Destaque
Avalia Sílvia Perez, que estudou a autogestão da nova forma de trabalho na mídias sociais
Por: Rafael Pagliarini
A exposição na mídia que famosos influenciadores digitais alcançam fazem com que estes profissionais sejam tratados como mercadorias e produtos, sentindo a necessidade de que suas carreiras sejam analisadas e administradas como marcas e empresas, construídas por suas próprias identidades.
É o que explica a pesquisa “Midiatização de si: a construção de identidades empresariais em canais do YouTube”, desenvolvida pela jornalista Sílvia Perez, em dissertação de mestrado sob orientação da professora Maria de Fátima Silva Amarante, no programa de pós-graduação em Linguagens, Mídia e Arte, da PUC-Campinas.
“A ideia de pesquisar o tema surgiu porque eu trabalhava em um departamento de marketing junto com mulheres mais novas e que consumiam bastante conteúdo de maquiagem no YouTube. Foi então que descobri os influenciadores digitais e o espaço que existia entre as gerações, o que me chamou atenção pela transformação digital que estava acontecendo ao meu redor”.
A dissertação de mestrado de Sílvia buscou compreender o fenômeno crescente da exposição de si mesmo na internet, e de que forma essa exposição individual e em escala global impulsiona os sujeitos para a própria gestão enquanto marca na mídia.
Com a evolução dos meios de comunicação e os efeitos da globalização, surgiram os influenciadores digitais, sujeitos que, por meio da produção de conteúdo em redes sociais e plataformas digitais, conquistam uma quantidade massiva de seguidores, chamando a atenção de anunciantes, patrocinadores e publicidade de toda natureza.
É o caso do youtuber e empresário Felipe Neto, dono de um dos maiores canais do YouTube no Brasil. Com mais de 40 milhões de seguidores na plataforma de vídeo, o influenciador produz conteúdos de entretenimento para o público jovem, e foi eleito pela revista americana Time como uma das 100 personalidades mais influentes do mundo em 2020.
Entretanto, em um mercado com tanta concorrência e que recompensa apenas profissionais com as criações mais populares, o sucesso neste universo digital torna-se cada vez mais difícil, segundo aponta a pesquisa de Sílvia.
De acordo com a jornalista, a exposição que os influenciadores digitais recebem nas redes sociais e em canais do Youtube deve ser trabalhada e relacionada com estratégias empresariais, contribuindo para a gestão da imagem do sujeito. Esse cuidado evita crises e ajuda no crescimento da marca.
“Você deve trabalhar o seu ‘eu’ para o tipo de exposição que você quer: qual é seu público, o nicho e o que quer falar, um trabalho que precisa ser direcionado. No começo, pode até ser intuitivamente, mas depois com o crescimento do digital influencer, torna-se impossível não utilizar uma equipe profissional”, afirma Sílvia.
Para reter a atenção do público e promover mais engajamentos, Sílvia destaca a importância que a criação de narrativas midiáticas, seja em relação à construção do cenário ou estetização de padrões, é utilizada para os influenciadores digitais que desejam melhorar sua exposição na mídia. “É fundamental fazer um planejamento, estudar qual a melhor maneira de compor seu cenário. O influenciador que consegue deixar seu ambiente o mais próximo possível de quem está assistindo já está construindo uma narração midiática, trazendo um contexto para a mídia”, explicou a jornalista.
Abaixo, a íntegra da entrevista em vídeo:
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: João Vitor Bueno
Veja mais matéria sobre Destaque
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino
Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba
Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna