Noticiário Geral

Envelhecimento saudável é tema de fórum na PUC-Campinas

Evento promovido pelo Vitalità será realizado presencialmente nos dois campus da Universidade e contará com roda de conversa, palestras e oficinas

Por Pietra Mesquita

Com o objetivo de promover reflexões, debates e atividades sociais para a população idosa, o Vitalità – Centro de Envelhecimento e Longevidade da PUC-Campinas promove amanhã, quinta-feira e dia 22 deste mês o II Fórum Vitalità de Envelhecimento e Longevidade, de forma presencial, nos dois campi da universidade. A temática do evento será “A década do envelhecimento saudável”.

O evento de amanhã começará às 9 horas no auditório da biblioteca do Campus II, com apresentação do Coral Vitalità. Em seguida, serão realizadas duas palestras com a moderação da profa. Mariana Reis Santimaria, coordenadora do Vitalità. A primeira, feita pela profa. Rosália Mater, abordará o tema “Saúde no curso de vida: construção individual ou coletiva?”. Na sequência, a profa. Samila Batistoni falará sobre a “Promoção das capacidades das pessoas idosas: comunidades amigáveis”. O primeiro dia do evento será finalizado com uma conversa interativa entre o público, no auditório da biblioteca do Campus II, sobre experiências amigáveis no combate ao idadismo.

Vanderlei Palandrani Junior está animado com a realização do II Fórum (Foto: Divulgação)

Oficinas

No dia 22, a partir das 14 horas, as atividades do II Fórum do Vitalità movimentarão diferentes salas e laboratórios do Centro de Linguagens e Comunicação (CLC), no Campus l, da PUC-Campinas. Das 14 às 15 horas será realizada uma roda de conversa para o público 60+ na sala 800, com o objetivo de discutir como as redes sociais impactam na velhice.

Das 15h15 às 17 horas acontecerão quatro oficinas, simultaneamente, todas no Prédio H7. Na sala 845A os professores Anderson Marques de Moraes, Maria Luísa Gazabim Simões Ballarin e Monise Cocetti, das faculdades de Educação Física, Terapia Ocupacional e Nutrição, respectivamente, coordenarão a oficina “Cuidados com a saúde depois dos 60”, que discutirá por meio de uma roda de conversa conceitos importantes para a promoção da saúde e prevenção de doenças com foco no envelhecimento saudável.

A professora Ciça Toledo, da Faculdade de Jornalismo, comandará a oficina de fotografia com o celular na sala 848 do prédio H7. O objetivo é trocar experiências sobre os recursos do aparelho para fazer fotografias, estimulando a memória afetiva dos participantes e a composição biográfica em um resgate histórico e cultural.

A moda estará na pauta da oficina que será realizada no Laboratório de Design de Moda, também no prédio H7 do CLC. Comandada pela profa. Andrea Cury, a oficina trará informações para que os interessados possam criar, recriar e inovar sua forma de vestir e exercer seu estilo e personalidade.

A quarta oficina, que acontecerá na sala 849, será a Jornada de “Design Thinking: Universidade amiga do Idoso no combate ao idadismo”, sob coordenação do professor Tomas Gunes Sniker, do Espaço Mescla da PUC-Campinas. A oficina contará ainda com a presença da profa. Mariana Reis Santimaria, do Vitalità; Karla Borghi, primeira secretária do Conselho Municipal do Idoso e coordenadora de política públicas para a pessoa idosa da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas; Lu Nunes, representante Compaz e Adriana Maria de Favari Viel, do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa Idosa-(IBDPI).

A estudante de Jornalismo Gabriela Lamas participou das oficinas de fotografia com o celular, do projeto (Foto: Ludmila Bianchi)

O objetivo desta oficina é refletir com os idosos estratégias de combate ao idadismo para construir uma Universidade cada vez mais engajada com os princípios da Universidade Amiga do Idoso, explica o gestor do Vitalità, Vanderlei Palandrani Junior. Para participar das oficinas será necessário fazer inscrição no site do Vitalità.

Equipe

O Vitalità conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais, estudantes e voluntários que se envolvem na promoção das atividades, oficinas e eventos. A estudante de Jornalismo Gabriela Lamas participou das oficinas de fotografia quando era estagiária no Vitalità, no primeiro semestre deste ano. “Foi uma fase muito boa. Eu me envolvi com o público 60+, criando uma troca de experiências e conhecimento. Durante as oficinas, os participantes sempre se mostraram confiantes nos nossos ensinamentos, assimilando os processos aos poucos, com paciência e gratidão, e isso me marcou muito”, afirmou.

Em setembro passado, o Vitalitá completou dois anos de atividades. Seu trabalho se sustenta em três pilares: pesquisa e a inovação; qualidade de vida e empreendedorismo sênior. “Em sua II edição, o Fórum de Envelhecimento e Longevidade do Vitalità PUC-Campinas busca articular o movimento da OMS, em denominar o período 2020-2030 como a Década do Envelhecimento Saudável, com o engajamento e impacto do projeto Vitalità na promoção de um espaço para o protagonismo 60+, cultura do convívio intergeracional e estímulo ao envelhecimento ativo”, explica o gestor do projeto. 

O trabalho do Vitalità rendeu à PUC-Campinas o reconhecimento como a primeira “Universidade Amiga do Idoso da América do Sul” pela Age Friendly University Global Network.

Serviço:

II Fórum Vitalità de Envelhecimento e Longevidade da PUC-Campinas

Dia 17, das 8h30 às 12 horas, no Campus II

Dia 22, das 14 às 17 horas, no Campus I

Para participar das oficinas é necessário fazer inscrição no site abaixo:

https://www.sympla.com.br/ii-forum-vitalita-de-envelhecimento-e-longevidade__1786254?share_id=0

Orientação: Profa. Cecília Toledo

Edição: Ana Clara Ornelas


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.