Destaque

Crianças e adolescentes participam do Festival Paralímpico na PUC-Campinas

Evento ocorreu nas instalações da Faculdade de Educação Física; público teve a oportunidade de vivenciar três modalidades esportivas

Por: Gabriela Lamas e Laura Saroa

Rugby foi uma das modalidades presentes durante o Festival Paralímpico (Foto: Gabriela Lamas)

Cerca de 150 crianças e adolescentes, com e sem deficiência, participaram no último sábado, dia 24, do Festival Paralímpico realizado nas quadras da Faculdade de Educação Física (FAEFI), da PUC-Campinas. Por meio de um circuito em três modalidades paralímpicas – bocha, atletismo e rugby de cadeira de rodas – o público pode vivenciar cada esporte.

O evento, promovido nacionalmente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), foi realizado na PUC-Campinas em parceria com a Associação Paraolímpica de Campinas (APC) e a Associação de Esportes Adaptados de Campinas (ADEACAMP). Segundo o CPB, cerca de 15 mil crianças e jovens participaram do evento que aconteceu simultaneamente em 97 cidades brasileiras, na manhã do sábado.

 

O estudante Vitor Moreno, da Faculdade de Educação Física, trabalhou como voluntário no evento (Foto: Laura Saroa)

Para atuar no evento, os estudantes da Faculdade de Educação Física passaram por um treinamento, que teve como objetivo capacitá-los para para lidar com o público presente. Segundo Vitor Moreno, estudante do segundo ano da FAEFI, a experiência de participar do Festival foi importante, já que, durante a graduação, ele teve a oportunidade de conhecer disciplinas que abordaram a inclusão adaptada. “A educação física não é só movimentar o corpo. Ela também trabalha bastante o social”, disse.

 

Circuito

O público, dividido em grupos, teve a oportunidade de vivenciar por meio de um circuito as modalidades paralímpicas bocha, atletismo e rugby de cadeira de rodas. Familiares das crianças e adolescentes também participaram das atividades durante o circuito. Ao final do evento, foram distribuídos lanches e água para os presentes nas quadras. Os convidados puderam levar para casa uma camiseta do Festival.

Além de crianças e os adolescentes de escolas públicas, também estiveram presentes ao evento algumas entidades de Campinas, como o Lar da Criança Feliz e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que levou 20 crianças. Para o coordenador de esporte da APAE, João Francisco Cosmo, o Festival Paralímpico reforçou a importância do evento para alunos e atletas que acabam sendo incluídos no esporte. “Além deles [crianças] vivenciarem uma nova modalidade, eles têm a integração com os outros”, afirmou.

Além dos estudantes da Faculdade de Educação Física, as crianças e adolescentes foram auxiliadas por profissionais das escolas e entidades. O evento teve o patrocínio da Loterias Caixa e de outros parceiros.  

 

Professor auxilia aluna com deficiência visual na modalidade de Bocha Paralímpica (Vídeo: Laura Saroa)

Orientação: Profa. Cecília Toledo

Edição: Junior Gomes


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.