Destaque

Projeto tira mulheres trans em situação precária das ruas

Suzy Santos criou entidade que oferece moradia, comida e a opção de uma vida renovada

Por: João Pedro Belvedere e Maria Eduarda Mubarak

Suzy Santos (dir.) na sede da OSC (Foto: Arquivo Pessoal)

Ajudar mulheres trans em situação de rua a mudar de vida é o objetivo da Organização da Sociedade Civil (OSC) Casa Sem Preconceitos, criada em 2017 e localizada na Rua Regente Feijó, 160 (região central de Campinas). Segundo a fundadora, Suzy Santos, a ideia da casa surgiu por conta de seu trabalho em um consultório de redução de danos, que auxilia pessoas em situação de rua. Nessas abordagens, ela observava muitas pessoas da comunidade trans que necessitavam de um lugar para moradia e foi por meio dessa demanda que ela teve a ideia de criar a casa.

A Casa Sem Preconceitos oferece moradia, comida e a opção de uma vida renovada. A ideia principal é criar um ambiente pacífico e saudável para as mulheres trans e ensinar a elas e ao mundo que elas são mulheres como todas as outras e não precisam se render a estereótipos de prostituição para ganhar a vida.

Suzy Santos veio da Bahia com 5 anos de idade após seu pai conseguir um emprego no Estado de São Paulo. Com 22 anos de idade ela se descobriu uma mulher trans e, sem a aceitação dos pais, foi expulsa de casa após seu vizinho a ver travestida de mulher para o Carnaval. No início, ela passou por muitas situações complicadas, teve fome, morou na rua e chegou a se prostituir. “Era doloroso, tinha nojo e não era algo que eu gostava. Nessa época cheguei a ser sequestrada e tive que pular de um carro em movimento”, conta.

A fundadora da OSC pretende se candidatar para vereadora na próxima eleição de Campinas em 2024. Ela diz que, estando lá, um de seus principais projetos é a obtenção de uma renda fixa para a Casa sem Preconceitos. Ela também crê que, se a candidatura ocorrer, o projeto que ela criou ganhará mais força e consistência.

Orientação e edição: Prof. Artur Araujo


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.