Destaque
Jornalista trocou experiências com alunos, deu dicas e incentivou prática de estágio durante o curso
Por: André Romero e Luís Felipe Buzzetti

Na manhã desta quarta-feira (25), o jornalista e empreendedor Luís de Magalhães palestrou para os alunos de jornalismo da PUC-Campinas. O foco da apresentação foi empreendedorismo, mercado de trabalho e trajetória universitária rumo ao primeiro estágio, levando em consideração suas experiências e vivências.
Magalhães é jornalista formado pela PUC-Campinas e atua há 10 anos no mercado. Depois de trabalhar em redações de televisão, jornais e em várias corporações, ele foi convidado a fazer parte da equipe da Motim, uma aceleradora de reputação e gestora de posicionamento de empresas de tecnologia, principalmente startups, que atua no Brasil e em outros países.
Na Motim, ele é head de relações públicas e, desde o final do ano passado, tornou-se um dos sócios da empresa, sendo responsável por criar estratégias de reputação para empresas de inovação e tecnologia que estão revolucionando o mercado, como NotCo, Nomad, Glorify e Freeletics.

No início da palestra, o jornalista discorreu sobre sua jornada acadêmica e profissional. Apesar de ter estagiado desde o primeiro ano do curso ainda como calouro, ele afirma que apenas se encontrou recentemente na profissão. “Cada um terá sua própria trajetória, por isso, não compare a caminhada dos outros com a sua. Os momentos de descobertas profissionais são diferentes para cada um”, ressaltou.
Paralelamente, durante as falas do empreendedor, aspectos sobre a relevância do erro no processo de aprendizado também foram mencionados. Magalhães afirmou que errar é de suma importância na formação do profissional, que se torna cada vez mais preparado a partir dos erros.
Com relação à entrada no mercado de trabalho, o principal conselho do palestrante para o primeiro estágio foi de compreender o papel dessa vivência que o contratante formula sobre o concorrente à vaga. Segundo o jornalista, demonstrar proatividade e boa desenvoltura social são pilares de maior relevância para esses momentos se comparado à experiência na área.
Orientação: Profa. Amanda Artioli
Edição: Luís Felipe Buzzetti
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.