Destaque
“Emprego, Renda, Direitos e Democracia” é o novo lema da manifestação do Dia do Trabalhador
Por: Giovanna Sottero
O Ato 1º de Maio Unificado, que reunirá representantes de várias centrais sindicais, ocorre na segunda-feira, 1 de maio, com concentração a partir das 9h no Largo do Pará, no Centro de Campinas, e será marcado pelo lema “Emprego, Renda, Direitos e Democracia”.
O Dia dos Trabalhadores é comemorado no mundo todo no primeiro dia de maio e aborda diversas pautas e reivindicações feitas pelos trabalhadores. “Todos os anos é realizada essa manifestação, e abordamos diversas pautas e reivindicações nesse dia, nós reafirmamos nossas bandeiras de luta”, argumenta Jair dos Santos, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos e um dos organizadores da manifestação em Campinas.
Este ano, as pautas abordadas vão desde redução da jornada de trabalho e o fim do desemprego até o fim da violência contra as mulheres, jovens negros e pobres da periferia, explica Jair. Os trabalhadores levarão às ruas 15 reivindicações principais, entre elas estão novos direitos, defesa da democracia e revogação das reformas trabalhistas e previdenciária
Após a eleição do novo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, existe uma grande expectativa vinda da maior parte da classe trabalhadora, pois é esperado deste novo governo mudanças e melhorias nos direitos dos trabalhadores após a saída do ex-presidente, Jair Bolsonaro.
“Sim, já dá para notar diversas alterações que estão ocorrendo graças a mudança de governo, diversas empresas estatais que foram tiradas da lista de privatização, retomada das fiscalização do IBAMA e o fato do país ter voltado a ser visto com respeito pela comunidade internacional”, alega o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos.
Uma campanha para arrecadação de alimentos também está sendo feita pelos organizadores. Com o lema “Emprego, Renda, Direitos e Democracia”, a manifestação vai ocorrer na segunda feira, 1 de maio, às 9h no Largo do Pará, na Avenida Aquidabã, 211 no Centro de Campinas, e também às 9h, será celebrada a missa do trabalhador na Igreja Catedral e as 10:30h o Ato político.
Orientação: Prof. Gilberto Roldão
Edição: Giovanna Sottero
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino