Destaque

Comércio de Limeira espera aumentar 20% as vendas de fim de ano

Aproximação das datas festivas combinada com o retorno das atividades presenciais aumentam a esperança de ampliação das vendas


Calçada Maria Kühl Tank, no centro de Limeira, onde estão concentrados o maior número de estabelecimentos comerciais (Imagem: Livia Nonata)

Por Lívia Nonata

O fim do ano é um dos períodos mais importantes e aguardados pelo comércio varejista, pois com a injeção do 13º salário e as festividades dessa época a expectativa é que as vendas cresçam. O otimismo aumenta, principalmente, com a retomada das atividades presenciais. Durante quase dois anos com restrições devido a pandemia, as compras de produtos como roupas e calçados foram impactadas. Para este ano, a expectativa da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL) é de um crescimento de 20% nas vendas em relação ao mesmo período antes da pandemia. “Quando estávamos com restrições de funcionamento na área de prestação de serviços, nem mesmo as boas ofertas de preços dos produtos e a baixa da inflação tiraram o comércio da estagnação. Agora temos um cenário totalmente diferente, com o avanço da vacinação e o cuidado por parte da população em relação aos protocolos necessários, nós estamos tendo um controle bastante acentuado da pandemia aqui em Limeira, permitindo uma maior liberdade de circulação dos consumidores para procurar produtos e realizar desejos de compras”, destacou José Mário Bozza Gazzetta, presidente da ACIC.

Com o avanço da imunização contra a Covid-19 e o aumento da circulação das pessoas, trouxeram de volta o consumidor para as compras presenciais, reforçando a expectativa de maior volume de vendas do comércio. “Nós estávamos reclusos e com medo de contrair o vírus, não nos sentíamos a vontade para ir até as lojas e adquirir produtos, sem contar a questão financeira em que muitos foram afetados pela pandemia”, contou a consumidora Viviane Semião.


José Mário Bozza Gazzetta, presidente da ACIC (Imagem: Arquivo Pessoal)

Segundo o presidente da ACIL, as áreas de usos do cotidiano e de bens temporários serão os segmentos mais propensos a alcançarem resultado positivo neste fim de ano, como as lojas de roupas, calçados, brinquedos e acessórios. Os motivos, estão relacionados à tradicional compra de presentes de Natal e itens para o Ano Novo. Além disso, a liberação do funcionamento de 100% da capacidade de público trouxe uma demanda por vestuários mais elegantes, uma vez que as pessoas estão se preparando para voltar a frequentar eventos de grande porte. O comerciante André Colombo, que inaugurou o novo endereço de seu empreendimento recentemente, apostou no lançamento de uma coleção inspirada nas festividades e confirma que é possível observar esse movimento diferenciado nas últimas semanas. “Nossas clientes já começaram a garantir o look para o fim do ano, após muito tempo em casa as pessoas estão ansiosas com a possibilidade de se reunir novamente, comemorar essas datas especiais com os amigos e familiares de forma segura. Acreditamos que dezembro será ainda melhor para o comércio”, comentou.

Segundo Paulo César da Silva, Presidente do SINECOL (Sindicato dos Comerciários de Limeira), o primeiro fim de semana de novembro superou os níveis esperados de vendas. A expectativa é que essa situação seja recorrente até o fim do ano. Dessa forma, José Mário reforça que mesmo com as expectativas altas, o empresário precisa enxergar as situações por perspectivas diferentes e encontrar as oportunidades que até os tempos difíceis podem trazer. “A época de crise é a única e verdadeira oportunidade que os empresários têm de crescer seu negócio. Pois, quando está tudo estabilizado, as pessoas ficam niveladas. Assim, com um olhar diferenciado, é possível fazer a diferença em uma época ruim e conseguir se sobressair com mais facilidade”, disse.

O comércio de Limeira funcionará em horário especial durante o mês de dezembro:

01 a 23 de dezembro (segunda a sexta-feira) – lojas abertas das 9h às 22h.

04, 11 e 18 de dezembro (sábados) – atendimento das 9h às 18h.

12 e 19 de dezembro (domingos) – lojas abertas das 10h às 15h.

24 e 31 de dezembro – atendimento das 9h às 16h.

05, 25 e 26 de dezembro e 01 de janeiro de 2022 – lojas fechadas.

Orientação:  Profª  Amanda Artioli

Edição: Letícia Almeida


Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas


Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags


Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas


O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.


Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste


O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.


Inteligência Artificial auxilia na criação musical


O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.


Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação


A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.


Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual


Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.