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Ecomilhas entrega prêmios por uso de transporte que ameniza a emissão excessiva de gás carbônico
Por: Guilherme Figueiredo Dias
A tecnologia tem sido uma ferramenta quase sempre presente na discussão da sustentabilidade e impacto causado por empresas e pessoas. Segundo relatório, emitido pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), em 2022, ainda existem alternativas para evitar uma crise climática global; entretanto, o documento fala sobre a necessidade de apoio entre os diversos setores da economia para alcançar os resultados que levam até esse objetivo.
De acordo com dados do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), o Brasil apresentou aumento de 9,5% na emissão de gases poluentes nos últimos resultados apresentado no ano de 2020, somando um total de 2,6 bilhões de toneladas de gás carbônico emitidos no período.

Rafael Gama, entregador pela plataforma iFood, afirma que após o aumento dos preços da gasolina, tornou-se inviável utilizar sua moto para realizar as entregas, por isso, a solução veio após a compra da sua primeira moto elétrica, que possibilitou a adesão do entregador ao programa Ecomilhas.
O surgimento de plataformas de recompensa pelo uso de modais de transportes sustentáveis têm se tornado cada vez mais comum, assim, realizando a integração entre empresas que buscam reduzir os impactos causados pelos processos de produção e usuários que procuram por meios de complementar a renda e contribuir com a missão de reduzir os níveis de gás carbônico.
Os aplicativos, em geral, têm a mesma premissa das milhas aéreas, mas direcionado para o uso urbano, fornecendo créditos conquistados através da locomoção por meios de transportes que reduzam o impacto ambiental – causado pela emissão de CO² – que podem ser trocadas por cupons de descontos em lojas e empresas parceiras, ou ainda, regatados através de transferência pix por assinatura do plano premium.
Essas parcerias envolvem a conexão de “empresas que emitem carbono demais e usuários que emitem carbono de menos”, explica Lucas Nicoleti, CEO da plataforma Ecomilhas. Assim, convertendo o CO² proveniente dos processos de produção de grandes empresas em premiações para os usuários que reduzem o uso de automóveis poluentes no cotidiano.
Os benefícios de plataformas como essa vão além do uso pessoal e empresarial, pois beneficiam até mesmo os profissionais responsáveis pelas entregas de aplicativo. Através da parceria entre o iFood e a start-up Ecomilhas, por exemplo, é possível oferecer a assinatura premium para todos os bike deliverys cadastrados, como explica Nicoleti.
Rafael ainda conta que o dinheiro arrecadado através do aplicativo, cerca de R$ 600,00 no primeiro mês de uso, auxilia na manutenção dos equipamentos, o que inclui o pagamento do aluguel da bateria da motocicleta, um gasto mensal de R$ 320,00.
Com o aumento no preço da gasolina, profissionais que utilizam o combustível no trabalho precisam refletir sobre os prós e contras do exercício da profissão. Motoristas de aplicativo e entregadores enfrentam problemas com o aumento do preço do combustível e as taxas estagnadas dadas pelas plataformas de entrega que não acompanham a alta dos preços.
Em sua última atualização, no dia 11 de março, a Petrobrás indicou o aumento de 18,8% no preço do litro de gasolina em suas refinarias, o que contribui com o acréscimo de R$ 0,61 por litro, entretanto a estatal ultrapassou a média de dias entre os ajustes, de 16 dias, estipulado pelo Observatório Social da Petrobras (OSP), chegando à um período de 70 dias sem alterações nos preços, fato que aumenta a preocupação de profissionais do ramo.
De acordo com pesquisa de preço realizada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço por litro de gasolina no Brasil apresenta o valor médio de R$ 7,26 atualmente. Como resposta a alta dos preços, a plataforma iFood, por exemplo, divulgou os novos valores pagos aos seus entregadores no ano de 2022, sendo R$ 1,50 por quilometro rodado, aumento de 50% em relação ao ano anterior, e taxa mínima de R$ 6,00 por corrida.
“Conheci (o aplicativo) quando comprei minha moto elétrica, onde me apresentaram o projeto de conscientização e ganhos por colaborar em reduzir a emissão de gases poluentes”, conta Rafael.
Já o entregador Lucas Gomez, de 21 anos, realiza o serviço de bike delivery a mais de um ano na cidade de Campinas e alega enfrentar problemas de produtividade, já que o tempo gasto nas entregas é maior quando comparado aos motoboys, por isso, aderiu ao aplicativo Ecomilhas, “conheci o aplicativo pela plataforma de entrega, agora consigo, praticamente, dobrar os lucros no mês”.

As plataformas de entrega iniciaram o investimento em start-ups de retorno por locomoção sustentável, dessa forma, os profissionais que utilizam a bicicleta como objeto de trabalho têm a chance de aumentar os seus lucros, através da premiação por utilizar meios de transporte com baixo ou nenhum impacto ao meio ambiente, assim, reduzindo a emissão de CO², como é o caso do trabalho realizado pelo aplicativo de milhas urbanas, Ecomilhas.
Lançado em 2020, o Ecomilhas surgiu com o objetivo de incentivar seus clientes a utilizar formas de transporte consciente, por meio da recompensa pelo deslocamento através de modais sustentáveis, como bicicletas, bicicleta elétrica, transportes coletivos ou, até mesmo, caminhada. O projeto, que surgiu como um trabalho de conclusão de curso da faculdade de administração da Universidade de São Paulo (USP), teve como desenvolvedor o então aluno e atual CEO, Lucas Nicoleti.
Orientação: Prof. Gilberto Roldão
Edição: André Romero
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