Destaque
Lançado em Campinas, livro reúne textos de 21 estudiosos brasileiros, de diferentes áreas de conhecimento
Por: Letícia Almeida
“Um povo que não conhece a sua cultura e que não a defende é fruto de um processo claro e evidente de aculturamento das nações mais desenvolvidas, é um povo dominado, sem identidade”. A afirmação foi feita pelo professor Roberto Brito de Carvalho, nesta quinta-feira (16), em mesa redonda na PUC-Campinas, para o lançamento do livro Carnaval… Carnavais: Múltiplos Olhares Sobre o Fenômeno, do qual é um dos 21 coautores.
Na obra, Carvalho, que é diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da instituição, abordou o capítulo referente aos impactos dos festejos de Carnaval na economia do país. Em sua participação, o docente chamou atenção para a necessidade de haver investimentos públicos no Carnaval, pois além de trazer um grande retorno financeiro, este fenômeno cultural é de extrema importância para a construção da identidade nacional e para a compreensão da diversidade.
“Há a necessidade de método, de trabalho e de pesquisa para que as pessoas possam ver para além do desfile. Uma escola de samba, na menor das hipóteses, é um ponto de irradiação de cultura, de assistência social, de cuidados com a saúde, de interação, de respeito, lazer e educação”, observou o docente.
Roberta Gaio, professora do Centro Universitário Salesiano e uma das organizadoras do livro, abordou a pesquisa que fez com as personagens que costumam frequentar a chamada “Ala das Baianas”. “Elas são o coração das escolas de samba”, apontou a docente ao estudar os impactos sociais que as agremiações carnavalescas levam às comunidades onde estão instaladas.
“Têm muitos projetos sociais, e as Baianas mostram isso. Há escolas que têm projeto para reformar as casas das pessoas, projetos de entrega de cestas básicas. Então, o contexto é muito importante para a sociedade”, disse a pesquisadora.
Roberta ainda falou sobre o processo de produção do livro, que se iniciou com um edital público em âmbito nacional, tendo resultado em contribuições de autores de diferentes regiões do país. “Carnaval é um momento de encontros, e o livro nasce desse encontro de pessoas que têm uma relação muito grande com o Carnaval”, disse no lançamento da obra.
A decisão de buscar contribuições de autores de diversas áreas de conhecimento se deu pelo fato de o Carnaval ser uma manifestação que pode ser estudada por todos os campos do saber, disse a docente.
Os professores Celso Pedroso de Campos Filho, da Faculdade de Administração, e Cândido Ferreira da Silva Filho, da Faculdade de Ciências Econômicas, ambas da PUC-Campinas, também estão presentes na obra. Cândido produziu um capítulo que contou com a parceria de Eduardo dos Santos, presidente da escola de samba Acadêmicos do Tatuapé, abordando a sustentabilidade no Carnaval.
“A escola Acadêmicos do Tatuapé recicla 100% das suas fantasias, não vende. O folião ganha a fantasia e, depois que desfila, devolve a fantasia para ser reciclada. Poupa-se recursos da natureza e recursos econômicos”, disse Cândido Ferreira. Para ele, este é um exemplo de que sustentabilidade e Carnaval podem andar juntos. Além da valorização cultural, dos impactos na economia e na sustentabilidade, o livro também traz reflexões sobre diversidade e inclusão, além de estudar o papel do Carnaval na educação e no turismo. A obra possui 204 páginas e está disponível gratuitamente, na versão e-book, no site da Editora Bagai.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Melyssa Kell
Veja mais matéria sobre Destaque
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino
Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba
Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna