Cultura & Espetáculos
Área verde, animais e história são alguns dos elementos que ocupam um dos parques mais antigos da cidade
Por: Ana Beatriz Silva


Criado na década de 1880, o Bosque dos Jequitibás, localizado no centro da cidade de Campinas, é uma das mais antigas áreas de lazer da cidade. Além da vasta área verde, conta com diversas espécies de animais que foram resgatados de tráficos ou violência, recebendo cuidados especializados e expostos para que os visitantes possam observar e aprender sobre cada um deles. Conta também com um Museu, um Centro de Educação Ambiental, um Aquário e a Casa dos Animais Interessantes, sendo, por isso, um ótimo ponto para passeios escolares.
Além disso, de acordo com a prefeitura do munícipio, mais de 300 espécies vivem soltas pelo bosque. Cutias, tucanos, bichos-preguiças e calangos são alguns dos animais que podem ser observados durante o passeio, todos pertencentes a fauna nativa da região. Dentro da área estão dispostos também quiosques que fornecem comidas e bebidas, um playground infantil para a criançada e uma área equipada com aparelhos para aqueles que querem integrar exercícios físicos a caminhada.

O Bosque tem uma área total de dez hectares, cercando um espaço de 2,33 hectares da Mata Atlântica. Para sua preservação, foi tombado pela CONDEPACC (Conselho de Defesa de Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas) em 1993.
Ele fica localizado na Rua Coronel Quirino – 02, em Campinas e funciona de terça-feira à domingo das 6h às 18h. A entrada é gratuita e o local conta com barracas para alimentação. O telefone para contato é (19) 3231-8795.
Orientação: Profa. Amanda Artioli
Edição: Henrick Borba
Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos

Festa das Nações chega ao Distrito de Joaquim Egídio
A festa vai oferecer barracas de artesanato, gastronomia e shows musicais que remetem às tradições das determinadas nações.

Dia da Dança tem mais de 20 coreografias em Nova Odessa
Meire Prado, diretora da escola, disse que esse momento é essencial para reforçar a importância da cultura para as pessoas.

Gostos da Argentina, Coreia e Minas juntos num só lugar
O festival trouxe mais de 50 pratos típicos de países como Coreia do Sul, Japão, México, Uruguai, Espanha, Argentina.

Paixão de Cristo envolve mais de 300 pessoas
O tradicional espetáculo em Piracicaba ocorre nos dias 16 a 20 de abril, com seis sessões.

Unicamp promove experiência com cineasta brasileira
Através de diversos encontros, Laís Bodanzky compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.