Educação
Iniciativa tem como objetivo incentivar a leitura e expandir o acervo da biblioteca da cidade
Por: Guilherme Maldaner e Yasmim Temer

A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte promove o projeto “Achei Um Livro”, em Hortolândia (SP). A iniciativa, que ocorre a cada dois meses, tem como objetivo incentivar a leitura e expandir o acervo da biblioteca, a fim de atrair novos usuários. A ação, criada em 2018, distribui livros em determinados locais públicos da cidade, como bancos e mesas de praças.
A próxima edição desse ano ocorre no mês de abril e o coordenador da biblioteca, Rafael Antônio da Silva, solicita para que cada pessoa pegue somente uma obra para possibilitar que mais indivíduos tenham a chance de encontrar um exemplar. Os livros são embrulhados com papéis de presente e identificados com o nome da Biblioteca Municipal.
Dayane Tomaz foi uma das que achou. Amante da literatura, ela afirma que a experiência trouxe um sentimento único: “Eu não esperava encontrar o livro, porque achava que todos já tinham sido recolhidos. Porém, um funcionário que trabalhava no parque me conhecia, sabia do meu gosto por leitura e guardou com carinho um para mim.”
O projeto tem como foco despertar a curiosidade das pessoas para estimulá-las ao gosto pela leitura e, consequentemente, formar novos leitores e incentivá-los a fazer o cadastro de usuário na biblioteca municipal. De acordo com Rafael Antônio, a iniciativa foi inspirada em uma prática utilizada nos Estados Unidos.
Confira a fala de Rafael Antônio:
A artesã Paloma Ximenes também foi contemplada com um exemplar do projeto e afirma que a experiência trouxe benefícios não somente a ela, mas também para sua filha: “Na hora que a gente encontrou foi muito legal. A minha bebê achou o dela e até hoje o temos. Ela gosta de apontar as figuras e brincar com o livro”, acrescenta.
A pessoa que encontrar pode compartilhar nas redes sociais com foto ou vídeo, usando as hashtags #acheiumlivrohortolandia e #bibliotecacentralhto. Além disso, é possível também enviar pelo WhatsApp da biblioteca cujo número é (19) 98970-7332.
Orientação e Edição: Prof. Artur Araujo
Veja mais matéria sobre Educação

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.