Destaque
Lançado em Campinas, livro reúne textos de 21 estudiosos brasileiros, de diferentes áreas de conhecimento
Por: Letícia Almeida
“Um povo que não conhece a sua cultura e que não a defende é fruto de um processo claro e evidente de aculturamento das nações mais desenvolvidas, é um povo dominado, sem identidade”. A afirmação foi feita pelo professor Roberto Brito de Carvalho, nesta quinta-feira (16), em mesa redonda na PUC-Campinas, para o lançamento do livro Carnaval… Carnavais: Múltiplos Olhares Sobre o Fenômeno, do qual é um dos 21 coautores.

Na obra, Carvalho, que é diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da instituição, abordou o capítulo referente aos impactos dos festejos de Carnaval na economia do país. Em sua participação, o docente chamou atenção para a necessidade de haver investimentos públicos no Carnaval, pois além de trazer um grande retorno financeiro, este fenômeno cultural é de extrema importância para a construção da identidade nacional e para a compreensão da diversidade.
“Há a necessidade de método, de trabalho e de pesquisa para que as pessoas possam ver para além do desfile. Uma escola de samba, na menor das hipóteses, é um ponto de irradiação de cultura, de assistência social, de cuidados com a saúde, de interação, de respeito, lazer e educação”, observou o docente.
Roberta Gaio, professora do Centro Universitário Salesiano e uma das organizadoras do livro, abordou a pesquisa que fez com as personagens que costumam frequentar a chamada “Ala das Baianas”. “Elas são o coração das escolas de samba”, apontou a docente ao estudar os impactos sociais que as agremiações carnavalescas levam às comunidades onde estão instaladas.

“Têm muitos projetos sociais, e as Baianas mostram isso. Há escolas que têm projeto para reformar as casas das pessoas, projetos de entrega de cestas básicas. Então, o contexto é muito importante para a sociedade”, disse a pesquisadora.
Roberta ainda falou sobre o processo de produção do livro, que se iniciou com um edital público em âmbito nacional, tendo resultado em contribuições de autores de diferentes regiões do país. “Carnaval é um momento de encontros, e o livro nasce desse encontro de pessoas que têm uma relação muito grande com o Carnaval”, disse no lançamento da obra.
A decisão de buscar contribuições de autores de diversas áreas de conhecimento se deu pelo fato de o Carnaval ser uma manifestação que pode ser estudada por todos os campos do saber, disse a docente.
Os professores Celso Pedroso de Campos Filho, da Faculdade de Administração, e Cândido Ferreira da Silva Filho, da Faculdade de Ciências Econômicas, ambas da PUC-Campinas, também estão presentes na obra. Cândido produziu um capítulo que contou com a parceria de Eduardo dos Santos, presidente da escola de samba Acadêmicos do Tatuapé, abordando a sustentabilidade no Carnaval.

“A escola Acadêmicos do Tatuapé recicla 100% das suas fantasias, não vende. O folião ganha a fantasia e, depois que desfila, devolve a fantasia para ser reciclada. Poupa-se recursos da natureza e recursos econômicos”, disse Cândido Ferreira. Para ele, este é um exemplo de que sustentabilidade e Carnaval podem andar juntos. Além da valorização cultural, dos impactos na economia e na sustentabilidade, o livro também traz reflexões sobre diversidade e inclusão, além de estudar o papel do Carnaval na educação e no turismo. A obra possui 204 páginas e está disponível gratuitamente, na versão e-book, no site da Editora Bagai.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Melyssa Kell
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.