Destaque
Jornalista trocou experiências com alunos, deu dicas e incentivou prática de estágio durante o curso
Por: André Romero e Luís Felipe Buzzetti
Na manhã desta quarta-feira (25), o jornalista e empreendedor Luís de Magalhães palestrou para os alunos de jornalismo da PUC-Campinas. O foco da apresentação foi empreendedorismo, mercado de trabalho e trajetória universitária rumo ao primeiro estágio, levando em consideração suas experiências e vivências.
Magalhães é jornalista formado pela PUC-Campinas e atua há 10 anos no mercado. Depois de trabalhar em redações de televisão, jornais e em várias corporações, ele foi convidado a fazer parte da equipe da Motim, uma aceleradora de reputação e gestora de posicionamento de empresas de tecnologia, principalmente startups, que atua no Brasil e em outros países.
Na Motim, ele é head de relações públicas e, desde o final do ano passado, tornou-se um dos sócios da empresa, sendo responsável por criar estratégias de reputação para empresas de inovação e tecnologia que estão revolucionando o mercado, como NotCo, Nomad, Glorify e Freeletics.
No início da palestra, o jornalista discorreu sobre sua jornada acadêmica e profissional. Apesar de ter estagiado desde o primeiro ano do curso ainda como calouro, ele afirma que apenas se encontrou recentemente na profissão. “Cada um terá sua própria trajetória, por isso, não compare a caminhada dos outros com a sua. Os momentos de descobertas profissionais são diferentes para cada um”, ressaltou.
Paralelamente, durante as falas do empreendedor, aspectos sobre a relevância do erro no processo de aprendizado também foram mencionados. Magalhães afirmou que errar é de suma importância na formação do profissional, que se torna cada vez mais preparado a partir dos erros.
Com relação à entrada no mercado de trabalho, o principal conselho do palestrante para o primeiro estágio foi de compreender o papel dessa vivência que o contratante formula sobre o concorrente à vaga. Segundo o jornalista, demonstrar proatividade e boa desenvoltura social são pilares de maior relevância para esses momentos se comparado à experiência na área.
Orientação: Profa. Amanda Artioli
Edição: Luís Felipe Buzzetti
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino