Destaque
Comissão de Estudos presidida pelo vereador Paulo Gaspar quer evitar tragédias em parques de Campinas
Por Daniel Ribeiro
Na reunião da comissão especial de estudos da arborização urbana, realizada na sexta-feira (3), na Câmara Municipal de Campinas, a engenheira agrícola Raquel Gonçalves e o agrônomo Ivan Alvarez propuseram tecnologias de manejo para prevenção de riscos relacionados à queda de árvores no município. A proposta é que essas tecnologias venham a nortear o controle, censo e manutenção das espécimes da cidade, buscando evitar tragédias como as que ocorreram em 28 de dezembro e 24 de janeiro, quando duas pessoas foram vitimadas por queda de espécimes em parques públicos.

A professora da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp, Raquel e seu colega Alvarez, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, ressaltaram o valor ecológico e econômico das árvores, bem como as novas tecnologias podem permitir um monitoramento mais eficiente. A docente apresentou dados da prefeitura de Madrid (Espanha) que demonstram que a arborização eficiente e organizada da cidade representa uma economia de EU$ 7,9 milhões ao ano para os cofres públicos.
Já o pesquisador Ivan Alvarez abordou o portal Árvores de Campinas, criado pela Embrapa e disponível à população. Nele, os interessados podem verificar localização, tipo, espécimes e densidade de árvores por quarteirão. Além de servir para consultas, Alvarez propôs que o portal seja usado como uma ferramenta geocolaborativa, pela qual a população, com um aplicativo no celular, poderá alimentar um banco de dados sobre a situação individual das espécimes, com informações salvas em um sistema RDIF, de identificação de radiofrequência.
Os especialistas ainda demonstraram tecnologias nacionais que auxiliam na arboricultura, sendo duas delas desenvolvidas na Unicamp nas áreas de tomografia e ultrassonografia. Além de mais eficientes que as convencionais, em determinadas situações evitam os métodos invasivos de perfuração. Esses aparelhos não se limitam ao meio acadêmico, e já são utilizados em campo, sendo alguns deles produzidos e comercializados no país.

A Comissão, presidida pelo vereador Paulo Gaspar, foi instaurada no dia 10 de fevereiro após o pedido para criação de uma CPI legislativa não ganhar apoio suficiente. O vereador conta que espera que a Comissão de Estudos proponha uma legislação efetiva e atual, e que no final haja transparência do poder público no cumprimento das resoluções. Gaspar afirmou ainda que as novas tecnologias são vitais para o diagnóstico do progresso das políticas públicas de arborização. Segundo disse, os dados produzidos por elas serão um parâmetro para a fiscalização da efetividade e qualidade do serviço oferecido pelo órgão responsável.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Melyssa Kell
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.