Destaque

“Festivalização” de cidades é tendência pós-lockdown

Pesquisadora da Universidade Tecnológica de Dublin (Irlanda) compartilha experiências europeias em palestra on-line

Por Gabriela Tiburcio

A “festivalização” das cidades e a transformação simbólica dos espaços públicos tem sido a estratégia utilizada pelas cidades europeias para movimentar o setor turístico. É o que expôs a professora e doutora Ana Maria Fernandes, docente da faculdade de Turismo da PUC-Campinas e pesquisadora na Universidade Tecnológica de Dublin, em palestra on-line, na noite de quarta-feira, 15. A palestra faz parte do evento Reverbera, organizado pelo Centro de Linguagem e Comunicação (CLC) da PUC-Campinas, e tinha como tema “Arte, Design & Turismo: estratégias de reativação dos espaços públicos urbanos a partir das experiências europeias contemporâneas”.

“Depois da pandemia, as cidades precisam atrair novamente as pessoas e recuperar a confiança delas”, disse a Profa. Dra. Ana Maria Fernandes, ao explicar a posição de competição das cidades no mercado global. Na tentativa de mostrar-se atraente aos olhos dos turistas, o investimento em eventos culturais e artísticos tem sido uma estratégia bastante utilizada na Europa.

“Os espaços públicos precisam recuperar a confianças das pessoas”, explica Ana Maria Fernandes (Foto: Microsoft Teams)

O termo “festivalização” refere-se a uma nova forma de utilizar os espaços públicos. Ao organizar eventos como concertos, festivais, tours guiados e exposições de arte, todos ao ar livre, as cidades passam a incluir seus cidadãos na cultura local, ao mesmo tempo que atrai os turistas de volta.

Ao longo da palestra, a pesquisadora citou o exemplo de duas organizações irlandesas. Com o objetivo de divulgar a Irlanda no exterior a partir de eventos culturais e tradicionais, a Fáilte Ireland e a Dublin City Council são exemplos de como a criatividade tem sido a protagonista na recuperação dos espaços públicos no período de reabertura das cidades europeias. “Suporte e apoio financeiro do poder público é essencial para a reativação desses espaços”, reforçou.

Além de apontar a “festivalização” como uma maneira de inovar o turismo, Ana Maria Fernades citou a mudança que a pandemia realizou no olhar do morador em relação a própria cidade. “Geralmente nós saímos de nosso bairro para nos divertirmos em um outro lugar e não conhecemos as coisas perto de nós”, disse. A pesquisadora explicou que os pontos turísticos têm sido revisitados pelos moradores, que passam a redescobrir suas cidades em um movimento conhecido como “Staycation”, ou seja, o turismo na própria localidade.

O evento Reverbera é realizado anualmente pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Esse ano, tem como tema “Comunicação e Linguagem: Novos Desafios” e conta com 14 palestras voltadas aos cursos de Linguagem e Comunicação da Universidade.

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Gabriela Tiburcio


Veja mais matéria sobre Destaque

Crescimento da construção impulsiona economia e gera empregos na RMC


Campinas e região vê expansão no setor da construção civil com criação de 1.881 novos empregos e impacto positivo na economia local


O papel dos eventos locais na valorização de pequenos negócios 


Em Americana, empreendedores encontram espaço para impulsionar suas vendas 


Giro RMC relembra os cuidados com a saúde cardiovascular no mês do coração 


Programa também aborda os desafios que os atletas paralímpicos enfrentaram durante os jogos de Paris


Alunos de Jornalismo ganham prêmio Expocom Nacional


O trabalho “3, 2, 1… NO AR: Reflexos da crise no telejornalismo” já tinha recebido


Projetos experimentais de 2017 podem ser acessados pelo Youtube


Trabalhos realizados pelos alunos de Jornalismo compõem a memória do curso e marca a história


Pioneira, Camisa 1 atua no desenvolvimento de jovens


Em 18 anos, projeto de Americana revelou goleiros profissionais e impactou a vida de ex-alunos



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.