Educação

Projeto “Achei Um livro” incentiva a leitura em Hortolândia

Iniciativa tem como objetivo incentivar a leitura e expandir o acervo da biblioteca da cidade

Por: Guilherme Maldaner e Yasmim Temer

Paloma Ximenes afirma que a iniciativa fez muito bem para a família (Crédito: acervo pessoal)
Paloma Ximenes afirma que a iniciativa fez muito bem para a família (Foto: Acervo Pessoal)

A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte promove o projeto “Achei Um Livro”, em Hortolândia (SP). A iniciativa, que ocorre a cada dois meses, tem como objetivo incentivar a leitura e expandir o acervo da biblioteca, a fim de atrair novos usuários. A ação, criada em 2018, distribui livros em determinados locais públicos da cidade, como bancos e mesas de praças.

A próxima edição desse ano ocorre no mês de abril e o coordenador da biblioteca, Rafael Antônio da Silva, solicita para que cada pessoa pegue somente uma obra para possibilitar que mais indivíduos tenham a chance de encontrar um exemplar. Os livros são embrulhados com papéis de presente e identificados com o nome da Biblioteca Municipal.

Dayane Tomaz foi uma das que achou. Amante da literatura, ela afirma que a experiência trouxe um sentimento único: “Eu não esperava encontrar o livro, porque achava que todos já tinham sido recolhidos. Porém, um funcionário que trabalhava no parque me conhecia, sabia do meu gosto por leitura e guardou com carinho um para mim.”

O projeto tem como foco despertar a curiosidade das pessoas para estimulá-las ao gosto pela leitura e, consequentemente, formar novos leitores e incentivá-los a fazer o cadastro de usuário na biblioteca municipal. De acordo com Rafael Antônio, a iniciativa foi inspirada em uma prática utilizada nos Estados Unidos.

Confira a fala de Rafael Antônio:

A artesã Paloma Ximenes também foi contemplada com um exemplar do projeto e afirma que a experiência trouxe benefícios não somente a ela, mas também para sua filha: “Na hora que a gente encontrou foi muito legal. A minha bebê achou o dela e até hoje o temos. Ela gosta de apontar as figuras e brincar com o livro”, acrescenta.

A pessoa que encontrar pode compartilhar nas redes sociais com foto ou vídeo, usando as hashtags #acheiumlivrohortolandia e #bibliotecacentralhto. Além disso, é possível também enviar pelo WhatsApp da biblioteca cujo número é (19) 98970-7332.

Orientação e Edição: Prof. Artur Araujo


Veja mais matéria sobre Educação

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Biblioterapia atua como aliada aos tratamentos psicológicos


Abordagem visa ajudar os pacientes através da literatura, com percepções e reflexões a partir de


Educação ambiental pode parar a destruição do planeta


Segundo a bióloga Natashi Pilon, o recurso educacional é essencial para que as próximas gerações


Jornalistas precisam dominar a inteligência artificial


Durante a Aula Magna, Profa. Dra. Cristiane Barbosa destacou a importância de aprimorar práticas profissionais e enfrentar os desafios éticos


Educação ambiental é chave para humanidade entender nível de destruição do planeta 


Segundo a bióloga Natashi Pilon, o recurso educacional é essencial para que “as próximas gerações saibam lidar com o mundo em que irão viver”


A educação infantil está preparada para atender estudantes no espectro autista?


A inclusão tem que existir a partir de um diálogo entre família, escola e equipe multidisciplinar



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.