Destaque
“Emprego, Renda, Direitos e Democracia” é o novo lema da manifestação do Dia do Trabalhador
Por: Giovanna Sottero
O Ato 1º de Maio Unificado, que reunirá representantes de várias centrais sindicais, ocorre na segunda-feira, 1 de maio, com concentração a partir das 9h no Largo do Pará, no Centro de Campinas, e será marcado pelo lema “Emprego, Renda, Direitos e Democracia”.

O Dia dos Trabalhadores é comemorado no mundo todo no primeiro dia de maio e aborda diversas pautas e reivindicações feitas pelos trabalhadores. “Todos os anos é realizada essa manifestação, e abordamos diversas pautas e reivindicações nesse dia, nós reafirmamos nossas bandeiras de luta”, argumenta Jair dos Santos, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos e um dos organizadores da manifestação em Campinas.
Este ano, as pautas abordadas vão desde redução da jornada de trabalho e o fim do desemprego até o fim da violência contra as mulheres, jovens negros e pobres da periferia, explica Jair. Os trabalhadores levarão às ruas 15 reivindicações principais, entre elas estão novos direitos, defesa da democracia e revogação das reformas trabalhistas e previdenciária

Após a eleição do novo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, existe uma grande expectativa vinda da maior parte da classe trabalhadora, pois é esperado deste novo governo mudanças e melhorias nos direitos dos trabalhadores após a saída do ex-presidente, Jair Bolsonaro.
“Sim, já dá para notar diversas alterações que estão ocorrendo graças a mudança de governo, diversas empresas estatais que foram tiradas da lista de privatização, retomada das fiscalização do IBAMA e o fato do país ter voltado a ser visto com respeito pela comunidade internacional”, alega o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos.
Uma campanha para arrecadação de alimentos também está sendo feita pelos organizadores. Com o lema “Emprego, Renda, Direitos e Democracia”, a manifestação vai ocorrer na segunda feira, 1 de maio, às 9h no Largo do Pará, na Avenida Aquidabã, 211 no Centro de Campinas, e também às 9h, será celebrada a missa do trabalhador na Igreja Catedral e as 10:30h o Ato político.
Orientação: Prof. Gilberto Roldão
Edição: Giovanna Sottero
Veja mais matéria sobre Destaque

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.