Destaque

Castelinho mistura arte e história em Catanduva

O patrimônio histórico da cidade que completa 100 anos é visita indispensável para quem procura um passeio, curioso e de arquitetura ímpar

Por: Marina Picon

Obra da exposição do Museu (Foto: Marina Picon) 

O Museu Municipal de Catanduva, mais conhecido como Castelinho fica localizado em Catanduva – SP, na esquina das Ruas Mato Grosso e Santa Catarina. O castelinho é parte importante da história da cidade, tombado em 2001 como patrimônio histórico e revitalizado em dezembro de 2012 tornou-se a pinacoteca municipal e atualmente o prédio abriga o Museu Municipal de Catanduva.7

É um ótimo ponto turístico para quem gosta de história e arte, lá você encontra as obras de arte que retratam a história da cidade além de exposições sazonais de artes plásticas e artes visuais. O prédio abriga salas de exposição, pesquisa, estúdio e uma área para contar a história do próprio castelinho.

Registro do monumento ao final da década de 90, anos antes da restauração (Foto: Marina Picon) 

O que mais encanta os turistas e locais é justamente a história do prédio, que começou em 1917, quando o espanhol e cafeicultor Emílio Barrionuevo decidiu construir sua casa no estilo que relembra a antiga Espanha e mistura uma influência ibérica, acredita-se que a construção tenha ficado pronta em 1922, comemorando seus 100 anos esse ano. Pela imponência da construção seu ao redor se tornou um ambiente de povoamento espanhol. Em 1940 o espanhol vendeu a casa para João Nasser, de descendência libanesa que viveu na casa até seu falecimento, Nasser sempre gostou de dar festas na casa, tornando o prédio muito conhecido e prestigiado. O nome popular “Castelinho” se deu pela pequena torre, que caracteriza o local e é o charme da cidade.

Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta das 08:00h às 17:00 e de sábado das 09:00h às 13:00h, sendo a visita gratuita e monitorada, divirta-se.

Orientação: Rose Bars

Edição: Bianca Bernardes


Veja mais matéria sobre Destaque

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas


Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes


Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas


Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags


Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas


O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.


Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste


O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.


Inteligência Artificial auxilia na criação musical


O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.


Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação


A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.