Destaque
Pesquisadora da Universidade Tecnológica de Dublin (Irlanda) compartilha experiências europeias em palestra on-line
Por Gabriela Tiburcio
A “festivalização” das cidades e a transformação simbólica dos espaços públicos tem sido a estratégia utilizada pelas cidades europeias para movimentar o setor turístico. É o que expôs a professora e doutora Ana Maria Fernandes, docente da faculdade de Turismo da PUC-Campinas e pesquisadora na Universidade Tecnológica de Dublin, em palestra on-line, na noite de quarta-feira, 15. A palestra faz parte do evento Reverbera, organizado pelo Centro de Linguagem e Comunicação (CLC) da PUC-Campinas, e tinha como tema “Arte, Design & Turismo: estratégias de reativação dos espaços públicos urbanos a partir das experiências europeias contemporâneas”.
“Depois da pandemia, as cidades precisam atrair novamente as pessoas e recuperar a confiança delas”, disse a Profa. Dra. Ana Maria Fernandes, ao explicar a posição de competição das cidades no mercado global. Na tentativa de mostrar-se atraente aos olhos dos turistas, o investimento em eventos culturais e artísticos tem sido uma estratégia bastante utilizada na Europa.
O termo “festivalização” refere-se a uma nova forma de utilizar os espaços públicos. Ao organizar eventos como concertos, festivais, tours guiados e exposições de arte, todos ao ar livre, as cidades passam a incluir seus cidadãos na cultura local, ao mesmo tempo que atrai os turistas de volta.
Ao longo da palestra, a pesquisadora citou o exemplo de duas organizações irlandesas. Com o objetivo de divulgar a Irlanda no exterior a partir de eventos culturais e tradicionais, a Fáilte Ireland e a Dublin City Council são exemplos de como a criatividade tem sido a protagonista na recuperação dos espaços públicos no período de reabertura das cidades europeias. “Suporte e apoio financeiro do poder público é essencial para a reativação desses espaços”, reforçou.
Além de apontar a “festivalização” como uma maneira de inovar o turismo, Ana Maria Fernades citou a mudança que a pandemia realizou no olhar do morador em relação a própria cidade. “Geralmente nós saímos de nosso bairro para nos divertirmos em um outro lugar e não conhecemos as coisas perto de nós”, disse. A pesquisadora explicou que os pontos turísticos têm sido revisitados pelos moradores, que passam a redescobrir suas cidades em um movimento conhecido como “Staycation”, ou seja, o turismo na própria localidade.
O evento Reverbera é realizado anualmente pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Esse ano, tem como tema “Comunicação e Linguagem: Novos Desafios” e conta com 14 palestras voltadas aos cursos de Linguagem e Comunicação da Universidade.
Orientação: Prof. Gilberto Roldão
Edição: Gabriela Tiburcio
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino