Destaque
“Emprego, Renda, Direitos e Democracia” é o novo lema da manifestação do Dia do Trabalhador
Por: Giovanna Sottero
O Ato 1º de Maio Unificado, que reunirá representantes de várias centrais sindicais, ocorre na segunda-feira, 1 de maio, com concentração a partir das 9h no Largo do Pará, no Centro de Campinas, e será marcado pelo lema “Emprego, Renda, Direitos e Democracia”.

O Dia dos Trabalhadores é comemorado no mundo todo no primeiro dia de maio e aborda diversas pautas e reivindicações feitas pelos trabalhadores. “Todos os anos é realizada essa manifestação, e abordamos diversas pautas e reivindicações nesse dia, nós reafirmamos nossas bandeiras de luta”, argumenta Jair dos Santos, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos e um dos organizadores da manifestação em Campinas.
Este ano, as pautas abordadas vão desde redução da jornada de trabalho e o fim do desemprego até o fim da violência contra as mulheres, jovens negros e pobres da periferia, explica Jair. Os trabalhadores levarão às ruas 15 reivindicações principais, entre elas estão novos direitos, defesa da democracia e revogação das reformas trabalhistas e previdenciária

Após a eleição do novo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, existe uma grande expectativa vinda da maior parte da classe trabalhadora, pois é esperado deste novo governo mudanças e melhorias nos direitos dos trabalhadores após a saída do ex-presidente, Jair Bolsonaro.
“Sim, já dá para notar diversas alterações que estão ocorrendo graças a mudança de governo, diversas empresas estatais que foram tiradas da lista de privatização, retomada das fiscalização do IBAMA e o fato do país ter voltado a ser visto com respeito pela comunidade internacional”, alega o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos.
Uma campanha para arrecadação de alimentos também está sendo feita pelos organizadores. Com o lema “Emprego, Renda, Direitos e Democracia”, a manifestação vai ocorrer na segunda feira, 1 de maio, às 9h no Largo do Pará, na Avenida Aquidabã, 211 no Centro de Campinas, e também às 9h, será celebrada a missa do trabalhador na Igreja Catedral e as 10:30h o Ato político.
Orientação: Prof. Gilberto Roldão
Edição: Giovanna Sottero
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.