Destaque
Evento tem como meta mostrar a importância destes espaços para o aumento da expressão feminina
Por: Larissa Fortunato
A banda formada por 17 mulheres musicistas, Jazzmin’s Big Band, se apresentou pela primeira vez na Concha Acústica do Taquaral em Campinas, no último domingo, dia 15 de maio. O projeto “Jazz Por Elas”, realizado pela P4 produções e viabilizado pela lei de incentivo à cultura do Estado de São Paulo, procura trazer visibilidade feminina no mercado musical e especialmente no Jazz.

Segundo a produtora da banda, Amália de Vincenzo, esse projeto surgiu com objetivo de dar oportunidade a essas profissionais, já que é um cenário prioritariamente masculino.
O repertório da Jazzmin’s Big Band é amplo e têm uma característica marcada pela música popular brasileira (MPB), mas também apresentam composições originais e arranjos próprios. Amália reforça que elas possuem uma preocupação em fazer arranjos com vários gêneros e pegar o máximo possível da música popular para representar a cultura do país.
“A medida que a gente dá oportunidade pra pessoa que nunca ouviu, ouvir a boa música, uma música mais bem elaborada, com arranjos bonitos e um diferencial de instrumental, isso naturalmente vai enriquecendo culturalmente a pessoa”, comenta sobre a força que têm a música na sociedade.

Para Lis de Carvalho, uma das diretoras artísticas da banda e pianista, o que a inspirou para ter a iniciativa neste projeto foi ver que as musicistas não estavam encontrando espaço para se expressar, atuar e trabalhar. “A importância é essa, dar voz e vez para a mulher Jazzista”, explica.
Paula Valente, também diretora artística da Jazzmin’s Big Band, saxofonista e flautista , conta que o papel principal do grupo é inspirar as meninas que estão chegando no mercado e que sentem as dificuldades deste meio. “A gente já tem muitas meninas hoje participando de outros grupos, então foi uma vitrine musical para as mulheres”.

Expectadora do evento e produtora cultural, Maitê Tavares, acredita ser essencial espetáculos como este, e assim como foi mostrado durante a apresentação, este meio e vários outros são predominantemente masculinos, então é necessário que tenham espaços para as mulheres serem representadas. “A gente precisa estimular a cultura e já passou da hora de fazer parte desse movimento”, comenta.
Bernardo Soares, presente na noite de ontem, conta que conheceu o evento por meio das redes sociais. Ele diz que um dos fatores que mais o atraiu para ir ao evento foi a composição da banda ser exclusivamente de mulheres.

A estudante iniciante na aprendizagem do baixo, Lilian Barros, que também assistiu a Jazzmin’s, disse que adorou a apresentação e contou que é fã do gênero musical, e principalmente por este motivo assistiu ao grupo na noite de ontem. “É preciso incentivar a cultura pro pessoal e acho que necessita mais divulgação, porque muitas vezes as pessoas não ficam nem sabendo o que está acontecendo”, aponta Lilian.
Apesar da banda não poder estar nos palcos durante a pandemia de Covid-19, realizaram um festival virtual, chamado “Mulheres da música” e o projeto virtual “Aulas abertas”.
O primeiro álbum da Jazzmin’s foi lançado em 2021, com o título “Quando Eu te Vejo”, traz composições autorais e obras de grandes compositores como Tom Jobim, Djavan entre outros. Este conteúdo encontra-se nas principais plataformas digitais, como Youtube e Spotify.
O evento realizado por elas em Campinas foi transmitido pelo Youtube no canal da P4 Produções e pode ser acessado através do link: https://youtu.be/0gNtdQmCVYQ
Orientação: Prof. Gilberto Roldão
Edição: Laura Nardi
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.