Destaque

Castelinho mistura arte e história em Catanduva

O patrimônio histórico da cidade que completa 100 anos é visita indispensável para quem procura um passeio, curioso e de arquitetura ímpar

Por: Marina Picon

Obra da exposição do Museu (Foto: Marina Picon) 

O Museu Municipal de Catanduva, mais conhecido como Castelinho fica localizado em Catanduva – SP, na esquina das Ruas Mato Grosso e Santa Catarina. O castelinho é parte importante da história da cidade, tombado em 2001 como patrimônio histórico e revitalizado em dezembro de 2012 tornou-se a pinacoteca municipal e atualmente o prédio abriga o Museu Municipal de Catanduva.7

É um ótimo ponto turístico para quem gosta de história e arte, lá você encontra as obras de arte que retratam a história da cidade além de exposições sazonais de artes plásticas e artes visuais. O prédio abriga salas de exposição, pesquisa, estúdio e uma área para contar a história do próprio castelinho.

Registro do monumento ao final da década de 90, anos antes da restauração (Foto: Marina Picon) 

O que mais encanta os turistas e locais é justamente a história do prédio, que começou em 1917, quando o espanhol e cafeicultor Emílio Barrionuevo decidiu construir sua casa no estilo que relembra a antiga Espanha e mistura uma influência ibérica, acredita-se que a construção tenha ficado pronta em 1922, comemorando seus 100 anos esse ano. Pela imponência da construção seu ao redor se tornou um ambiente de povoamento espanhol. Em 1940 o espanhol vendeu a casa para João Nasser, de descendência libanesa que viveu na casa até seu falecimento, Nasser sempre gostou de dar festas na casa, tornando o prédio muito conhecido e prestigiado. O nome popular “Castelinho” se deu pela pequena torre, que caracteriza o local e é o charme da cidade.

Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta das 08:00h às 17:00 e de sábado das 09:00h às 13:00h, sendo a visita gratuita e monitorada, divirta-se.

Orientação: Rose Bars

Edição: Bianca Bernardes


Veja mais matéria sobre Destaque

Idoso encara envelhecimento com mais atividades


Pessoas da faixa dos 60+ buscam qualidade de vida e atividades para que mantenham sua autonomia e bem-estar.


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.