Destaque
A palestra foi transmitida pela plataforma Zoom
Por Marcela Peixoto
Ocorreu na noite dessa terça-feira, 19, a palestra com o tema “Crianças e Adolescentes vítimas de violência: Possíveis consequências”. O evento contou com a participação de sua organizadora, a psicóloga Tatiane Micheli Vicente, e também da advogada Carla Biatrice dos Santos. A palestra teve seus ingressos vendidos através da plataforma de eventos Sympla e uma duração de, aproximadamente, três horas.

O evento é uma continuação de outra palestra realizada no dia 20 de setembro, com o mesmo tema. As participantes discutiram a violência psicológica, indicadores físicos e de conduta em crianças que sofreram essa violência e também as consequências na vida adulta. Para aqueles que não assistiram a primeira palestra, Tatiane e Carla fizeram um resumo sobre o tema discutido anteriormente.
Já na noite dessa terça, a psicóloga e a advogada focaram a discussão na violência sexual e no Bullying. A discussão é iniciada trazendo a antiguidade dessa violência contra menores de idade. Tatiane aponta registros de imperadores romanos que abusavam de crianças, aproximadamente no início do século IV (quatro). Atos como esse foram aceitos até meados do século XVIII.

Apesar de, atualmente, atais atos serem classificados como crime, a psicóloga diz que mesmo com a mudança de mentalidade, os abusos e violências infelizmente ainda são muito encobertos. Tatiane aponta como justificativa o medo dessas vitimas em relatar o acontecido.
Durante o evento foram discutidos os tipos de violência sexual, os impactos desse abuso na vida da criança e as consequências presentes na vida adulta. A psicóloga diz que muitos agressores também sofreram em sua infância. “É um círculo que precisamos quebrar”, afirma. A advogada reforça que o intuito da discussão é divulgar o assunto, para que não tenha a continuidade desse “círculo”.
Outro tema abordado pelas palestrantes foi o Bullying e o Cyberbullying. Além de explicar os conceitos, a psicóloga traz as motivações de quem realiza o bullying, o possível perfil daquele que sofre esse tipo de violência e as suas consequências físicas e psicologias. A advogada recomenda que, no caso do cyberbullying, imagens e prints sejam feitos do ataque, para que medidas judiciais sejam tomadas.
Tatiane encerra a conferência trazendo a importância de se acolher a criança ou o adolescente que enfrentou algum tipo de violência. “É muito importante o atendimento a essa criança, acolhe-la, ouvi-la e compreende-la”, afirma a psicóloga. Ela traz também a relevância de se discutir sobre o tema, “É importante que as escolas e as instituições estejam preparadas para discutir esses assuntos, com profissionais competentes e cientes da seriedade do assunto. Para assim, quebrarmos esse ciclo de violência”.
Orientação: Prof. Gilberto Roldão
Edição: Marcela Peixoto
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.