Destaque

Crianças e adolescentes participam do Festival Paralímpico na PUC-Campinas

Evento ocorreu nas instalações da Faculdade de Educação Física; público teve a oportunidade de vivenciar três modalidades esportivas

Por: Gabriela Lamas e Laura Saroa

Rugby foi uma das modalidades presentes durante o Festival Paralímpico (Foto: Gabriela Lamas)

Cerca de 150 crianças e adolescentes, com e sem deficiência, participaram no último sábado, dia 24, do Festival Paralímpico realizado nas quadras da Faculdade de Educação Física (FAEFI), da PUC-Campinas. Por meio de um circuito em três modalidades paralímpicas – bocha, atletismo e rugby de cadeira de rodas – o público pode vivenciar cada esporte.

O evento, promovido nacionalmente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), foi realizado na PUC-Campinas em parceria com a Associação Paraolímpica de Campinas (APC) e a Associação de Esportes Adaptados de Campinas (ADEACAMP). Segundo o CPB, cerca de 15 mil crianças e jovens participaram do evento que aconteceu simultaneamente em 97 cidades brasileiras, na manhã do sábado.

 

O estudante Vitor Moreno, da Faculdade de Educação Física, trabalhou como voluntário no evento (Foto: Laura Saroa)

Para atuar no evento, os estudantes da Faculdade de Educação Física passaram por um treinamento, que teve como objetivo capacitá-los para para lidar com o público presente. Segundo Vitor Moreno, estudante do segundo ano da FAEFI, a experiência de participar do Festival foi importante, já que, durante a graduação, ele teve a oportunidade de conhecer disciplinas que abordaram a inclusão adaptada. “A educação física não é só movimentar o corpo. Ela também trabalha bastante o social”, disse.

 

Circuito

O público, dividido em grupos, teve a oportunidade de vivenciar por meio de um circuito as modalidades paralímpicas bocha, atletismo e rugby de cadeira de rodas. Familiares das crianças e adolescentes também participaram das atividades durante o circuito. Ao final do evento, foram distribuídos lanches e água para os presentes nas quadras. Os convidados puderam levar para casa uma camiseta do Festival.

Além de crianças e os adolescentes de escolas públicas, também estiveram presentes ao evento algumas entidades de Campinas, como o Lar da Criança Feliz e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que levou 20 crianças. Para o coordenador de esporte da APAE, João Francisco Cosmo, o Festival Paralímpico reforçou a importância do evento para alunos e atletas que acabam sendo incluídos no esporte. “Além deles [crianças] vivenciarem uma nova modalidade, eles têm a integração com os outros”, afirmou.

Além dos estudantes da Faculdade de Educação Física, as crianças e adolescentes foram auxiliadas por profissionais das escolas e entidades. O evento teve o patrocínio da Loterias Caixa e de outros parceiros.  

 

Professor auxilia aluna com deficiência visual na modalidade de Bocha Paralímpica (Vídeo: Laura Saroa)

Orientação: Profa. Cecília Toledo

Edição: Junior Gomes


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.