Educação
Iniciativa tem como objetivo incentivar a leitura e expandir o acervo da biblioteca da cidade
Por: Guilherme Maldaner e Yasmim Temer
A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte promove o projeto “Achei Um Livro”, em Hortolândia (SP). A iniciativa, que ocorre a cada dois meses, tem como objetivo incentivar a leitura e expandir o acervo da biblioteca, a fim de atrair novos usuários. A ação, criada em 2018, distribui livros em determinados locais públicos da cidade, como bancos e mesas de praças.
A próxima edição desse ano ocorre no mês de abril e o coordenador da biblioteca, Rafael Antônio da Silva, solicita para que cada pessoa pegue somente uma obra para possibilitar que mais indivíduos tenham a chance de encontrar um exemplar. Os livros são embrulhados com papéis de presente e identificados com o nome da Biblioteca Municipal.
Dayane Tomaz foi uma das que achou. Amante da literatura, ela afirma que a experiência trouxe um sentimento único: “Eu não esperava encontrar o livro, porque achava que todos já tinham sido recolhidos. Porém, um funcionário que trabalhava no parque me conhecia, sabia do meu gosto por leitura e guardou com carinho um para mim.”
O projeto tem como foco despertar a curiosidade das pessoas para estimulá-las ao gosto pela leitura e, consequentemente, formar novos leitores e incentivá-los a fazer o cadastro de usuário na biblioteca municipal. De acordo com Rafael Antônio, a iniciativa foi inspirada em uma prática utilizada nos Estados Unidos.
Confira a fala de Rafael Antônio:
A artesã Paloma Ximenes também foi contemplada com um exemplar do projeto e afirma que a experiência trouxe benefícios não somente a ela, mas também para sua filha: “Na hora que a gente encontrou foi muito legal. A minha bebê achou o dela e até hoje o temos. Ela gosta de apontar as figuras e brincar com o livro”, acrescenta.
A pessoa que encontrar pode compartilhar nas redes sociais com foto ou vídeo, usando as hashtags #acheiumlivrohortolandia e #bibliotecacentralhto. Além disso, é possível também enviar pelo WhatsApp da biblioteca cujo número é (19) 98970-7332.
Orientação e Edição: Prof. Artur Araujo
Veja mais matéria sobre Educação
Associação atende famílias em vulnerabilidade em Campinas
Cerca de 500 crianças são atendidas e auxiliadas
Sesi Campinas é referência no ensino de jovens na cidade
Campinas conta com duas unidades da instituição no município
Feira do livro chama atenção de crianças e adultos
Em Campinas, projeto gratuito tem acervo que vai de Harry Potter a clássicos mais antigos
Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação
Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional
Educação como chave para conscientização climática
Para Estefano Gobbi, ações individuais são mais eficientes que medidas públicas
Pouco conhecida, emissora transmite até futebol entre escolas
Corujinha azul é mascote do canal que pretende se diferenciar das demais TVs educativas