Destaque
O museu itinerante conta com quase 200 peças que ficarão na cidade até 17 de outubro
Por Henrique Bragança e Vinicius Vilas Boas
O Parque D. Pedro Shopping recebeu neste mês de agosto o Museu Itinerante Mistérios do Antigo Egito e Terra Santa. Com quase 200 peças, incluindo 50 inéditas para Campinas, a exposição de peças arqueológicas, que possui 60 originais e 113 réplicas, está disponível para visitação próxima ao cinema, até 17 de outubro. Os ingressos são vendidos no local.
Entre os destaques está uma ala com 27 réplicas, produzidas por empresas especializadas em artes faraônicas, incluindo os três valiosos sarcófagos do Tutankhamon, o “faraó menino”, famoso por conta do achado de sua tumba ainda lacrada em 1922. Outras peças que chamam a atenção são as réplicas de múmias, a réplica do famoso busto da Rainha Nefertiti e utensílios originais como lamparinas da Terra Santa, estatuetas de deuses originais do Egito, como a Bastet, de aproximadamente 2000 a.C.

A iniciativa é uma realização da Maisur Musa Produções Culturais, cujo acervo é particular de Maisur Musa, brasileiro, apaixonado por antiguidades desde os 15 anos de idade, quando fez sua primeira descoberta arqueológica na Palestina. Depois, aos 17 anos, ele realizou sua primeira visita ao Egito, quando despertou um fascínio pela história, arte, arquitetura e cultura dos antigos egípcios. “O meu interesse pelo Egito Antigo surgiu ainda na época da escola, depois disso, houve o meu primeiro achado arqueológico e desde então me interesso mais por quaisquer informações sobre esse assunto , a partir daí eu me envolvi diretamente com a arqueologia”. Relata o produtor cultural e dono do acervo, Maisur Ismail Osman Musa.
Maisur iniciou sua coleção em 1995, fez sua primeira exposição no estado de Santa Catarina. Desde então, realizou mais de 90 exposições pelo território brasileiro, atraindo todos os tipos de públicos. Segundo Maisur, o objetivo do projeto é estimular a busca pelo conhecimento, como faziam os antigos egípcios, por isso o ingresso é nominal dando o direito ao visitante de retornar à mostra várias vezes para apreciar, pesquisar e entender cada vez mais sobre essas riquezas. Além disso, é possível consultar historiadores que mediam as visitas.
“Essa é a primeira vez que venho em um evento como este desde o começo da pandemia, e acredito que apesar de estarmos em uma fase de vacinação mais avançada ainda precisamos ter os cuidados para a prevenção da covid-19”, relata o professor de inglês Rony Lopes Barbosa, que além de ser um entusiasta da cultura do Egito antigo, acredita ser importante a retomada de atividades e eventos presenciais abertos para o público.

Um dos responsáveis pelo gerenciamento do espaço é o próprio filho de Maisur, Kais Maisur Ismail Bradbury Musa, que aos 20 já trabalha como organizador do museu. O herdeiro do acervo conta que o contato com a cultura egípcia faz parte de sua vida desde sempre, por estar inserido em um berço de arqueólogos, o jovem conta que seus avós, além de entusiastas, eram também detentores de algumas peças que hoje compunham o acervo. “Desde que estava na barriga da minha mãe, eu já ouvia as palestras sobre o museu e ainda hoje tudo isso faz parte da minha vida.” conclui Kais.
SERVIÇO
Exposição: Museu Itinerante Mistérios do Antigo Egito e Terra Santa
Data: de 20 de agosto a 17 de outubro
Ingressos: R$40,00 e R$20,00 (meia-entrada para menores de 21 anos, estudantes, professores, idosos, Militares e PNE)
*O ingresso é nominal, permanente e intransferível. Pode-se retornar a visitar outros dias, sem pagar novamente.
Para agendar visitas de grupos de estudantes, entrar em contato pelo e-mail: misteriosdoantigoegito@hotmail.com
*Disponibilidade a partir das 8 horas para grupos ou instituições agendadas
Local: Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra (próximo ao cinema)
Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 21h.
Mais informações: Parque D Pedro
AQUI, acesse o vídeo da reportagem.
Orientação: Prof. Gilberto Roldão
Edição: Gabriela Tiburcio
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.