Cultura & Espetáculos
O grupo aproveitou a pandemia para produzir novo disco, que tem lançamento previsto para 2023
Por Ana Clara Ornelas e Vitória Barros
Durante a pandemia, muitas áreas do segmento cultural foram fechadas ou interrompidas. Porém, para a banda campineira de pop rock Maremoto, formada por Franco Pigino no vocal, Lucas Faustino na guitarra e bateria e Pedro Benetton no baixo, esse foi o momento de investir em músicas autorais e se lançar para o mundo. O resultado do trabalho será mostrado ao público no próximo sábado (22), na casa noturna Brasuca Espaço Cultural, em Campinas. Além de apresentar novas produções, a banda apresentará sucessos já lançados.
A banda, que começou em 2019 como um cover de Artic Monkeys, já conta com nove músicas lançadas, sendo seis em um EP. Além disso, quatro clipes musicais estão disponíveis seu no canal no YouTube e, ano que vem, o grupo lançará seu primeiro disco autoral. “Será como uma história de amor. Tem seu começo, meio e fim e quando você acaba, pode recomeçar e vai ser igual”, conta Pigino.
O começo
Os três integrantes da banda se conheceram durante o período que estudaram na mesma escola, em Campinas. Segundo Pigino, ele sabia que Faustino e Bene – como Pedro é conhecido entre os amigos – já tocavam e se lembrava de suas apresentações em eventos escolares. Por isso, em 2019, ao procurar musicistas para a banda cover, não hesitou em chamar os colegas.
Desde o início, a banda já escrevia músicas autorais, mas foi apenas em 2021 que o EP “Só Mais um Estranho no Balcão” foi lançado. Diferente de outros grupos, o Maremoto não tem nenhuma música com um compositor oficial. Faustino conta que todos escrevem juntos e sempre se ajudam nas composições. “Existe uma empatia. A gente sempre tenta entender o que o outro está sentindo pra colocar isso na música”, conta o baterista. “Vejo a banda como um tripé, no qual todos os pés são necessários para se manter a sustentação”, completa o vocalista.
Dessa maneira, a banda criou uma identidade, já que todas as suas composições mostram um pouco de cada músico e de suas referências. “Gosto muito de pop, Harry Styles, por exemplo. Já o Bene curte uma coisa mais pesadona”, conta Pigino.
O futuro
Ainda este ano, a banda pretende lançar um single nos próximos meses. Para 2023, mais dois singles serão lançados antes do disco, que ainda não conta com uma data prevista. Segundo Pigino, faz dois anos que a banda se dedica à produção do disco. “O processo da construção de um álbum não é linear. As melhores músicas a gente foi guardando numa pasta e agora esse disco está vindo aí”, explica.
Além da expectativa dos próprios membros da banda Maremoto, existe também uma grande espera por parte dos fãs do grupo, como é o caso de Caroline Carneiro, que se declara “viciada” pelas músicas da banda e sempre gosta de escutá-las para se animar. “Estou muito ansiosa para os próximos lançamentos. Os singles que a banda lançou esse ano foram muito bons e estou com altas expectativas”, conta.
Além disso, pode-se esperar muitos outros shows do grupo em casas noturnas e bares por Campinas e região. Todos os detalhes são sempre repassados em suas redes sociais, com destaque para o Instagram e TikTok. Confira abaixo o clipe oficial do último single produzido pela banda:
Serviços:
Local: Brasuca Bar, Av. Santa Isabel, 800 – Barão Geraldo, Campinas – SP, 13084-012
Data: 22 de outubro de 2022 (sábado)
Horário: 21 horas
Ingressos: Pista – Promocional, primeiro lote: R$ 25,00. Site: https://www.multiingressos.com.br/evento/601/Brasuca_Indie
Gênero do evento: Festival
Classificação: 18 anos
Redes sociais da banda: @oficialmaremoto
Orientação: Profa. Cecília Toledo
Edição: Ana Clara Ornelas
Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos
Herói sem caráter reabre o MAC de Campinas
Macunaíma, de Mário de Andrade, inspira 34 artistas contemporâneos, com trabalhos que vão da pintura à videoarte
Mulher ciborgue é submissa no cinema, apura pesquisadora
Em oficina no Sesc-Campinas, a antropóloga Isabel Wittmann analisa filmes como Metrópolis, Blade Runner e Ex-Machina
Sesi Campinas é referência no ensino de jovens na cidade
Campinas conta com duas unidades da instituição no município
Desfile de escolas de samba volta a acontecer em Campinas
O evento foi paralisado há nove anos atrás
Conheça sobre a Torre do Castelo localizada em Campinas
No passado a instalação servia como uma caixa d’água para a cidade
Atleta campineiro é destaque na seleção brasileira de futsal down
O jogador foi eleito três vezes o melhor do mundo