Destaque

Aulas presenciais trazem otimismo para pais e educadores

As escolas da rede pública têm trabalhado para um retorno inclusivo e seguro

Por Eloísa Bressan e Marcela Peixoto

Após cerca de 20 meses com aulas remotas, o governo do estado de São Paulo autorizou o retorno das aulas presenciais para os alunos da rede pública. Com a retomada em agosto, pais e funcionários das escolas apontaram melhorias na qualidade do ensino, mas ainda sentem as consequências da pandemia na vida acadêmica de seus filhos e alunos.

Ana Paula aponta “reforma nas estruturas escolares” como melhoria nas redes estaduais (Fonte: Arquivo pessoal)

A decisão do governo gerou polêmica, muitos pais e responsáveis se preocuparam com a segurança de seus filhos em relação a retomada presencial das aulas. No entanto, o rendimento escolar dos alunos da rede pública decaiu em 80% durante a pandemia, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Ensino e Pesquisa (Insper). Dessa forma, a retomada das aulas presenciais se mostrou mais benéfica para os pais e principalmente, para os alunos.

Ana Paula Tulio, mãe de Matheus, estudante da Escola Estadual Geraldo Enéas de Campos, em Indaiatuba, afirmou que a qualidade do ensino durante a quarentena foi muito pior do que comparada à vida antes da pandemia. “O conteúdo fica bem mais difícil de ser entendido, principalmente em matemática”, aponta a mãe.

Luciana afirma que a plataforma “Centro de Mídias” é usada para a realização das atividade remotas (Fonte: Arquivo pessoal)

Contudo, para Ana Paula, as escolas se mostraram mais solicitas para ajudar com as dificuldades do ensino remoto. “Os alunos que não conseguem acompanhar o conteúdo recebem um comunicado e são chamados para fazer as atividades na escola”, afirma Ana Paula. “O governo disponibilizou chips de celular para as aulas remotas se alguém precisasse”, complementa.

A diretora Luciana Márcia, que trabalha na escola Carlos Alberto Galhiego em Campinas, diz que as aulas para quem está presencial e para quem optou por continuar em casa são simultâneas, e ficam gravadas para que eles possam assistir depois. Luciana enfatiza também que para aqueles que optaram pelo ensino remoto, mas não possuem um dispositivo eletrônico em casa, a escola disponibiliza sala de informática para os alunos realizarem as atividades online.

Karen acredita que é essencial manter uma rotina de estudos durante a pandemia (Fonte: Arquivo Pessoal)

Luciana diz também que todos os protocolos de saúde estão sendo realizados pela escola. “As medidas de segurança em relação ao COVID são respeitadas por todos: funcionários, professores e alunos. Monitoramos para que de fato sejam cumpridos os protocolos”, afirma.

Já no âmbito social, a pedagoga e professora Karen Cristina acredita que o ensino remoto não contempla 100% das necessidades para o desenvolvimento do ser humano. Na opinião da pedagoga, para o ensino e a aprendizagem, o aluno necessita de interação e socialização com outros alunos, cenário impossibilitado pela pandemia.

Karen acrescenta que o rendimento dos alunos durante a pandemia pode variar. “Foi bom para os alunos que tiveram um apoio familiar e se sentiram motivados. Já para aqueles que não tiveram suporte familiar e nem recursos necessários, infelizmente não atingiram as expectativas desejadas”, finaliza.

Infográfico a respeito das aulas presencias nas escolas públicas:

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Marcela Peixoto


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.