Destaque

Projetos de inclusão digital atraem o público idoso

Terceira idade se interessa pelo uso dos aparelhos eletrônicos e busca projetos que ensinam tecnologia

Por: Beatriz Caseli e Bianca Bernardes

É impossível visualizar o mundo hoje sem a internet e os dispositivos eletrônicos, como o celular e o computador. Mas enquanto o mundo conectado cresce e as pessoas são cada vez mais dependentes dele, a população idosa, que viveu a maior parte da vida sem a existência da experiência cibernética, sofre para se adaptar à essa nova realidade. De acordo com Felipe Gonçalves, coordenador do programa “Geração Mais Conectada”, que ajuda na inclusão digital de idosos moradores do município, além de estarem acostumados com a vida offline, a falta de paciência da família para ensinar o público com mais de 60 anos é uma das dificuldades enfrentadas na inserção do idoso no meio digital.

Felipe Gonçalves: “Muitas vezes o núcleo familiar do idoso não tem paciência de ensinar ou não tem tempo. [Eles falam] Ah mas você já está velho, por que você vai utilizar o Facebook, por que você vai aprender agora a utilizar o e-mail?” (Foto: Prefeitura Municipal de Campinas)

O projeto, coordenado por Gonçalves, foi criado em 2021 no município de Campinas, fruto da parceria das Coordenadorias da Juventude e do Idoso da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas. Distribuído em todas as regiões da cidade, o serviço oferece o ensino do uso de smartphones e computadores em 27 telecentros, que são salas equipadas com Wi-Fi onde as atividades ocorrem. As aulas são ministradas por jovens carentes que recebem uma bolsa auxílio da Prefeitura.

Outro serviço semelhante é fornecido pelo Vitalità, Centro de Envelhecimento e Longevidade da PUC-Campinas. São oferecidas oficinas de tecnologia nos dois campi da universidade. As aulas são ministradas por jovens universitários que se candidatam voluntariamente para ser os tutores no aprendizado dos idosos que se interessam pelo uso das redes sociais, do e-mail e de outros aplicativos que estão em alta.

Aluna da universidade ensinando participante idosa quanto ao uso do computador (Foto: DCOM PUC-Campinas)

O gestor do projeto, Vanderlei Palandrani, também ressalta a falta de paciência da família quanto aos ensinos tecnológicos. Ele ainda afirma que o atendimento do Vitalità é bastante individualizado e que, dessa forma, há o avanço dos idosos quanto ao processo de adequação no mundo on-line.

Há ainda um projeto futuro do Vitalità para a implementação de um curso mais profundo, que ensine a utilização de plataformas de trabalho, como o  Excel e o PowerPoint, tendo em vista o aumento da longevidade e o crescimento do número de idosos no mercado de trabalho.

Vanderlei Palandrani, também ressalta a falta de paciência da família quanto ao ensino tecnológico (Foto: Vanderlei Palandrani Júnior/ Arquivo Pessoal)

Para acessar os tipos de serviços apresentados, o idoso e a família podem se informar pelos seguintes contatos:

Geração Mais Conectada:

Prefeitura Municipal de Campinas

Fone: (19) 2116-0555

Vitalità:

Fone: 19 3343-7116

WhatsApp: 19 99840-0455

Oficinas presenciais de tecnologia do Vitalità:

CAMPUS l PUC-Campinas:

Endereço: Rua Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini, 1516 | Pq. Rural Fazenda Santa Cândida, Campinas – SP

Segunda-feira: 15h às 16h30

Quarta-feira: 8h30 às 10h

Sexta-feira: 13h30 às 15h

CAMPUS ll PUC-Campinas: 

Endereço: Av. John Boyd Dunlop – Jardim Ipaussurama, Campinas – SP

Terça-feira: 13h30 às 15h

Orientação e edição: Prof. Artur Araujo


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.