Destaque
Jornalista trocou experiências com alunos, deu dicas e incentivou prática de estágio durante o curso
Por: André Romero e Luís Felipe Buzzetti

Na manhã desta quarta-feira (25), o jornalista e empreendedor Luís de Magalhães palestrou para os alunos de jornalismo da PUC-Campinas. O foco da apresentação foi empreendedorismo, mercado de trabalho e trajetória universitária rumo ao primeiro estágio, levando em consideração suas experiências e vivências.
Magalhães é jornalista formado pela PUC-Campinas e atua há 10 anos no mercado. Depois de trabalhar em redações de televisão, jornais e em várias corporações, ele foi convidado a fazer parte da equipe da Motim, uma aceleradora de reputação e gestora de posicionamento de empresas de tecnologia, principalmente startups, que atua no Brasil e em outros países.
Na Motim, ele é head de relações públicas e, desde o final do ano passado, tornou-se um dos sócios da empresa, sendo responsável por criar estratégias de reputação para empresas de inovação e tecnologia que estão revolucionando o mercado, como NotCo, Nomad, Glorify e Freeletics.

No início da palestra, o jornalista discorreu sobre sua jornada acadêmica e profissional. Apesar de ter estagiado desde o primeiro ano do curso ainda como calouro, ele afirma que apenas se encontrou recentemente na profissão. “Cada um terá sua própria trajetória, por isso, não compare a caminhada dos outros com a sua. Os momentos de descobertas profissionais são diferentes para cada um”, ressaltou.
Paralelamente, durante as falas do empreendedor, aspectos sobre a relevância do erro no processo de aprendizado também foram mencionados. Magalhães afirmou que errar é de suma importância na formação do profissional, que se torna cada vez mais preparado a partir dos erros.
Com relação à entrada no mercado de trabalho, o principal conselho do palestrante para o primeiro estágio foi de compreender o papel dessa vivência que o contratante formula sobre o concorrente à vaga. Segundo o jornalista, demonstrar proatividade e boa desenvoltura social são pilares de maior relevância para esses momentos se comparado à experiência na área.
Orientação: Profa. Amanda Artioli
Edição: Luís Felipe Buzzetti
Veja mais matéria sobre Destaque

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.