Destaque
Museu da cidade exibe um memorial em homenagem aos soldados que participaram da Segunda Guerra
Por: Emily Castro e Sarah Souza
O Museu Municipal “Bernardino de Campos”, localizado no Centro de Amparo foi construído em 1885 para ser residência do Coronel Luiz de Sousa Leite, Barão de Socorro, proprietário de terras e vereador da cidade.

Atualmente, o prédio tornou-se sede do Museu histórico e pedagógico de Amparo que possui um acervo de 18 mil peças que contam, de alguma forma, a história da cidade e da região.
Após a morte do Coronel, a casa foi utilizada como sede da Prefeitura, Câmara Municipal e Serviço de Água e Esgoto até se transformar no Museu em 29 de novembro de 1975. Fechado desde 2010 para reforma, foi reinaugurado em 2016 e conta com oito setores divididos por temas que facilitam o entendimento dos visitantes e possibilitam a imersão na história da cidade, são eles:
Tempo da cidade: Espaço que conta sobre a fundação do município, nomes importantes para o desenvolvimento da região, além de fatos curiosos e inusitados que ocorreram na cidade como a queda de um meteorito em 1912.
Hora de plantar: É um setor destinado a mostrar como eram os plantios da época, enfatizando a história do café devido a sua contribuição econômica, conta com instrumentos de trabalho que eram utilizados e artefatos produzidos no período.
Hora de comer: Repleto de utensílios de cozinha, ajudam a entender como funcionava a alimentação neste período e como eram utilizados certos objetos primordiais como: geladeiras antigas, galões de leite e louças.
Hora de vestir: Cheio de roupas elegantes, sapatos e utensílios de beleza, mostra como era a vida das mulheres antigamente, o estilo adotado por elas e como eram desempenhados os cuidados do lar.
Hora de brincar: Setor conta com brinquedos coloridos e antigos pertencentes as crianças.
Hora de encontrar: Expõe artigos eletrônicos antigos como os primeiros modelos de televisão, rádios, telefones, câmeras dentre outros artefatos.
Hora de cuidar: Com uma temática médica, conta sobre os métodos medicinais utilizados por dentistas, médicos e enfermeiras expondo seus instrumentos de trabalho.
Hora de pensar: Com um tocante memorial em homenagem a vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial, o Museu comemora o retorno de seus soldados, que completou 77 anos em 15 de agosto. Além de contar com uniformes, armas, balas, granadas e utensílios de sobrevivência, há ainda um mural com fotos comoventes dos homens falecidos, medalhas de honra aos combatentes, cartas enviadas e recebidas durante a batalha e um monumento construído com nome dos soldados como forma de “Homenagem de Amparo a seus filhos 1932 a 1945”.

Serviço:
Museu Municipal “Bernardino de Campos”
Rua Luiz Leite, 7- centro – Amparo
Funcionamento de quarta à sábado, das 10h às 16h e aos domingos das 09h às 15h.
Facebook: Museu Bernardino de Campos
Orientação: Profa. Amanda Artioli
Edição: Luís Felipe Buzzetti
Veja mais matéria sobre Destaque

Projeto que muda a trajetória de adolescentes por meio da educação gratuita é destaque no Giro RMC
O programa também aborda a importância da arte para a construção da cidadania do campineiro

Morungaba terá dia especial da inclusão neste domigo
Evento quer aproximar autistas com outras crianças para que, juntas, possam criar um ambiente mais seguro

Jornalistas da EPTV ministram aulas especiais na PUC-Campinas
Thalles Bruno, Talita Nonato e Jorge Talmon compartilharam suas experiências no telejornalismo em bate-papo com alunos.

Pane di Padre aposta na fermentação natural
Padaria da cidade de Vinhedo se destaca por produzir pães artesanais, doces, salgados e produtos sem glúten.

Abril Azul e Dia do Jornalista ganham destaque no Giro RMC
Programa transmitido nesse sábado, 5 de abril, destaca o Transtorno do Espectro Autista e a importância do jornalismo.

Mirante de Caconde é um refúgio de beleza, ar puro e paz
A menos de três horas de Campinas, o lugar oferece conexão com a natureza e um toque de misticismo.