Destaque
Pesquisadora da Universidade Tecnológica de Dublin (Irlanda) compartilha experiências europeias em palestra on-line
Por Gabriela Tiburcio
A “festivalização” das cidades e a transformação simbólica dos espaços públicos tem sido a estratégia utilizada pelas cidades europeias para movimentar o setor turístico. É o que expôs a professora e doutora Ana Maria Fernandes, docente da faculdade de Turismo da PUC-Campinas e pesquisadora na Universidade Tecnológica de Dublin, em palestra on-line, na noite de quarta-feira, 15. A palestra faz parte do evento Reverbera, organizado pelo Centro de Linguagem e Comunicação (CLC) da PUC-Campinas, e tinha como tema “Arte, Design & Turismo: estratégias de reativação dos espaços públicos urbanos a partir das experiências europeias contemporâneas”.
“Depois da pandemia, as cidades precisam atrair novamente as pessoas e recuperar a confiança delas”, disse a Profa. Dra. Ana Maria Fernandes, ao explicar a posição de competição das cidades no mercado global. Na tentativa de mostrar-se atraente aos olhos dos turistas, o investimento em eventos culturais e artísticos tem sido uma estratégia bastante utilizada na Europa.

O termo “festivalização” refere-se a uma nova forma de utilizar os espaços públicos. Ao organizar eventos como concertos, festivais, tours guiados e exposições de arte, todos ao ar livre, as cidades passam a incluir seus cidadãos na cultura local, ao mesmo tempo que atrai os turistas de volta.
Ao longo da palestra, a pesquisadora citou o exemplo de duas organizações irlandesas. Com o objetivo de divulgar a Irlanda no exterior a partir de eventos culturais e tradicionais, a Fáilte Ireland e a Dublin City Council são exemplos de como a criatividade tem sido a protagonista na recuperação dos espaços públicos no período de reabertura das cidades europeias. “Suporte e apoio financeiro do poder público é essencial para a reativação desses espaços”, reforçou.
Além de apontar a “festivalização” como uma maneira de inovar o turismo, Ana Maria Fernades citou a mudança que a pandemia realizou no olhar do morador em relação a própria cidade. “Geralmente nós saímos de nosso bairro para nos divertirmos em um outro lugar e não conhecemos as coisas perto de nós”, disse. A pesquisadora explicou que os pontos turísticos têm sido revisitados pelos moradores, que passam a redescobrir suas cidades em um movimento conhecido como “Staycation”, ou seja, o turismo na própria localidade.
O evento Reverbera é realizado anualmente pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Esse ano, tem como tema “Comunicação e Linguagem: Novos Desafios” e conta com 14 palestras voltadas aos cursos de Linguagem e Comunicação da Universidade.
Orientação: Prof. Gilberto Roldão
Edição: Gabriela Tiburcio
Veja mais matéria sobre Destaque

Jornalistas da EPTV ministram aulas especiais na PUC-Campinas
Thalles Bruno, Talita Nonato e Jorge Talmon compartilharam suas experiências no telejornalismo em bate-papo com alunos.

Pane di Padre aposta na fermentação natural
Padaria da cidade de Vinhedo se destaca por produzir pães artesanais, doces, salgados e produtos sem glúten.

Abril Azul e Dia do Jornalista ganham destaque no Giro RMC
Programa transmitido nesse sábado, 5 de abril, destaca o Transtorno do Espectro Autista e a importância do jornalismo.

Mirante de Caconde é um refúgio de beleza, ar puro e paz
A menos de três horas de Campinas, o lugar oferece conexão com a natureza e um toque de misticismo.

Paixão de Cristo envolve mais de 300 pessoas
O tradicional espetáculo em Piracicaba ocorre nos dias 16 a 20 de abril, com seis sessões.

Saint Patrick’s day traz cervejas de novas cores e sabores
Comemoração originalmente irlandesa se espalhou pelo mundo através das imigrações dos nativos irlandeses.