Saúde
Alunos assistem palestra sobre o enfrentamento de pandemias e os desafios da comunicação
Por: Isabela Cassólla

Graduandos do sétimo período do Curso de Jornalismo da PUC-Campinas receberam na sexta-feira, dia 25, o Prof. Dr. Carmino de Souza, hematologista formado pela Unicamp, para palestra sobre o enfrentamento de pandemias e os desafios da comunicação. A convite do Prof. Artur Araújo, o médico discorreu e rememorou os maiores desafios de sua carreira por mais de uma hora e maia.
Foi durante a epidemia do HIV, na década de 1980, que Carmino de Souza encabeçou a criação do primeiro centro público de hematologia em Campinas. Além da inexistência de uma organização semelhante, a morte de 2 mil hemofílicos neste período motivou o médico a dar vida à Hemorrede e, como fruto do notório trabalho, foi convidado a ocupar um cargo na Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.
Ainda falando sobre sua experiência em meio à gestão pública no enfrentamento a epidemias, o médico enfatiza que as pandemias não acabam, pois são cíclicas e a não propagação do vírus muitas vezes depende da vacinação. “Em Campinas, que é uma cidade vulnerável a epidemias, só não houve epidemia de febre amarela em 2017 porque quase um milhão de habitantes havia tomado a dose única da vacina”, exemplifica Carmino de Souza.
Atualmente distante da gestão pública, o hematologista escreve a coluna “Letra de Médico” no site Hora Campinas e está às vésperas de estrear uma coluna no Estadão. “A comunicação de risco é um ato muito difícil para a saúde pública. Comunicar não é sobre o que eu falo, mas sobre o que o outro entende”, diz o médico.
Orientação e edição: Prof. Artur Araujo
Veja mais matéria sobre Saúde

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.

Biblioterapia atua como aliada aos tratamentos psicológicos
Abordagem visa ajudar os pacientes através da literatura, com percepções e reflexões a partir de

‘A Substância’ expõe obsessão pela beleza nas redes
Obra serve de alerta para os perigos de idealizar padrões inatingíveis como casos de dismorfia corporal em mulheres

Acidentes domésticos com crianças sextuplicam na região
Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado, foram registrados 238 atendimentos em hospitais da RMC no primeiro semestre do ano.

Traumas e estigmas dificultam processo de adoção tardia
A permanência prolongada em abrigos e serviços de acolhimento afeta o desenvolvimento de crianças e adolescentes