Destaque
Comissão de Estudos presidida pelo vereador Paulo Gaspar quer evitar tragédias em parques de Campinas
Por Daniel Ribeiro
Na reunião da comissão especial de estudos da arborização urbana, realizada na sexta-feira (3), na Câmara Municipal de Campinas, a engenheira agrícola Raquel Gonçalves e o agrônomo Ivan Alvarez propuseram tecnologias de manejo para prevenção de riscos relacionados à queda de árvores no município. A proposta é que essas tecnologias venham a nortear o controle, censo e manutenção das espécimes da cidade, buscando evitar tragédias como as que ocorreram em 28 de dezembro e 24 de janeiro, quando duas pessoas foram vitimadas por queda de espécimes em parques públicos.

A professora da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp, Raquel e seu colega Alvarez, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, ressaltaram o valor ecológico e econômico das árvores, bem como as novas tecnologias podem permitir um monitoramento mais eficiente. A docente apresentou dados da prefeitura de Madrid (Espanha) que demonstram que a arborização eficiente e organizada da cidade representa uma economia de EU$ 7,9 milhões ao ano para os cofres públicos.
Já o pesquisador Ivan Alvarez abordou o portal Árvores de Campinas, criado pela Embrapa e disponível à população. Nele, os interessados podem verificar localização, tipo, espécimes e densidade de árvores por quarteirão. Além de servir para consultas, Alvarez propôs que o portal seja usado como uma ferramenta geocolaborativa, pela qual a população, com um aplicativo no celular, poderá alimentar um banco de dados sobre a situação individual das espécimes, com informações salvas em um sistema RDIF, de identificação de radiofrequência.
Os especialistas ainda demonstraram tecnologias nacionais que auxiliam na arboricultura, sendo duas delas desenvolvidas na Unicamp nas áreas de tomografia e ultrassonografia. Além de mais eficientes que as convencionais, em determinadas situações evitam os métodos invasivos de perfuração. Esses aparelhos não se limitam ao meio acadêmico, e já são utilizados em campo, sendo alguns deles produzidos e comercializados no país.

A Comissão, presidida pelo vereador Paulo Gaspar, foi instaurada no dia 10 de fevereiro após o pedido para criação de uma CPI legislativa não ganhar apoio suficiente. O vereador conta que espera que a Comissão de Estudos proponha uma legislação efetiva e atual, e que no final haja transparência do poder público no cumprimento das resoluções. Gaspar afirmou ainda que as novas tecnologias são vitais para o diagnóstico do progresso das políticas públicas de arborização. Segundo disse, os dados produzidos por elas serão um parâmetro para a fiscalização da efetividade e qualidade do serviço oferecido pelo órgão responsável.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Melyssa Kell
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.