Destaque
Evento ocorreu nas instalações da Faculdade de Educação Física; público teve a oportunidade de vivenciar três modalidades esportivas
Por: Gabriela Lamas e Laura Saroa

Cerca de 150 crianças e adolescentes, com e sem deficiência, participaram no último sábado, dia 24, do Festival Paralímpico realizado nas quadras da Faculdade de Educação Física (FAEFI), da PUC-Campinas. Por meio de um circuito em três modalidades paralímpicas – bocha, atletismo e rugby de cadeira de rodas – o público pode vivenciar cada esporte.
O evento, promovido nacionalmente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), foi realizado na PUC-Campinas em parceria com a Associação Paraolímpica de Campinas (APC) e a Associação de Esportes Adaptados de Campinas (ADEACAMP). Segundo o CPB, cerca de 15 mil crianças e jovens participaram do evento que aconteceu simultaneamente em 97 cidades brasileiras, na manhã do sábado.

Para atuar no evento, os estudantes da Faculdade de Educação Física passaram por um treinamento, que teve como objetivo capacitá-los para para lidar com o público presente. Segundo Vitor Moreno, estudante do segundo ano da FAEFI, a experiência de participar do Festival foi importante, já que, durante a graduação, ele teve a oportunidade de conhecer disciplinas que abordaram a inclusão adaptada. “A educação física não é só movimentar o corpo. Ela também trabalha bastante o social”, disse.
Circuito
O público, dividido em grupos, teve a oportunidade de vivenciar por meio de um circuito as modalidades paralímpicas bocha, atletismo e rugby de cadeira de rodas. Familiares das crianças e adolescentes também participaram das atividades durante o circuito. Ao final do evento, foram distribuídos lanches e água para os presentes nas quadras. Os convidados puderam levar para casa uma camiseta do Festival.
Além de crianças e os adolescentes de escolas públicas, também estiveram presentes ao evento algumas entidades de Campinas, como o Lar da Criança Feliz e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que levou 20 crianças. Para o coordenador de esporte da APAE, João Francisco Cosmo, o Festival Paralímpico reforçou a importância do evento para alunos e atletas que acabam sendo incluídos no esporte. “Além deles [crianças] vivenciarem uma nova modalidade, eles têm a integração com os outros”, afirmou.
Além dos estudantes da Faculdade de Educação Física, as crianças e adolescentes foram auxiliadas por profissionais das escolas e entidades. O evento teve o patrocínio da Loterias Caixa e de outros parceiros.
Orientação: Profa. Cecília Toledo
Edição: Junior Gomes
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.