Destaque
Na véspera dos 121 anos do clube, produção conta vivências de um torcedor símbolo da Macaca

Neste dia 11 de agosto a Associação Atlética Ponte Preta completa 121 anos. Em todo esse tempo o clube nunca jogou sozinho. Além dos onze atletas em campo, a paixão fervorosa fez com que sua torcida se tornasse uma espécie de décimo segundo jogador. Um exemplo dessa dedicação é Américo Zeferino Bissoto, de 72 anos, morador de Vinhedo, conhecido como Totó. Torcedor há mais de 50 anos, ele já viajou o mundo para acompanhar a Macaca, indo de Lanús, na Argentina, até Orlando, nos Estados Unidos.
A relação entre Ponte Preta e Totó começa no ano de 1948, quando o torcedor nasceu, um dia após a inauguração do estádio Moisés Lucarelli, sendo apelidado de “irmão gêmeo” do Majestoso. Outro grande momento entre Totó e a Ponte Preta foi quando o clube o homenageou com o prêmio Cidadão Pontepretano, por ir a todos os jogos da temporada de 2011. Momentos como esse e muitos outros de Totó e a “macaca” são mostrados no documentário “Histórias de uma Paixão”.

O curta mostra como a paixão por um clube de futebol pode fazer um torcedor realizar grandes aventuras para ver de perto seu time de coração. Assim, “Histórias de uma Paixão” é um perfil de Totó. Entrevistado em sua casa, ele conta todas as loucuras de amor pela Ponte Preta, trazendo imagens de suas viagens, o vídeo da homenagem que recebeu e entrevistas remotas com o jornalista Thiago Toledo e o ex-jogador/ídolo pontepretano Dário Gigena.
“Histórias de uma Paixão” com duração de 15:09 minutos, foi produzido como um trabalho interdisciplinar para as disciplinas de Jornalismo e Documentário e Produção Audiovisual em Jornalismo, pelos alunos do quinto período: Arthur Frigo, Gabriel Arantes, Gabriel Davoli, Gabriel Carneiro e Rafael Pagliarini. A edição do trabalho foi de Marcelo Prata, do Laboratório de Imagem e Som da PUC-Campinas.
Aqui, acesso ao documentário “Histórias de uma Paixão”
Orientação: Profa. Ivete Cardoso Roldão
Edição: Beatriz Mota Furtado
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.