Cultura & Espetáculos
Além da facilidade de acesso, a digitalização também é impulsionada por outro fator, o ambiental
.
Por: Bianca Velloso
.
Abrigando quase 108 mil volumes físicos, nenhuma das cinco bibliotecas públicas existentes em Campinas possui a opção de acervo digital. A criação dessa modalidade de acervo e oferecimento desse serviço para a população campineira faz parte do Plano Municipal de Cultura. Renata Alexsandra, coordenadora das bibliotecas públicas de Campinas explica em qual etapa do processo de criação do acervo digital a cidade está. Ouça abaixo:
A gestora destaca que a principal dificuldade é financeira e consequentemente falta de mão de obra. “Temos poucos servidores para executarem tais serviços que exigem tempo e concentração, sendo que temos que dividir o tempo com atendimento ao público. Precisamos que nossos gestores invistam nessa área e precisamos crescer como equipe”, disse Renata Alexsandra.
.
O biblioteconomista Gustavo Heen explicou que a digitalização de livros não é somente fazer cópias de livros, o processo envolve questões legais, como os direitos autorais. “Oferecer um serviço digital é um serviço caro. É preciso adquirir diversas licenças, assinar com bibliotecas que oferecem esse serviço”, explicou.
.
Para ter o livro totalmente digitalizado é preciso que ele caia no domínio público, como explica a diretora do curso de biblioteconomia da PUC-Campinas, Valéria Gouveia. Para isso, é preciso esperar 70 anos desde a publicação do volume, antes disso, apenas capítulos podem ser digitalizados para fins educativos.
.
Além da facilidade de acesso, a digitalização também é impulsionada por outro fator, o ambiental. “O mercado editorial está deixando de produzir no papel em função da sustentabilidade e do preço”, disse Valéria Gouveia.
.
A professora do Departamento de Informação e Cultura da ECA-USP, Ivete Pieruccini, defende a criação desse tipo de acervo, mas lembra que a criação dele não anula a importância do físico. “Efetivamente as coleções digitais viabilizam e facilitam uma série de acessos. Agora isso não quer dizer que as coleções em formato analógico devam ser extintas. Na cultura não se constrói destruindo, mas articulando”, disse Ivete.
.
Embora ainda não contem com o serviço digital, as bibliotecas públicas de Campinas oferecem o serviço de empréstimo de livros físicos. Enquanto o serviço não está disponível na cidade, os moradores podem acessar o acervo digital da Biblioteca Nacional.
.
Orientação e edição: Prof. Adauto Molck
Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos
Herói sem caráter reabre o MAC de Campinas
Macunaíma, de Mário de Andrade, inspira 34 artistas contemporâneos, com trabalhos que vão da pintura à videoarte
Mulher ciborgue é submissa no cinema, apura pesquisadora
Em oficina no Sesc-Campinas, a antropóloga Isabel Wittmann analisa filmes como Metrópolis, Blade Runner e Ex-Machina
Sesi Campinas é referência no ensino de jovens na cidade
Campinas conta com duas unidades da instituição no município
Desfile de escolas de samba volta a acontecer em Campinas
O evento foi paralisado há nove anos atrás
Conheça sobre a Torre do Castelo localizada em Campinas
No passado a instalação servia como uma caixa d’água para a cidade
Atleta campineiro é destaque na seleção brasileira de futsal down
O jogador foi eleito três vezes o melhor do mundo