Destaque
Depois de dois anos cancelado devido à pandemia, o tradicional evento acontece novamente em junho
Por: Guilherme Frezzarin e Lucas Ardito
A Festa do Peão de Americana voltará a acontecer após ter sido cancelada nos últimos dois anos, devido à pandemia de Covid-19. Tradicional na cidade, o evento está na 34ª edição e será realizado entre os dias 10 e 19 de junho, no Parque de Eventos CCA. Abrangendo desde comerciantes a trabalhadores autônomos, a festa movimenta a economia local, pois reúne os moradores da cidade e pessoas de outros lugares, que são atraídas pelo evento.
Durante as duas semanas em que é realizada, a festa conta com a presença de artistas que fazem sucesso no cenário musical, principalmente no sertanejo. A edição de 2022 receberá 19 shows, como das duplas Jorge e Mateus, Henrique e Juliano e do cantor Gusttavo Lima. Além disso, é palco de uma etapa da Professional Bull Riders (PBR), principal torneio de montaria em touro do mundo.
Neste período, os consumidores buscam novas roupas para ir ao evento. Por conta disso, o setor de vestuário é um dos mais beneficiados no comércio local. A comerciante Zinésia Soares, proprietária de uma loja na cidade, diz que espera uma melhora no faturamento por conta do evento, mas não acredita que será como nos anos pré-pandemia. “Durante a Festa do Peão é sempre muito bom para nós, lojistas, principalmente no setor de roupas. Na época de festa vendemos muitas jaquetas, casacos, calças e demais roupas de frio. Antes da pandemia, tínhamos um aumento de até 80% no mês de junho, especificamente no período do evento. Para este ano, a expectativa é boa por conta dos dois anos que ficamos sem o faturamento e estamos confiantes, mas acredito que não seja como em outros tempos. Acredito que agora o aumento deverá ser de 30% a 40%”, explica.
Anualmente, a Festa do Peão reúne cerca de 300 mil pessoas ao longo de sua realização, de acordo com o Clube dos Cavaleiros, instituição que organiza o evento. Para o presidente da Associação Comercial de Americana, Wagner Aparecido Armbruster, a movimentação de pessoas na cidade é favorável para o comércio, que ainda se recupera do período pandêmico. “A retomada do comércio está a todo vapor, e as porcentagens de crescimento estão em dinâmica ascendente. Um evento como a Festa do Peão coloca a cidade em destaque e contribui para a movimentação de pessoas, e isso tem impacto positivo no comércio local”, disse o presidente via telefone.
O efeito positivo vai além do comércio de produtos de vestuário e pode ser sentido em outros setores. Gustavo Casorla, dono de uma barbearia na cidade, diz que o período em que o evento ocorre traz um aumento no número de clientes. “A barbearia sente a diferença nas duas semanas de festa, porque o pessoal quer ir com o cabelo cortado, com tudo certinho”, diz o barbeiro, que reconhece, no entanto, que a procura para 2022 ainda não começou. “Neste ano, ainda não sentimos diferença na demanda dos clientes”, ressalta.
Outro setor que se beneficia da realização do evento é o de turismo. Valdevir Ferreira trabalha com transporte de passageiros e, durante a festa, costuma ser responsável por levar artistas aos shows. Segundo ele, a categoria consegue aumentar seu faturamento neste período. “A volta da Festa do Peão é muito boa para mim e para os meus amigos (de transporte), porque trabalhamos com os artistas. Além disso, muitas vans de Americana e, até de outras cidades, também faturam um dinheiro extra levando e buscando passageiros no evento. Financeiramente é muito bom”, ressalta.
Para a edição deste ano, a festa poderá receber 100% da capacidade do público, enquanto o uso de máscara está liberado. Os ingressos estão disponíveis no site da Total Acesso, ou em pontos de venda físicos, que estão espalhados por 15 cidades do estado de São Paulo e podem ser conferidos no site do evento.
Orientação: Prof. Gilberto Roldão
Edição: Sophia de Castro
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino