25 anos, psicóloga e autora de cinco livros do gênero suspense publicados pela editora Sinna. Patrícia se contenta em participar de atividades na região, mas entende que o número de leitores fica reduzido.
A escassez de eventos literários e focados em cultura causa um descontentamento nos autores, pois não contam com espaços para uma interação direta com o público, principalmente com seus seguidores e com outros escritores. O encontro promovido em Paulínia teve por finalidade trocar experiências e criar uma proximidade com os leitores.
Letícia Vitorino e Luiza Stradiotto, ambas com 25 anos, são amigas há mais de 10 anos e, em 2022, lançaram seu primeiro livro juntas, “O reino de Atra”, uma fantasia que acompanha as aventuras de personagens pela terra medieval enquanto disputam a coroa. A ideia surgiu de uma redação, e elas intercalaram a escrita do livro por capítulos.
As duas comentaram sobre as dificuldades de comparecer em eventos literários maiores como os que acontecem em São Paulo. Devido à falta de apoio financeiro, precisam bancar tudo do próprio bolso, o que não consideram vantajoso, já que na maioria das vezes a quantidade de livros vendidos não é suficiente para cobrir os gastos da viagem.
A internet atualmente é o principal meio de contato entre escritor e leitor devido à acessibilidade que proporciona, mas os autores anseiam por um encontro físico, onde possam de fato conhecer aqueles que admiram seu trabalho. Os direitos autorais na era digital, a desvalorização da literatura nacional, o custo de publicação de livros e a dificuldade de conquistar leitores são alguns dos vários desafios enfrentados pelos escritores contemporâneos.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Melyssa Kell
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino